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sexta-feira, 3 de maio de 2013

Avião

O Brasil é um dos países com a melhor infraestrutura para receber turistas estrangeiros na América do Sul. Ao todo são 67 aeroportos (sendo 28 internacionais), 80 unidades de apoio à navegação aérea e 33 terminais de logística de carga. Na ferramenta Conhecendo o Brasil  do Portal Brasil, você pode encontrar a localização de cada um deles.
Para trazer mais conforto e segurança aos turistas nacionais e internacionais, o Brasil realizou mais de 25 grandes obras em 19 aeroportos. Novas pistas, modernização e ampliação de terminais de passageiros, construção de novos pátios para as aeronaves, estacionamentos e acessos mais fáceis são algumas das melhorias que já estão em funcionamento em alguns dos principais aeroportos do País.
Vinculada ao Ministério da Defesa, a Infraero é responsável pela administração dos principais aeroportos brasileiros, que concentram aproximadamente 97% do movimento do transporte aéreo regular no Brasil. Os outros 3% são aeroportos de cidades pequenas sem frequência de voos comerciais.
No site da Infraero é possível obter informações online sobre chegadas e partidas, a situação dos voos e o tempo nos aeroportos.
Além do transporte aéreo de passageiros, a Infraero opera aeroportos equipados para funcionar como plataforma de helicópteros, logística de carga e manuseio de mercadorias perigosas.
Taxa de embarque
As tarifas aeroportuárias são fixadas para melhorar a eficiência do setor e a qualidade do serviço. O passageiro paga somente para embarcar, sendo as outras taxas (pouso, permanência e conexão) de responsabilidade das companhias aéreas e administradores.
Os preços estipulados são de acordo com a categoria do aeroporto, avaliados pela sua infraestrutura. Os aeroportos internacionais e os mais movimentados – como os de Guarulhos (SP), Congonhas (SP), Santos Dumont (RJ) Juscelino Kubitschek (DF) e Salgado Filho (RS) –, estão na categoria 1 e cobram a taxa de embarque mais cara. Os aeroportos de Confins (MG) e Galeão (RJ) também estão nesta relação, mas a tarifa praticada é um pouco mais barata.
Para saber a categoria, acesse a portaria nº 144 da Anac. O passageiro deve manter-se informado, pois as despesas cobradas sofrem reajustes ao longo do tempo. Acesse o site da Infraero  e conheça os preços praticados.
Copa 2014
A realização da Copa do Mundo no Brasil, em 2014, irá desencadear uma série de mudanças nos aeroportos brasileiros. No início de 2012, três deles foram vendidos para a iniciativa privada: Guarulhos (SP), Campinas (SP) e Brasília (DF). Os R$ 24,5 bilhões da operação serão destinados para investimentos nos terminais aéreos do país nos próximos anos. A Infraero será sócia dos consórcios vencedores.
Apesar de privatizados, os três aeroportos também receberão investimentos da Infraero visando à disputa da Copa. O de Brasília, por exemplo, passará por obras de reforma e ampliação do terminal de passageiros, ampliação do sistema de pátios de aeronaves, do sistema viário, nivelamento das pistas de pouso e decolagem, entre outras melhorias. A entrega estimada do novo aeroporto está prevista para dezembro de 2013 ao custo de R$ 864,7 milhões.
Os demais aeroportos internacionais das sedes  do evento serão ampliados, reformados e melhorados para atender a demanda turística. No total, cerca de R$ 6,5 bilhões serão destinados para a adequação dos aeroportos de Belo Horizonte (MG), Brasília, Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Guarulhos e Campinas. Para mais detalhes sobre as obras aeroportuários consulte a última versão da Matriz de Responsabilidade disponível no site do Ministério do Esporte.

Aeroportos nacionais
Aeroportos internacionais

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