TURISMO

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sábado, 26 de maio de 2012

Nova rota costeira contorna todo o litoral do País de Gales

MARINA DELLA VALLE
ENVIADA ESPECIAL AO PAÍS DE GALES
O País de Gales, no Reino Unido, conquista turistas com seus castelos, sua herança cultural e histórica e seu litoral cênico. E é esse último o centro do evento turístico galês do ano: a abertura do caminho que percorre a costa de ponta a ponta (veja mapa abaixo).
Tenby une história a beleza natural
Three Cliffs Bay exibe arco natural em penhascos
Herança cultural do escritor Dylan Thomas marca cidade de Laugharne
Veja galeria de fotos do País de Gales
Caminho pela costa do País de Gales exige bom planejamento
Confira mais dicas para fazer trilhas
Batizado de "Wales Coast Path" (caminho costeiro do País de Gales, em inglês; www.walescoastpath.gov.uk ), o roteiro une trilhas e vias já existentes a trechos novos, ligando Chepstow, no sul, a Chester, no norte.
São cerca de 1.400 quilômetros ao longo de escarpas rochosas, falésias, arcos naturais e praias protegidas por paredões de pedra.
Selecionado como um dos melhores destinos de 2012 pela "Lonely Planet", o percurso todo foi preparado e sinalizado. A inauguração oficial ocorreu no último dia 5.
A via costeira se liga ao Offa's Dyke Path National Trail (www.nationaltrail.co.uk/offasdyke ), caminho que contorna a fronteira interior de Gales, criando um percurso ao redor do país, com 1.658 quilômetros.

Marina Della Valle/Folhapress
Trilha costeira passa por túnel de antiga ferrovia no País de Gales
Batizada de "Wales Coast Path", trilha costeira passa por túnel de antiga ferrovia no País de Gales
DEVAGAR
A trilha litorânea é uma boa maneira de conhecer o país aos poucos, sem pressa, absorvendo a beleza natural, mas também a herança cultural, preservada com afinco pelos galeses.
Com exceção da capital, Cardiff, com 341 mil habitantes, e de Swansea, com 232.500, o País de Gales é um intrincado jogo de estradas estreitas entre vilas e cidadezinhas -e muitas delas destinos charmosos que podem servir de base para a caminhada.
Um exemplo é Laugharne (2.942 habitantes), que dá um toque literário à viagem: ali o poeta galês Dylan Thomas (1914-1953) viveu os quatro últimos anos de sua vida (leia mais aqui ).
Outro destino charmoso é Tenby (4.933 habitantes), cidade histórica que mantém suas estruturas medievais, rodeada por praias, celebrada como uma das mais belas da costa (leia mais ).
O caminho costeiro tem alguns trechos pavimentados, que podem ser usados por cadeirantes e ciclistas. Mas a maior parte do trajeto é mesmo de trilhas, cortando a vegetação das charnecas ou sobre morros pedregosos.
Há diferentes níveis de dificuldade, mas é bom ter em mente que é preciso enfrentar muito barro, trechos pantanosos, subidas inclementes e descidas traiçoeiras.
Mas o esforço vale a pena quando o trilheiro chega a cenários como o da Three Cliffs Bay (baía dos três penhascos, em inglês), em Gower, um dos cartões-postais da costa.
CUIDADOS
O preço de percorrer a costa galesa é a necessidade de certos cuidados e de uma programação detalhada, com atenção para a logística (saiba mais ).
Veja ainda dicas para enfrentar os percursos com segurança.
Depois, é só escolher quais trechos da costa galesa valem a caminhada -ou mesmo apostar no próprio fôlego e completar o primeiro caminho a percorrer toda a costa de um país.

Carolina Daffara/Editoria de Arte
fonte: folha.com

Prefeitura de Veneza lança projeto de preservação da praça São Marcos

A Prefeitura de Veneza, a Associação da Praça de São Marcos e a Costa Cruzeiros, grupo italiano de turismo, lançaram em conjunto o projeto "Viviamo la città - sei in piazza San Marco" (Aproveite a cidade - Você está na praça São Marcos), que visa conscientizar sobre a preservação de um dos monumentos mais famosos do mundo, no coração de Veneza.
O projeto quer alertar turistas e moradores para que aproveitem esse patrimônio histórico de forma sustentável e consciente. Os três parceiros irão patrocinar projetos que visam a conservação da área.
De 14 de maio a 30 de setembro, das 10h às 17h, uma equipe, com atendentes que dominam vários idiomas, estará na praça de São Marcos para mostrar à população como é possível preservar esse patrimônio cultural.

Marcelo Justo/Folhapress
Vista da praça de São Marcos, onde se vê o leão alado, símbolo da cidade de Veneza
Vista da praça de São Marcos, onde se vê o leão alado, símbolo da cidade de Veneza
O mesmo time estará a postos para a fiscalização de possíveis violações. Hoje, é proibido na praça: sentar-se em locais não autorizados, comer em determinadas áreas e jogar lixo ou qualquer tipo de resíduo no chão. Também é vetado alimentar os pombos.
A Associação da Praça São Marcos, segundo seu presidente Alberto Nardi, está empenhada em informar as administrações locais e nacionais, organismos supranacionais e opinião pública sobre a proteção dos valores culturais, históricos, artísticos e arquitetônicos da praça São Marcos, em particular, e de Veneza. A Associação foi criada em 1992 por um grupo de comerciantes e ganhou adesão dos moradores da cidade posteriormente.
"Veneza é uma das cidades preferidas dos nossos cruzeiristas, em virtude disso queremos fazer uma contribuição real para preservar seu patrimônio histórico, com apoio das autoridades locais e instituições. Nossa empresa sempre teve papel importante na proteção ambiental e em iniciativas voluntárias", disse o presidente da Costa Cruzeiros, Gianni Onorato.
fonte/; folha.com

Festival de compras em Istambul terá descontos em shoppings e lojas de rua

Pelo segundo consecutivo, shoppings e lojas de rua em Istambul participarão juntas de uma mega liquidação, a Istambul Shopping Fest.
Marina Della Valle/Folhapress
Vista de Istambul do topo da torre Gálata
Vista de Istambul do topo da torre Gálata
De 9 a 29 de junho, mais de 30 shoppings e lojistas das ruas Istiklal, Moda, Bagdad, Blue Square, Abdi Ipekci e Station vão liquidar produtos com até 50% de desconto. No ano passado, o evento atraiu turistas de várias partes da Turquia e de outros países: mais de 5 milhões de pessoas passaram pela cidade durante o Istambul Shopping Fest.
Além das compras, o festival terá uma série de programas culturais, como concertos, festas e desfiles de moda.
fonte: folhe.com

