TURISMO

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sexta-feira, 31 de maio de 2013

Demanda doméstica cai 3,35% em abril

A demanda doméstica do transporte aéreo de passageiros (passageiros-quilômetros pagos transportados – RPK) reduziu 3,35% em abril de 2013 em comparação ao mesmo mês de 2012. Trata-se da primeira redução da demanda doméstica para o mês de abril desde o início da série Dados Comparativos, em 2000. Com o resultado de abril, a demanda doméstica acumulou queda de 1,74% nos primeiros quatro meses de 2013.

A oferta doméstica (assentos-quilômetros oferecidos – ASK), por sua vez, sofreu redução de 4,06% no mesmo mês. O índice vem registrando queda há oito meses consecutivos. Com os dados referentes a abril, a oferta doméstica acumulou redução de 6,92% nos primeiros quatro meses de 2013.
A taxa de aproveitamento dos voos domésticos de passageiros (RPK/ASK) completou uma série de 12 meses consecutivos de crescimento em abril de 2013. Em abril, o índice alcançou 72,33% no mês, o que representou uma melhora de 0,74pp em relação ao mesmo mês de 2012 – quando a taxa registrou 71,80%. No acumulado do ano, o aproveitamento atingiu 73,91%, demonstrando uma melhora de 5,57% em relação aos quatro primeiros meses do ano passado.
Em relação à participação de mercado doméstico, o Grupo Tam e a Gol lideraram o mercado doméstico em abril de 2013, com participação (em RPK) de 38,42% e de 36,24%, respectivamente. Entre as principais empresas aéreas1, Avianca e Azul registraram o maior crescimento na participação em abril de 2013 se comparada ao mesmo mês de 2012. A Avianca passou de 4,98% para 7,13% (crescimento de 43,26%) e a Azul de de 9,94% para 13,44% (crescimento de 35,19%).
 
Transporte aéreo internacional
A demanda do transporte aéreo internacional de passageiros das empresas aéreas brasileiras completou uma série de seis meses consecutivos de crescimento, com registro de aumento de 1,49% em abril de 2013 em comparação ao mesmo mês do ano passado. De janeiro a abril deste ano, a demanda acumulou crescimento de 5,48% em relação aos quatro primeiros meses de 2012.
A oferta internacional teve alta de 9,39% em abril de 2013. Com isso, o índice completou uma série de seis meses consecutivos de crescimento e atingiu o maior nível para o mês desde o ano 2000. No acumulado de janeiro a abril de 2013, a oferta registrou alta de 15,63% em relação aos quatro primeiros meses do ano passado.
A taxa de aproveitamento dos voos internacionais de passageiros operados por empresas brasileiras (RPK/ASK) alcançou 75,21% em abril de 2013, contra 81,06% do mesmo mês do ano passado, o que representou uma variação negativa de 7,22%. O melhor aproveitamento internacional em abril de 2013 foi registrado pelo Grupo Tam, com 78,19%. Já o aproveitamento internacional da Gol foi de 57,83%.
Em relação à participação de mercado, o Grupo Tam e a Gol representaram a totalidade das operações de empresas brasileiras no transporte aéreo internacional de passageiros em abril, com 88,74% e 11,26%, respectivamente. Enquanto o Grupo Tam registrou redução de 1,67%, a Gol teve crescimento de 15,32% na participação em abril de 2013 quando comparado ao mesmo mês de 2012.
Os Dados Comparativos são elaborados com base nas operações regulares e não regulares das empresas brasileiras concessionárias dos serviços de transporte aéreo público de passageiros.
FONTE : JORNAL DO TURISMO

Dilma lembra que Pronatec oferece cursos de capacitação em Turismo

Presidenta aposta no sucesso do Brasil na realização de grandes eventos


Brasília (DF) - No programa semanal de rádio Café com a Presidenta desta segunda-feira (27/05), Dilma Rousseff lembrou que o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego, na modalidade Pronatec Copa, oferece capacitação profissional para quem vai trabalhar nos setores de serviços ligados à Copa do Mundo de 2014.

Ela destacou que 86 mil alunos já se matricularam em cursos de diversas áreas do turismo, como aulas de inglês, espanhol e da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

A presidenta comentou a inauguração de estádios para a Copa das Confederações, que começará no dia 15 de junho. Ela apontou a modernidade do Castelão (Fortaleza), do Mineirão (Belo Horizonte), do Maracanã (Rio de Janeiro), da Arena Fonte Nova (Salvador), do Mané Garrincha (Brasília) e da Arena Pernambuco (Recife). Dilma lembrou que, além das partidas de futebol, os espaços receberão shows e outras atrações, oferecendo ao público lojas, restaurantes e espaços culturais.