São Luiz do Paraitinga (SP) deve receber 30 mil visitantes para Festa do Divino

Após circular durante nove meses na zona rural de São Luiz do Paraitinga e arredores, no Vale do Paraíba (SP), a bandeira vermelha do Divino Espírito Santo pode ser vista até amanhã (27), o último dia de uma das festas mais esperadas da região --ao lado do Carnaval de Marchinhas.
Trinta mil visitantes devem passar por Paraitinga nos dez dias da Festa do Divino, que começou no dia 18.
"A cidade está mais decorada que no ano passado para comemorar a reconstrução. Faz bem para a nossa autoestima", diz o autônomo Galvão Frade, 53.
Em 2010, a enchente do rio Paraitinga destruiu parte do centro histórico. Da Matriz, de 1840, só sobraram os sinos.
A igreja ainda não foi reconstruída, mas as obras no local começaram neste ano --o que já é motivo para celebrar, segundo Frade.
Frade é o festeiro de 2012, espécie de organizador escolhido pela Igreja para receber as doações para a festa no período em que a bandeira passa de casa em casa no campo. Os agricultores abrem as portas, fazem promessas para ter uma boa colheita e dão pouso aos foliões.

Levi Bianco/Brazil Photo Press/Folhapress
Cidade de São Luiz do Paraitinga está toda decorada para 'Festa do Divino Espírito Santo' que acontece neste fim de semana
Cidade de São Luiz do Paraitinga está decorada para 'Festa do Divino Espírito Santo' neste fim de semana
Neste ano, foram arrecadados mais de 200 bezerros e 1.500 frangos.
Da carne bovina é feito o afogado, prato típico que também leva legumes refogados e é preparado nesta época para ser distribuído aos participantes da festa. O prato pode ser provado pelos visitantes a partir das 12h deste sábado no Mercado Municipal.
Às 15h30, o público poderá ver a Cavalhada --encenação com cavalos de batalha entre cristãos e mouros-- na praça Oito de Maio. À noite, haverá queima de fogos e shows de música.
Amanhã, Dia de Pentecostes --descida do Espírito Santo sobre os apóstolos, segundo a Bíblia--, haverá apresentação de congada, moçambique e dança de fitas pelas ruas do centro histórico.
Para a missa, em lugar da igreja, foi montado um palco na praça Dr. Oswaldo Cruz, no centro, de onde às 13h30 sairão os bonecões João Paulino e Maria Angu, famosos na cultura popular da cidade.
O mais antigo registro da festa em Paraitinga é um documento da Câmara Municipal de 1803.
Ao longo dos anos, porém, a migração dos moradores do campo para a cidade tem ameaçado a manutenção das tradições, diz Frade. "Mas uma festa que sobreviveu por mais de 200 anos não acaba fácil assim, não. Vai se adaptando", afirma.
fonte:folha.com

Prefeitura do Rio lança site de hospedagem domiciliar

A Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Riotur, colocou no ar na última sexta-feira o site www.hospedario.com.br, uma rede que reúne as opções de hospedagem domiciliar na cidade de olho nos eventos de grande público, como Rio+20 e Jornada Mundial da Juventude.

Ao entrar no site, o internauta tem duas opções: clicar para oferecer sua casa para receber os turistas ou buscar as opções de hospedagem domiciliar já cadastradas no sistema.

O responsável pela casa que se enquadre nas condições mínimas deverá escolher a empresa de hospedagem domiciliar à qual deseja se vincular: Cama e Café ou B&B Brasil. As redes cuidarão de toda parte de documentação e avaliação do imóvel e a Riotur irá validar essa aprovação. O site esclarece todas as regras básicas na Cartilha do Anfitrião.

Já quem busca uma casa para se hospedar, irá encontrar informações também em inglês e espanhol na área destinada aos visitantes da cidade, onde estarão listadas as opções de hospedagem.

Além das opções de hospedagem domiciliar, o site também lista as redes de aluguel de casas e apartamentos por temporada.

"Estamos apenas consolidando uma vocação do carioca, povo internacionalmente reconhecido por sua hospitalidade, reunindo num só endereço anfitriões que queiram receber turistas em suas casas e visitantes que busquem esse tipo de hospedagem", afirma Antonio Pedro Figueira de Mello, lembrando que, depois da Rio +20, o site continuará funcionando, permitindo que a cidade seja receptiva a todos os gostos e bolsos em todas as épocas do ano.
fonte jornal de turismo

Feira de Turismo Abav Bahia movimenta mais de R$ 50 milhões

Realizada de 16 a 19 de maio em Salvador, a 2ª Feira de Turismo Abav Bahia movimentou mais de R$ 50 milhões em negócios na venda de pacotes, hotelaria, passagens aéreas, seguros de viagens, dentre outros.

Nos dias 17 a 19 de maio, no 2º Piso do Centro de Convenções da Bahia, foram armados 62 estandes, com 123 expositores, que apresentaram os produtos e serviços a um público de mais de cinco mil profissionais do segmento que visitaram a Feira nos três dias. Dentre os expositores, haviam operadores de viagem, companhias aéreas, ressortes, hotéis, empresas de seguros de viagens, entidades governamentais, grupos folclóricos, empresas de transportes terrestres, dentre outros.

Apresentando as novidades em equipamento do setor, foi montado um ‘hotel conceito’ com todas as comodidades. Na área da Saúde, a novidade foi a apresentação dos pacotes de ‘Turismo de Saúde’, onde o turista vem para a Bahia para fazer tratamento odontológico e de saúde, combinando com o turismo de lazer.  Também um auditório com 150 lugares foi disponibilizado para serem ministrados as palestras, oficinas e painéis.

Para melhor realizar o trabalho de capacitação e de negócios, o Banco do Nordeste do Brasil apresentou a Oficina de Crédito para o Trade orientada pelo Sebrae, com oportunidades de negócios a juros mais baratos.

Dentre os Painéis foram apresentados: Capacitação para Vendas das Serras Gaúcha; Painel E-Commerce em Mídias Sociais e Compras Coletivas; Painel Segurança do Turista; e o painel para discussão do problemas enfrentados pelos Agentes de Viagem, tais como: reconhecimento da categoria, aprovação da Lei 9.120, que se encontra no Congresso; responsabilidade da Agência de Viagem perante o Código de Defesa do Consumidor.