A presidenta apostou no sucesso do país na realização de grandes eventos. “Tenho certeza que o Brasil vai brilhar dentro e fora do campo. Vamos mostrar a todos os que vierem acompanhar os jogos, turistas internacionais e nacionais, jogadores e equipes técnicas, que nós sabemos receber, que somos um país alegre e pacífico. Tenho certeza de que todos que vierem nos visitar vão se apaixonar e vão querer voltar para a Copa do ano que vem”, declarou Dilma.

O Café com a Presidenta pode ser acessado na internet, pelo endereço www.cafe.ebc.com.br. Para ouvir o áudio do programa veiculado, clique aqui.
Ascom/MTur

Financiamentos para o turismo aumentam 33,16% no primeiro trimestre

Foram mais de R$ 2,6 bilhões liberados pelos bancos do Brasil, do Nordeste, da Amazônia, Caixa Econômica Federal e BNDES

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Brasília (DF) – Os financiamentos concedidos pelos bancos públicos para empresas do setor de turismo de janeiro a março de 2013 cresceram 33,16%, em relação ao mesmo período do ano passado.  Aumentaram de R$ 1,99 bilhão para R$ 2,65 bilhões, volume que já supera tudo o que foi emprestado, anualmente, de 2003 até 2007.
“Estamos trabalhando para melhorar ainda mais estes resultados em uma articulação com as instituições financeiras oficiais e o setor produtivo”, afirma o ministro do Turismo, Gastão Vieira.
Os empréstimos foram destinados a hotéis, parques, bares, restaurantes, locadoras de automóveis, agências de turismo e transportadores (aéreo e rodoviário). O maior volume de recursos, R$ 1,74 bilhão, saiu da Caixa Econômica Federal, seguida do Banco do Brasil, com R$ 357 bilhões.
O BNDES, que opera a linha ProCopa, destinada à construção e reforma de hotéis, liberou R$ 271,6 milhões no trimestre. Já o Banco do Nordeste e o Banco da Amazônia emprestaram às empresas do turismo , respectivamente, R$ 190,5 milhões e R$ 93,3 milhões.
“Em 2003, quando o ministério começou a articular a criação de linhas especiais para o setor, registramos R$ 1 bilhão em empréstimos. Em 2012, chegamos ao volume recorde de R$ 11,2 bilhões”, afirma o secretário nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo, Fábio Mota.
Segundo Mota, além da ação do MTur, o reconhecimento do potencial da área pelos bancos e a organização dos empresários para a captação de recursos são as razões para o crescimento. De 2003 até o primeiro trimestre de 2013, os financiamentos das instituições federais para o setor somam R$ 47,5 bilhões.

ASCOM/MTur

Programa qualifica garçons para a Copa

Curso de garçom promovido pelo Pronatec Copa na Empresa, do MTur, transforma a vida dos alunos e traz melhorias aos estabelecimentos

29/05/2013
Quatro meses de aprendizado e uma nova vida. Aos 26 anos, Francisco de Assis Marques de Abreu, o Assis, como é conhecido, festeja as conquistas do curso de garçom: aprendeu a preparar um coquetel, fala inglês com segurança e deixou o cargo de copeiro. “O curso mudou a minha vida e me deu segurança na relação com os fregueses”, diz.

Assis, de 26 anos, é um dos beneficiados formado do Pronatec Copa na Empresa, um programa de qualificação profissional estendido a 120 cidades por meio de uma parceria entre os ministérios do Turismo e da Educação. O garçom Assis acaba de se formar em um curso oferecido a 20 profissionais da Feira de São Cristóvão, no Rio de Janeiro. Ele afirma que “seria uma honra servir um turista estrangeiro” em visita ao Rio durante os eventos esportivos.

Na semana passada, os 20 alunos do curso de garçom participaram ativamente da cerimônia de conclusão de curso: prepararam o cardápio, escolheram utensílios e serviram os convidados. “Não dá para ver as coisas acontecendo e ficar à margem. O primeiro contato dos turistas que vierem para a Copa vai ser com esse pessoal”, diz a Francisca Alda, 50 anos, que ofereceu seu estabelecimento para o curso.