Este último Painel, contou com a participação do presidente da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara Federal, deputado José Rocha; da senadora Lídice da Mata; do secretario Estadual de Turismo, Domingos Lenonelli; do presidente da Confederação Nacional de Turismo, Nelson Abreu; do presidente da Federação Nacional de Turismo, Michel Tuma Ness, e dos presidentes de entidades do trade turístico além dos agentes de viagens.
fonte:jornal de turismo

Ministério prepara Salão do Turismo para 2013

O Ministério do Turismo recebe, até o dia 31, propostas de centros de eventos, feiras e convenções interessados em sediar a sétima edição do Salão do Turismo – Roteiros do Brasil. As empresas devem informar a disponibilidade do espaço e custos para receber o evento entre 16 de abril e 29 de julho de 2013, na capital paulista. O contrato será por um período de 15 dias, incluindo instalação e desmontagem do evento.

A chamada para consulta de espaços disponíveis para a realização do evento foi publicada pelo MTur em quatro jornais de abrangência nacional, no último dia 10. A proposta deve ser formalizada por meio de ofício endereçado* à Diretoria de Gestão Interna do Ministério do Turismo. Outras informações são obtidas pelo telefone (61) 2023-8115.

O Salão do Turismo é uma estratégia de mobilização, promoção e comercialização dos produtos e roteiros turísticos  desenvolvidos segundo as diretrizes e os princípios do Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil. O objetivo é contribuir com o aumento do fluxo de turismo doméstico.

*Endereço: Secretaria-Executiva - Diretoria de Gestão Interna. Esplanada dos Ministérios, Bloco U, 2º andar, sala 240. CEP: 70065-900.
fonte: jornal de turismo

Cabo Frio (RJ) participa da 18ª BNT Mercosul

A Secretaria Municipal de Turismo de Cabo Frio, entre esta sexta-feira e o próximo sábado, dará continuidade ao trabalho de divulgação da cidade na 18ª BNT Mercosul. O evento acontecerá no Beto Carrero World, em Penha, Balneário Camboriú - Santa Catarina. A expectativa dos organizadores é de que mais de cinco mil agentes, operadores e imprensa do Brasil e demais países do Mercosul participem desta edição da BNT.

Durante o evento, que chega à maioridade como um dos mais tradicionais do trade turístico, serão apresentadas as novidades e inovações do turismo para o fortalecimento e geração de novos negócios. O secretário de Turismo de Cabo Frio, Paulo Massa, acredita que a participação nesses eventos seja uma estratégia turística importante. “Além disso, os investimentos das empresas e destinos turísticos em qualificação de produtos e serviços acompanham o desenvolvimento da atividade econômica e aproveitam as oportunidades geradas na atualidade”, afirma.

Segundo dados do Ministério do Turismo, o Brasil tem batido recordes nos embarques domésticos e gastos de turistas nacionais e estrangeiros. O crescimento econômico brasileiro, o aumento do poder aquisitivo da população, a exposição do Brasil na mídia internacional principalmente em função da realização dos megaeventos esportivos, a expansão da oferta turística e a ampliação de investimentos nacionais e internacionais no país são algumas das razões apontadas por especialistas para o fortalecimento da indústria.
fonte : jornal de turismo

Em defesa da imagem do setor de viagens e turismo do Brasil



 






















Às vésperas de sediar a Copa do Mundo (2014) e a Olimpíada (2016), o mercado de viagens e turismo no Brasil tem a oportunidade de aprender com os episódios inéditos que envolveram  diferentes atores  – privados e públicos – no processo de hospedagem para os participantes da Conferência das Nações Unidas Sobre Desenvolvimento Sustentável Rio+20.
Neste sentido, nada poderia ser mais oportuno do que a coluna do jornalista, compositor, escritor, roteirista, produtor musical e letrista brasileiro Nelson Motta, veiculada com o título “Negócios do Brasil”, publicada hoje (25/05/2012) em prestigiados jornais de circulação nacional. Ao declarar que “qualquer alfabetizado digital com um cartão de crédito pode fazer uma reserva no hotel que quiser pela internet, sem pagar comissão a ninguém”, Motta coloca em dúvida o papel das operadoras turísticas e agências de viagens, modernamente posicionadas como consultorias profissionais qualificadas.
Para atender a demanda por viagens a lazer e negócios, em âmbito global, os consumidores, cada vez mês mais recorrem aos serviços de quem é do ramo. Um pacote turístico, fornecido por uma operadora, custa para o consumidor no mínimo 25% menos do que a compra direta da passagem aérea, da hospedagem e dos serviços receptivos incluídos. No caso de um evento, do mesmo modo, a prévia negociação realizada por uma operadora turística, investida da condição de operadora oficial, assegura, por exemplo, o bloqueio dos apartamentos em quantidade suficiente para garantir o atendimento aos participantes.
Equivoca-se o colunista ao afirmar que “Como são esperados 30 mil visitantes para a Rio+20, o Itamaraty resolveu fazer uma licitação para uma só agência centralizar todas as reservas - e ganhar sozinha todas as comissões”. A rigor, são esperados cerca de 50 mil visitantes para o referido evento e a contratação da operadora oficial, que é a praxe do mercado em todo o mundo, garante cumprir exatamente o que havia sido estabelecido em edital de licitação promovida pelo Itamaraty. Ou seja: obter o bloqueio de mais de 10 mil quartos para o período do evento: de 12 a 23 de junho. Um feito profissional sem precedentes, que assegurou a oferta demandada e atendimento individual às delegações estrangeiras em tempo recorde. Em cinco meses de dedicação, de dezembro de 2011 a abril de 2012, a operadora Terramar garantiu as 100 mil room nights solicitadas, num mercado onde a ocupação média da hotelaria é estimada em 85%, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro – ABIH/RJ.
Na prática, a operadora oficial conseguiu confirmar de maneira personalizada não apenas a vinda e a hospedagem para  160 delegações estrangeiras, mas também de 120 chefes de estado, além de jornalistas e de representantes da Organização das Nações Unidas – ONU. Coube à operadora Terramar a missão de atuar com devida observância aos critérios protocolares, diplomáticos, respeitando as peculiaridades culturais e empreendendo todos esses esforços profissionais conquistar o apoio da absoluta maioria dos hoteleiros cariocas, para oferta de uma diária média absolutamente dentro dos parâmetros de mercado. Aliás, tarifas inferiores àquelas praticados em eventos de porte equivalente, como Olimpíada em Londres ou Maratona de Manhattan em Nova York.
Registre-se ainda que, a informação dada pelo colunista: “são cerca de 300 mil diárias durante 10 dias”, não condiz com a verdade dos fatos. Do mesmo modo, não procede a afirmação de que a Terramar estivesse “mordendo R$ 504 numa diária de hotel cinco estrelas vendida a R$ 1.560, e R$ 261 nos quatro estrelas, que vendiam a R$ 948”. Pior que isso, é imaginar que o trabalho desempenhado pela operadora oficial do evento pudesse ser resumido a “mandar um e-mail com a reserva e um número de cartão de crédito”. Se cada delegação estrangeira precisasse ligar diretamente aos hotéis um ou dois meses antes da Rio+20, não restam dúvidas: o evento não aconteceria, porque sem hospedagens para as delegações oficiais não teríamos a Conferencia. Por isso a justa,  necessária e única opção do Governo Brasileiro para garantir os apartamentos.
A outra pergunta lançada por Motta, “Em que lugar do planeta agências ganham 25% do valor de uma diária para reservar um quarto?” e por ele mesmo respondida: “Só no Brasil, que não por acaso tem hoje os hotéis mais caros do mundo - e as agências mais espertas”, carece de embasamento. Quem trabalha com margem de 25% sobre o valor dos pacotes não são as agências de viagens, mas sim as operadoras turísticas. Confundir uma operadora turística com uma agência de viagens é um grande equívoco. Equivale a confundir as montadoras de automóveis com as concessionárias. Ambos os elos da complexa cadeia produtiva do setor cumprem papeis distintos e complementares, agregando serviços e proporcionando ganhos aos seus clientes e fornecedores.
A ilusão de que a compra direta de um produto turístico via internet favorece o consumidor tende a ser desfeita facilmente, quando o viajante desinformado e desassistido se depara com algumas situações indesejadas. Por exemplo, o cancelamento de um voo, a cobrança de multas para remarcação do bilhete, cujo valor supera o preço da passagem aérea, ou ainda, a frustração de encontrar acomodações incompatíveis com as expectativas geradas a partir de fotos antigas e maquiadas exibidas na web. Muito pior que tudo isso ocorre quando o viajante “fica no chão”, jargão utilizado pelo trade turístico para indicar os males causados pelo overbooking. O prévio bloqueio negociado mediante pagamentos antecipados, como o que foi executado pela operadora Terramar, evitam que os viajantes sofram esses transtornos.
Nelson Rodrigues, xará do simpático colunista que o menciona na referida coluna, ao resgatar expressões como “galinha morta” ou “negócio da china” e equipará-las à expressão “Negócio do Brasil”, em tom pejorativo, também dizia: “Toda unanimidade é burra”. Não é o caso do experiente colunista Nelson Motta, certamente, que apenas fez ecoar um alerta, temendo e condenando com razão explorações indevidas – postura combatida pela Terramar e por todas as empresas idôneas que atuam no setor.
Compartilhando do mesmo objetivo e mantendo o compromisso de contribuir com a imagem do destino e o sucesso do evento, foram empenhados todos os recursos pertinentes para a excelência dos serviços requeridos em uma ação de operação turística com tais dimensões. Este é o legado que não pode ser desconsiderado, nem esquecido. Ao contrário, merece renovada repercussão midiática; uma vez que, sem revogar a lei da oferta e da procura, o governo e a iniciativa privada foram capazes de unir forças, demonstrando prontidão e coesão de propósitos ao impingir uma lição de cidadania no combate às distorções.
Como demonstração de amadurecimento setorial, o episódio fortaleceu ainda mais o processo de negociação. Ao concordar em reduzir para patamares inferiores de mercado a sua margem de remuneração, pelos complexos serviços prestados, e com a total cooperação da hotelaria carioca, a operadora oficial já confirma a ocupação de 80 mil room nights para a Rio+20 e a redução do preço médio das diárias entre 15% e 35%.
Agradecemos a oportunidade de rebater as críticas infundadas, esperando contribuir com a preservação da imagem do setor de viagens e turismo e do destino Brasil. Afinal, a atividade turística impacta 52 setores da economia, é líder mundial na geração de empregos e oferece ao nosso país grandes oportunidades de negócios.
O real desenvolvimento socioeconômico nacional, resultante da nossa competitividade no acolhimento dos eventos internacionais, não pode ser ofuscado pela desinformação. O setor privado, aliado ao setor público e em plena sintonia com os anseios da sociedade civil organizada, revelaram competência operacional e agilidade para um objetivo comum, o sucesso da Rio+20.
fonte: diario de turismo

Casal fala do projeto The Route Maker: 'O mais ousado de nossos sonhos'

“Um sonho, cinco continentes e 46 países...”, estas são as primeiras palavras descritas no site de Felipe Gamba e Ana Moreno, dois aventureiros que largaram a vida em São Paulo para viajar os quatro cantos do mundo através do projeto The Route Maker. A expedição que durará 540 dias pode ser acompanhada no blog The Route Maker, o qual é atualizado frequentemente e onde relatam suas experiências na realização deste sonho. Através de uma leitura prazerosa, dão dicas de viagem para aqueles que pretendem visitar os destinos por onde passam além de chamar a atenção para questões ambientais e a preservação das culturas de cada lugar.
 
O DIÁRIO teve a oportunidade de entrevistá-los, saber um pouco mais sobre as particularidades dos destinos que visitaram nesta jornada e conhecer as experiências que eles carregam na bagagem.
 
Diário do Turismo - Como surgiu o projeto The Route Maker?
 
Felipe - Tenho três grandes paixões, viagens, mergulho e fotografia e sempre tentei unir as três em minha vida. Quando pequeno tomei gosto pela natureza nas viagens que fiz com meu pai ao Pantanal. A paixão por viagens começou cedo e com 19 anos eu já conhecia boa parte do país. Foi então que resolvi ir morar em Fernando de Noronha (realização de outro sonho), onde virei instrutor de mergulho. Foi lá que essa ideia da volta ao mundo começou na minha cabeça. Em minha volta à São Paulo, retornei ao curso de Turismo da Universidade Anhembi Morumbi e fui trabalhar na Freeway Brasil, operadora de ecoturismo e um dos parceiros do projeto.
 
Comecei a fazer diversas viagens e foi justamente nessas viagens que percebi o quanto era urgente esse meu desejo de viajar o mundo... Houve alguns obstáculos pequenos, como convencer a Ana a largar tudo e vir comigo e outros enormes, como a questão financeira. Estipulamos o tempo de viagem, planejamos todo o roteiro e começamos a levantar os custos para isso. Percebemos então que com a venda de nossos carros e mais um dinheiro que tínhamos guardado seria possível fazer um bom trecho da viagem em um budget limitado e que para terminar a viagem como gostaríamos, teríamos que sair em busca de parceiros e patrocinadores. Para isso, resolvemos criar o blog The Route Maker. Com todos os ventos soprando a favor, conseguimos então uma importante parceria com a rede de restaurantes America, empresa em que a Ana trabalhava.
 
Após muito trabalho, saímos de São Paulo em direção à Quito, no Equador. Em 10 de abril de 2011, demos início ao mais ousado de nossos sonhos.
 