Na opinião de Marcela Jeolás, diretora de Qualificação, Certificação e Produção Associada do Ministério do Turismo o brasileiro já recebe bem, mas falta aperfeiçoar, profissionalizar.  A transformação na vida dos alunos é algo a se destacar, para Camilla Escandelari, especialista em gastronomia do Senac. “É muito gratificante observar como o curso modifica as pessoas e suas vidas”, diz.

Em 2012, mais de 57 mil pessoas se matricularam no Pronatec Turismo, das quais 34.441 nas cidades sede. Existem hoje mais de 2.400 pessoas que trabalham em hotéis, restaurantes, feiras e receptivos recebendo qualificação dentro de seus locais de trabalho, pelo Pronatec Copa na Empresa. Outras vertentes do programa são o Pronatec Copa e Pronatec Copa Social.
ASCOM/MTur

Ministro enumera ações para incentivar o desenvolvimento do turismo no país

Gastão Vieira foi o entrevistado desta quarta-feira (29.05) no programa Bom Dia Ministro

29/05/2013
Brasília (DF) - O ministro do Turismo, Gastão Vieira, está confiante no cumprimento das metas do Plano Nacional de Turismo (PNT), inclusive a de posicionar o Brasil entre as três maiores potências mundiais do setor até 2022, principalmente com a realização de grandes eventos no país. “Num passado muito recente, o Brasil foi galgando posições no setor de agronegócio. Hoje somos os maiores exportadores de carnes, soja. Nós acreditamos sinceramente que isso vai ocorrer com o setor de turismo”, comparou o ministro, entrevistado desta quarta-feira (29.05), do programa de rádio Bom Dia Ministro, produzido pela Secretaria de Comunicação da Presidência da República.

Durante a entrevista, Gastão Vieira falou sobre as ações do MTur para promover o desenvolvimento turístico do Brasil. Qualificação profissional, obras de infraestrutura e incentivos para viagens foram alguns dos assuntos abordados no programa.

O ministro garantiu empenho na qualificação profissional, por meio do Pronatec Copa, recorte do Pronatec Turismo, parceria do Ministério do Turismo com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec), do Ministério da Educação, cujo objetivo é profissionalizar o atendimento turístico na Copa do Mundo. “O objetivo é ambicioso: formar 240 mil pessoas para participar dos eventos. É um treinamento pontual, para permitir um mínimo de diálogo entre a pessoa e aquele principal cliente nosso, que é o turista”, enfatizou.

O MTur também prepara o lançamento da segunda edição do programa Viaja Mais Melhor Idade, que incentiva o turismo de idosos e aposentados, principalmente em baixa temporada, confirmou o ministro. “A ideia é oferecermos pacotes que combinam passagem, diária de hotel e oferta de passeios mais baratos, voltados primeiramente para aqueles com mais de 60 anos, com financiamento em até 48 meses. Estamos fechando esse programa”.

O ministro enfatizou ainda que qualquer cidadão pode acompanhar o andamento de obras com recursos da pasta por meio do Sistema de Acompanhamento dos Contratos de Repasse (Siacor), cujo endereço na internet é o http://repasse.turismo.gov.br/consulta. “Isso é algo que orgulha muito a todos nós que trabalhamos no Ministério do Turismo, o nível de transparência com que tratamos esses investimentos para os diversos municípios brasileiros”.

Durante o programa, Gastão Vieira respondeu a perguntas de rádios de Natal, Salvador, São Paulo, Manaus, Curitiba, Imperatriz (MA), Belo Horizonte, Teresina, Campo Grande, Maceió, Porto Alegre e Fortaleza. A entrevista do ministro pode ser acessada no site da Presidência da República: http://www2.planalto.gov.br/imprensa/bom-dia-ministro. Para ouvir o áudio na íntegra, clique aqui.
ASCOM/MTur

EXPOCATÓLICA NO RIO DE JANEIRO

Aquecimento para o Inverno 2013

Há parcelas de consumidores que fogem do que é obvio em demasia. Os desafios das operadoras turísticas enquadram-se justamente em descobrir, a cada estação, novas localidades geradoras do processo AIDA (Atenção, Interesse, Desejo e Aquisição)



No Brasil, a alta temporada turística acompanha o calendário escolar, tendo na estação do verão seu maior destaque. Já que como uma nação tropical, contornada por uma extensa e bela orla litorânea, as motivações de viajar e aproveitar a temporada de calor e sol potencializam-se significativamente.
 
As férias acadêmicas de meio do ano integram o período do inverno e com a diversidade continental do Brasil há localidades que realmente inserem-se em paisagens referências da estação gelada e trabalham intensamente produtos com essa especificidade. Gramado, Canela, Campos do Jordão, Itatiaia, São Joaquim são apenas alguns exemplos consolidados de destinos que tem suas imagens mais vinculadas a esse período.
 