 
O casal chega ao Equador; ao fundo o Monumento Oficial da Linha do Equador e a linha em amarelo ao chão representa a "Mitad del Mundo"
 
 
 
DT - Com quanto tempo de antecedência a viagem foi programada? Ou no decorrer da viagem vão se programando e ajustando a permanência nos destinos?
 
F - Classificamos o planejamento em duas fases. A primeira delas foi planejar os países que queríamos visitar e estudar qual era a melhor época para visitar cada um deles, no que diz respeito ao clima (por exemplo, época de chuvas, furacões, forte calor ou inverno rigoroso) e depois definimos uma rota. Essa não foi a parte mais fácil, mas com certeza foi a mais divertida de todo o pré viagem. No início do planejamento, nossa lista contava com mais de 70 países, mas tivemos que cortar muitos deles para que a viagem se tornasse algo viável em questão de tempo e dinheiro. Nossos pilares para a escolha dos destinos foram Natureza, Cultura/História e Mergulho. A segunda fase do planejamento remete ao dia a dia da viagem, quanto tempo passar em cada local e quais atrativos visitar. Neste caso, planejamos cada local com alguns dias ou semanas de antecedência.
 

Os atobás de pata azul são pássaros típicos do arquipélago de Galápagos no Equador
 

O Kecak Dance retrata uma lenda local, o ritual acontece todos os dias no templo de Uluwatu durante o pôr do sol
 

A paisagem em Tulum no México é formada pelas águas azul turquesa, areias brancas e os sítios arqueológicos maias

No México é possível mergulhar em cavernas alagadas e observar a beleza do cenário em seus interiores
 
 
 
DT - Vocês chegaram a estudar sobre os países para programar hospedagem, enumerar os atrativos que visitariam e até mesmo conhecer um pouco sobre a cultura nativa para ter uma ideia com o que iriam se deparar?
 
F - Como eu já trabalhava com viagens, tinha bastante informação sobre muitos dos destinos, mas é claro que ter estas informações era uma coisa e estar no lugar outra. Por se tratar de muitos destinos, só vamos a fundo na cultura, atrativos que devemos conhecer e opções de hospedagens alguns dias ou semanas antes de chegar a cada lugar. Com relação a cultura, o que fazemos é sempre tentar interagir com os locais. Normalmente acabamos fazendo amizade com pessoas na nossa faixa etária, mas já aconteceu de fazermos amizade com pessoas mais velhas e até mais novas que nós. Para fazer estas amizades, existe um grande facilitador, que é ser brasileiro. É algo que vai além do futebol e do carnaval, por algum motivo que desconhecemos o mundo simpatiza com o Brasil e para nós não existe melhor forma de conhecer a cultura do país do que quando apresentada por um local.
 
DT - Quais foram ou estão sendo as maiores dificuldades da viagem?
 
Ana - A saudade da família e dos amigos desde o começo sempre foi a pior parte, mas sabemos que a experiência que estamos tendo nesta viagem vale a pena. Eu costumo dizer que o Skype é uma das melhores invenções do homem e para matar a saudade não tem forma melhor! Mesmo estando do outro lado do mundo eu posso participar virtualmente de um almoço de domingo em casa ou simplesmente jogar conversa fora, matar a saudade, ver e ser vista. Sem esta ferramenta seria mais difícil, pois quando a saudade é intensa, apenas um e-mail não resolve o problema.
  
DT - Onde vocês estão hoje (14 de maio de 2012)? Nos fale um pouco sobre este lugar.
 
A - Saímos de Viena e chegamos em Praga no final da tarde. Como não tínhamos almoçado, procuramos um restaurante com comida típica, mas que fugisse dos restaurantes do centro lotados de turistas. Em seguida, caminhamos pela praça central, onde existe um relógio astronômico de 1410. Após a primeira impressão, sentamos em um bar para tomar uma famosa cerveja Checa, que além de deliciosa é barata. Voltamos para o hotel e agora estamos respondendo as perguntas!
 
 
Catedral de Nossa Senhora de Týn sob o céu nublado na capital da República Tcheca, Praga também conhecida como Pérola do Oriente
 
 
 
DT - Qual a forma que vocês utilizam para se deslocar entre e até mesmo dentro dos países?
 
F - Sempre fazemos um levantamento de qual é o melhor meio de transporte para cada trecho. Durante a viagem, nós voamos muito, mas também usamos trens, barcos, ônibus e por algumas vezes, alugamos carros.
 
DT - Em relação à hospedagem, vocês ficam hospedados em hotéis, hostel, pousadas? E quanto tempo em média vocês ficam hospedados em um único lugar?
 
F - Estamos sempre tentando economizar. Por incrível que pareça, em alguns lugares, pequenos hotéis são até mais baratos que albergues e então cada caso é um caso. Pesquisamos hospedagem algum tempo antes de chegar ao destino, caso seja alta temporada no lugar que iremos, tentamos nos programar com um pouco mais de antecedência para conseguir os melhores preços. O tempo que permanecemos em cada lugar depende muito do que tem para ver e fazer em cada destino. Não gostamos de conhecer tudo correndo, então elegemos prioridades dentro de cada país visitado e passamos o tempo que julgamos suficiente para conhecermos tudo que gostaríamos. Este é o lado bom de não fazer reservas com muita antecedência, pois temos a liberdade de encurtar ou estender nossa estadia quando achamos necessário.
 
DT - Houve resistência de algum governo para que vocês pudessem entrar no país?
 
A - O ponto mais importante para aqueles que querem fazer uma viagem longa, é que para entrar em alguns países é necessário ter o ticket que comprove a saída do país, podendo ser de avião, ônibus ou qualquer outro meio de transporte. Quando se está fazendo viagens longas como esta, é difícil saber ao certo qual o dia e de que forma sairá do país, portanto, o que fazemos é reservar voos fictícios com um prazo para pagamento, que se não for pago; e cancelado automaticamente. Mas tivemos problemas para entrar e para sair de Belize. Na entrada do país a polícia federal não reconheceu o visto de entrada emitido pelo consulado inglês no Rio de Janeiro, uma vez que o país não possui consulado no Brasil. Passamos horas conversando com os agentes da polícia, nosso passaporte passou na mão de várias pessoas até comprovarem a autenticidade do visto e permitirem a nossa entrada. A explicação que nos foi dada para a situação é que não existem muitos turistas brasileiros visitando o país. De Caye Calker, partimos de barco para Chetumal, no México. Antes de embarcarmos, passamos pela imigração de Belize e lá nos disseram que não poderíamos embarcar, pois não tínhamos o visto do México. Explicamos que tínhamos o visto americano e pela lei não precisaríamos do visto mexicano. Lá se foram mais algumas horas de conversa até autorizarem nosso embarque em outro barco, porque chegamos a perder o que tínhamos agendado.
 

Belize é um país da América Central limitado ao norte pelo México

O país recebe influências da cultura mexicana, uma vez que ambos foram palco da civilização maia
 
Em continuação da primeira parte da entrevista (clique aqui para vê-la) na qual o casal Felipe Gamba e Ana Moreno fala sobre a criação do projeto The Route Maker, o roteiro e as dificuldades que enfrentaram, nesta parte estes jovens aventureiros contam sobre a cultura, infraestrutura e momentos marcantes dos lugares que visitaram. Acompanhe:
 
Diário do Turismo - Em qual país foi mais difícil se adaptar aos costumes e gastronomia? Por quê?
 
Felipe - Tiramos a América de letra, pois além da sensação de estar perto de casa, somos mais habituados aos costumes de nossos vizinhos e temos facilidade em entender o espanhol e o inglês dos americanos. A Ásia certamente foi o local onde encontramos a cultura mais diferente da nossa, em especial na Índia. Um casal de amigos, que morou na Índia, nos deu boas dicas sobre o país, mas mesmo assim é chocante a forma primitiva que vive boa parte da população indiana. A comida indiana é deliciosa, mas a grande questão é encontrar um lugar bom e limpo para comer.
 
Ana - Uma das dicas que recebemos deste casal era que, pelo menos na Índia, deveríamos virar vegetarianos, pois na grande maioria das vezes não se conhece a procedência ou armazenamento de carnes e você pode acabar comendo um pombo no lugar de um frango.
 
 

Prato servido na Índia
 

O uso de cores vibrantes é uma marca registrada do país
 

O mais famoso monumento indiano, Taj Mahal uma grande prova de amor

Grande quantidade de casas indica a posição de 2º país mais populoso do mundo
 
 
DT - Qual país oferece a melhor qualidade em serviços e infraestrutura turística? Como vocês avaliam?
 
F - Apesar de Estados Unidos, Austrália, Emirados Árabes e grande parte dos países europeus terem uma boa estrutura turística ficamos impressionados com a Nova Zelândia, que une em um local tão pequeno, paisagens incríveis a uma infraestrutura de se fazer inveja. Chegamos ao país dos Kiwis, dois dias antes da abertura da Copa do Mundo de Rugby, esporte número um. Apesar do grande evento que estava por vir, não tivemos problema algum. Os campings e os camper parks, feitos para receber as camper vans, meio de transporte muito utilizado por turistas, são de primeiro mundo. Fora isso, todos os atrativos naturais contam com trilhas bem demarcadas, com boa sinalização e o atendimento é perfeito. Onde quer que você esteja as pessoas são sempre muito amigáveis. Toda e qualquer cidade possui um centro de informações turísticas muito completo, e que auxilia os visitantes recomendando atividades, atrações e esclarecendo qualquer tipo de dúvida.
 

Cidade de Auckland, maior área metropolitana da Nova Zelândia

Church of Good Shepherd, Igreja do Bom Pastor, cercada pelo azul turquesa do Lago Tekapo
DT - O que levar na mala?
A - Depende dos destinos escolhidos para a viagem e no nosso caso, tivemos mais em locais de calor do que de frio, mas tivemos episódios de frio intenso, como no EUA, Austrália, na ilha sul da Nova Zelândia, Índia e o Nepal. Portanto, carregamos roupas para todos os climas.
 

Gelo forma um tecido branco nas margens da estrada sobre as montanhas nos Estados Unidos

As baixas temperaturas do país norte americano transformam suas paisagens
 
 
Além das roupas, artigos de higiene pessoal, toalhas com tecnologia de secagem rápida e lençóis de acampar, que utilizamos quando ficamos em acomodações não tão limpas. Um bom par de tênis, um par de chinelos, filtro para água, um kit de remédios e primeiro socorros, pequenas ferramentas para facilitar o dia a dia, como um canivete e talheres de plástico e, claro, câmera fotográfica e computador. No nosso caso, também carregamos alguns poucos equipamentos de mergulho como nadadeiras, máscaras e caixa estanque para uma pequena câmera de vídeo.
 
DT - Houve algum momento em que pensaram em desistir?
 
F - Em momento algum pensamos em desistir! Nos momentos difíceis, sempre pensamos que devemos passar pelos desafios que surgem para alcançar o objetivo maior, que é dar a volta ao mundo.
 
DT - Conte-nos um pouco sobre um ou mais lugares e momentos inusitados que presenciaram.
 
A - Estávamos em Providência na época que os caranguejos azuis descem do topo do morro para desovar na praia. No final da tarde e durante a noite, as ruas ficam lotadas de caranguejos e é preciso cuidado para andar e não pisar em nenhum. Em determinadas épocas do ano, as estradas ficam fechadas neste horário.
 
 
Caranguejos azuis atravessam as ruas de Providência na Colômbia
 
 
A - No embarque para Belize, o funcionário da companhia aérea viu nosso passaporte brasileiro e perguntou: ”Vocês são de um país tão bonito, o que vão fazer em Belize?”. Na hora não prolongamos na conversa, mas após alguns dias em Belize, lembramos do funcionário da companhia aérea e pensamos que se pudéssemos, responderíamos à sua pergunta com outra pergunta: Você conhece Belize? Foram dias maravilhosos.
 
F - Outra lembrança engraçada foi quando fomos alugar um carro para viajar de Sydney à Cairns, no nordeste do país. Havíamos reservado o carro mais básico da companhia, que era 2 portas e motor 1.4. Quando chegamos à locadora de automóveis, a atendente me perguntou se nós iríamos dirigir 2.400 km com aquele carrinho e nós dissemos que sim. Foi então que elas nos ofereceu um dos melhores carros que tinha por 5AU$ a mais por dia. Ficamos tentados, mas ainda assim dissemos que ficaríamos com a opção mais barata. Com a nossa negativa, ela finalizou: Ok, vocês querem o amarelo ou o rosa? Adivinha que carro escolhemos? Por 5AU$ a mais por dia? Porque não né?
 
 
A cidade de Cairns fica localizada no estado de Queensland na Austrália
 
 
A - Em Bali, estávamos hospedados com alguns amigos em um bairro chamado kuta. Um dia, saímos cedo para ir mergulhar em uma ilha a noroeste de Bali, chamada Menjangam. Estávamos na beira da praia acertando o planejamento do dia com a empresa de mergulho local, quando sentimos um tremor. Eu estava sentada em um banco de concreto e fiquei preocupada quando percebi que o banco estava em movimento. Felipe estava embaixo de um quiosque com um instrutor de mergulho, que rapidamente pediu para que todos saíssem de baixo daquele teto.
 
 
Bali, ilha que pertence à Indonésia, possui inúmeras praias encantadoras como esta chamada Dreamland e conhecida como New Kuta Beach. Em 2004, o país foi atingido por um tsunami devastador gerado por um terremoto de 9 graus na escala Richter
O tremor passou rapidamente, mas o susto foi grande. Depois do acontecido, perguntamos o que deveríamos fazer no caso de um tremor secundário e nos disseram que não haviam muitas opções, apenas que deveríamos sair de baixo de algo que pudesse desabar e prestar atenção no mar, porque se a água começasse a recuar era sinal de que poderia haver um tsunami e deveríamos correr o mais rápido que pudéssemos em direção ao morro que ficava do lado oposto a praia. O local que estávamos não sofreu danos com o terremoto, mas no bairro em que estávamos hospedados, haviam diversos feridos e algumas construções haviam desabado. Neste momento, percebemos que estávamos no lugar certo, na hora certa.
A - Um dos trabalhos que desenvolvemos durante a viagem é conhecer e provar a comida local dos países que visitamos. Ao pesquisar quais eram os pratos típicos de Palau, descobrimos que a sopa de morcego era a número um do país e fomos conhecer esta iguaria em um restaurante que nos indicaram no hotel que estávamos hospedados.
 

A sopa de morcego é um prato típico do Palau
 

Este prato mostra o quanto a culinária do país é exótica
 
 
Uma verdadeira prova de coragem
 
Após o pedido, recebemos uma travessa com um caldo claro e algumas folhas verdes e um morcego inteiro dentro. Após o choque inicial (afinal não é todo dia que se vê um morcego tão de perto) o garçom vem até a mesa, retira o morcego da travessa e abre as asas para que você possa ver o animal inteiro. Depois ele leva o prato até a cozinha e devolve o morcego inteiro cortado em pedaços em um prato decorado com pimentas. O aroma do prato não está na lista dos mais gostosos e realmente foi o prato mais chocante que vimos durante a viagem. A sopa de morcego foi inesquecível.
 
 
DT - Até o momento, qual o destino preferido de cada um de vocês? Por quê?
 
A - Por várias vezes já nos fizeram esta pergunta, mas sinceramente, não sabemos responder. Cada lugar tem suas belezas e é difícil comprar um com o outro. Seríamos injustos se elegêssemos um ou dois países, por isso, tentamos fazer uma lista dos top 10 até agora, mas após um bom tempo tentando, percebemos que é realmente impossível eleger. Cada um dos países visitados nos proporcionou experiências distintas e é impossível compará-los.
 
 
DT - Qual a cultura mais interessante que puderam conhecer?
 
F - Gostamos muito da cultura Polinésia, de ilhas como Fiji e Tonga, onde presenciamos momentos únicos da cultura local.
 
 
Tribo das Ilhas Fiji apresenta sua cultura através da dança
 
 
A - Em Fiji, fomos conhecer uma tribo local em um dia especial. Estávamos lá no dia em que a tribo apresentaria a dança que representaria Fiji em um concurso em Papoa Nova Guine, para o chefe da tribo, esperando a sua aprovação. A recepção que tivemos nesta tribo foi comovente. Uma coisa que muitas vezes as pessoas se esquecem de fazer é olhar nos olhos de quem está conversando e nesta tribo olhar nos olhos de quem esta falando é fundamental. Era emocionante ver as pessoas dizendo que estavam felizes de apresentar sua cultura para nós e foi igualmente emocionante participar deste momento.
 
DT - Além de coragem e determinação, o que é imprescindível para realização de uma viagem como esta?
 
F - O imprescindível é tentar lidar com os imprevistos sem perder a calma. Sempre que passamos por situações de stress, respiramos fundo e lembramos de tudo que já passamos na viagem, da sorte que temos de fazer uma viagem como esta. Ao lembrar disso, os sorrisos automaticamente, voltam ao rosto.
 
DT - Qual a lição de vida que vocês trazem consigo desde o início desta viagem até o atual momento?
 
F - Já éramos muito ligados a família, mas certamente, planejamos estar ainda mais presentes quando voltarmos. Fora isso, tivemos experiências incríveis durante toda a viagem, que vem somando as nossas experiências de vida. Mas, apesar de termos muito tempo para refletir sobre o que aprendemos, temos a certeza que apenas após esta viagem entenderemos ao certo o que ela nos trouxe.
 
 
O casal já passou por 33 países e ainda visitará outros 13. Em breve retornarão ao Brasil, quando finalmente poderão matar a saudade dos familiares e amigos. Com certeza trarão em suas bagagens algo mais que fotografias, trarão aprendizado e momentos que lhes enriqueceram a alma. Que esta jornada sirva de exemplo e também como um ponta pé inicial para aqueles que têm vontade, mas que receiam ver a grandeza e diversidade que o mundo tem a nos mostrar.
 
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* As fotos desta matéria foram escolhidas pela Edição do DT e gentilmente cedidas pelo casal, as quais são todas de sua autoria. Para visualizar o acervo completo de fotos, acompanhar e saber mais sobre o projeto e os destinos acesse The Route Maker.
 
fonte : diario de turismo

Secretário diz que obras essenciais para a Copa cumprem o cronograma

Todas as obras essenciais para a Copa do Mundo de 2014 ficarão prontas a tempo. A garantia é de Luís Fernandes, secretário executivo do Ministério do Esporte e representante do governo federal no Comitê Organizador Local (COL). “São 101 obras, algumas podem estar um pouco mais adiantadas, outras um pouco mais atrasadas, mas o balanço evidencia que nós estamos dentro do cronograma”, disse.

O secretário discordou da avaliação feita pela imprensa sobre o balanço feito pelo governo sobre o cronograma das obras. “A imprensa, de uma maneira geral, criticou o balanço dizendo que apenas 5% das obras da Matriz de Responsabilidade para a Copa do Mundo estão prontas. Eu não concordo com essa colocação, porque o que o balanço revela é que as obras estão seguindo de acordo com o cronograma esperado. Eu diria que, dois anos antes do evento, 5% das já estão prontas porque, na verdade, são obras que no cronograma estão previstas para ficarem prontas somente ao final do primeiro semestre de 2012”, ressaltou.

fonte: diario de turismo

Mtur recebe propostas de locais para Salão do Turismo em SP


O Ministério do Turismo recebe até 31 de maio propostas de centros de eventos, feiras e convenções interessados em sediar a sétima edição do Salão do Turismo – Roteiros do Brasil.

As empresas devem informar a disponibilidade do espaço e custos para receber o evento entre 16 de abril e 29 de julho de 2013, na capital paulista. O contrato será por um período de 15 dias, incluindo instalação e desmontagem do evento.

A proposta deve ser formalizada por meio de ofício endereçado à Diretoria de Gestão Interna do Ministério do Turismo. Informações: (61) 2023-8115.

LA

fonte : diario de turismo

‘Novos’ destinos europeus querem atrair turista brasileiro

 
O cenário de crise na União Europeia e o aumento do turismo brasileiro no exterior está fazendo com que novos destinos busquem atrair mais viajantes do Brasil, que têm fama de gastadores.

Dados da Organização Mundial do Turismo, da ONU, apontam que os turistas brasileiros aumentaram em cerca de 30% seus gastos no exterior entre 2010 e 2011, de US$ 16,4 bilhões para US$ 21,2 bilhões. Com isso, o país passou do 18º para o 11º no ranking dos turistas que mais gastam em viagens internacionais.

A República Tcheca "descobriu" o valor do turista brasileiro em 2006, quando viajantes à Copa do Mundo da Alemanha fizeram uma "esticada" em Praga. No ano seguinte, o país do Leste Europeu abriu um escritório turístico latino-americano para promover campanhas de marketing que atraíssem os viajantes da região.

"De lá para cá, os resultados foram crescentes em todos os anos", disse à BBC Brasil Luiz Fernando Destro, representante em São Paulo do escritório turístico da República Tcheca. "O país recebeu 43 mil turistas brasileiros em 2011, contra 11 mil em 2007".

O mais interessante para os tchecos, porém, não é o número de turistas, e sim o quanto eles gastam. "Os turistas brasileiros representam apenas 0,5% do total que visitam a República Tcheca, mas seu gasto per capita diário é o terceiro maior no país, só perdendo para o dos turistas da Rússia e do Japão", afirmou Destro.

"Percebeu-se que é um turista que dá lucro. Afinal, se você vai viajar 11 horas, vai querer ficar vários dias no país, vai querer um bom hotel, fazer compras e ver bons espetáculos", ressaltou.

fonte : diario de turismo

Avenida Paulista recebe ação de promoção turística do Recife


 
A Secretaria de Turismo do Recife realiza desde quarta-feira (23) uma ação em São Paulo para promoção da capital pernambucana. Na última quinta-feira (24), a equipe percorreu a Avenida Paulista em vários trechos, abordando o público principalmente em frente ao Conjunto Nacional. Os bares da Vila Madalena também foram visitados com ótima receptividade dos frequentadores à campanha Recife te quer no Campeonato Brasileiro. A ideia é disseminar o projeto no maior pólo emissor de turistas para a cidade. Na ação Recife te quer, promotoras com tablets na mão visitam locais, tais como bares, sorteando bola como brinde.
Para participar da campanha, os torcedores dos 18 times adversários de Náutico e Sport enviarão fotos com a camisa de seus clubes e uma frase com a palavra Recife. O mais votado de cada clube ganha uma viagem exclusiva à capital pernambucana com direito a acompanhante e um roteiro de três dias na cidade. Na programação, além do jogo do time, roteiros diferenciados como passeios com voo panorâmico, de catamarã e tour gastronômico. O período da promoção para os torcedores de fora de Pernambuco é de 1° de maio a 20 de agosto. 
 
Acesse www.recifetequer.com.br
fonte: diario de turismo

Rodada de negócios do Piauí Sampa espera gerar receita de mais de R$ 6 milhões


Paralelo à feira do Shopping Eldorado, acontecem rodadas de negócios entre empresas paulistas e piauienses, quando é esperada receita de mais de R$ 6 milhões em negociações. De acordo com o Sebrae-PI, está previsto aumento de 20% na comercialização de mel, cajuína, castanha, entre outros produtos.

Um dos focos das rodadas é disponibilizar na rede hoteleira produtos piauienses que agradem turistas de todo o Brasil e mundo. Também há as joias de Opala, que só existem no Piauí, e que caíram no gosto das lojas de pedraria paulistas e também de outros países como Estados Unidos, Alemanha, França e Suíça.

O roteiro turístico “Rota das Emoções” é um dos principais produtos de turismo a serem negociados em São Paulo. Este foi premiado pelo Ministério do Turismo como o melhor “Roteiro Integrado” do país, tendo como principal aspecto a programação incluindo ecoturismo. Agências de viagens têm cada vez mais interesse em vender pacotes para o Piauí, rico em belezas naturais, com um povo acolhedor e ótima receptividade.

A capital Teresina é conhecida por atrair turismo de negócio devido ao grande fluxo de investimento. Durante a semana (de segunda a quinta-feira), os hotéis da cidade chegam a 100% de ocupação, tendo os principais hóspedes representantes comerciais, empresários, e outros perfis de investidores.

LA

fonte : diario de turismo

Encontro do MTur discutirá turismo de pesca




Nas próximas segunda e terça-feira (dias 28 e 29 de maio) será realizada a Conferência sobre Atividade Pesqueira – Confapesque 2012, no município de Presidente Epitácio (SP). O evento tem o apoio dos ministérios do Turismo e da Pesca e Aquicultura e apresentará um plano de ação para apoiar o desenvolvimento do turismo de pesca e pesca amadora no Brasil.
Entre as iniciativas voltadas para a regulamentação, profissionalização e qualificação, promoção e apoio a comercialização, abertura de linhas de financiamento, entre outros.A Confapesque é uma iniciativa da Associação dos Empreendedores de Serviços Turísticos de Presidente Epitácio – AESTUR. Serão promovidos debates e troca de experiências sobre a atividade pesqueira na Bacia do Paraná, região do lago-reservatório da Usina Hidroelétrica  e Eclusa Engenheiro Sergio Mota, Presidente Epitácio e cercanias.
O público esperado é de 100 pessoas, entre empresários de meios de hospedagem, empreendimentos náuticos, agências de turismo, condutores de pesca e gestores públicos. “A nossa participação no Confapesque tem o objetivo de fortalecer o segmento do turismo de pesca no Brasil e possibilitar maior participação social na elaboração de políticas públicas para o setor”, afirma Wilken Souto, coordenador-geral de Segmentação do Ministério do Turismo.Ao fim do evento, será elaborado um documento com as contribuições dos participantes sobre as principais necessidades e demandas do turismo de pesca na região e as perspectivas de atuação do governo federal para os próximos anos.

Serviço: 
Confapesque - Município de Presidente Epitácio (SP)
28 e 29 de maio de 2012
Local: Teatro João Brilhante e Instituto Federal de São Paulo
Horário: 8h às 18h 
fonte:diario de turismo