Como há parcelas de consumidores que fogem do que é óbvio em demasia, os desafios das operadoras turísticas enquadram-se justamente em descobrir, vislumbrar e roteirizar, a cada estação, novas localidades geradoras do processo AIDA (Atenção, Interesse, Desejo e Aquisição). 
 
Para o inverno 2013 há algumas apostas tupiniquins que prometem aquecer o turismo doméstico:
 
Conservatória - RJ;
Castelo -  ES;
Guaramiranga -  CE;
Pirenópolis – GO;
Ponte Alta do Tocantins – TO;
Rio Doce – MG.
 
O inverno 2013 brasileiro também será marcado por um pequeno aumento de circulação de turistas, tanto nacionais, quanto internacionais, em função dos megaeventos (Copa das Confederações e Jornada Mundial da Juventude). Um momento que demandará muita atenção, pois até então estávamos “em preparação” e agora é a hora!
 
Infelizmente, não conseguimos finalizar a lição de casa, e já não adianta chorar pelo leite que vai derramar... a tática é, então, partir para cima, enfatizando nossa vocação de receber, acolhendo todos muito bem com todo o calor humano, mitigando nossas fragilidades de infra-estrutura e logística, aquecendo a temporada de inverno, que promete ser uma das mais quentes dos últimos anos.
 
Um Inverno Estupendo para todos nós e para o Brasil!
 
fonte : diario do turismo
 

 

Cusco se prepara para a Festa do Sol


No próximo dia 24 de junho a cidade de Cusco celebra o evento mais importante do império inca: a Festa do Sol.  Milhares de pessoas, entre turistas arqueólogos e historiadores, irão ao Peru para a festividade.
 
Celebrada há mais de 800 anos na fortaleza de Sacsayhuaman, a cerca de dois quilômetros de Cusco, a cerimônia tem o intuito de atrair o Sol, já que a data coincide com o solstício de inverno no Hemisfério Sul, dia em que o astro encontra-se mais distante do eixo da Terra.  É sabido que os incas possuíam um profundo conhecimento em astronomia, dando maior força à crença. 
 
A celebração começa ao anoitecer, quando os participantes oram pelo retorno do Sol, assim como os incas faziam no auge de seu império. Antes de começarem os festejos, é feita uma cerimônia na qual a estátua do Inca é levada do Qoricancha (Templo do Sol) até Huacaypata (praça maior da cidade). Depois, todos seguem para Sacsayhuamán, onde realiza-se o sacrifício simbólico de uma lhama branca e outra preta. 
 
Em agradecimento ao retorno do deus solar, cerca de 50 mil participantes se vestem com máscaras, véus, roupas coloridas e, munidos de lanças, fazem preces e dançam ao ritmo das flautas e tambores típicos dos Andes.
 
Horário das encenações
09:00 h Início Qorikancha 
11:00 h. Auqaypata (Praça maior). El Inka e sua Corte Real, entram pela rua Inti K'ijllu.
13:30 h. Acontece a encenação principal na Praça Sagrada de Saqsaywaman, com duração de 90 minutos. Onde é celebrado Fogo Novo, as oferendas e os tempos futuros.
 
Serviço de apoio: 
 
Para assistir ao Inti Raymi, a Empresa Municipal de Festejos del Cusco, EMUFEC, oferece bancos, banheiros públicos, apoio ao turista, ponto para atendimento médico e segurança reforçada, o que permitem desfrutar da Festa do Sol com tranquilidade.
 
PROMPERÚ 
 
A Comissão de Promoção do Perú para a Exportação e o Turismo (PromPerú) é um órgão do Ministério de Comércio Exterior e Turismo, cujo trabalho é desenvolver estratégias de posicionamento do turismo, promover as exportações e atrair investimentos externos ao país.
fonte : diario do turismo

Schultz lança campanha de vendas para Famtour Natal



A Schultz, em comemoração ao primeiro aniversário da criação do departamento Nacional, que já está presente em todas as cidades brasileiras por meio de filiais e representantes, acaba de lançar a campanha de vendas Famtour Natal All Inclusive. Nela, serão premiados com o Famtour Natal os primeiros dez agentes de viagem que mais acumularem pontos por meio de vendas de pacotes turísticos nacionais.
 
A promoção vai de 1 de junho a 30 de julho e a viagem está programada para 30 de agosto a 3 de setembro com hospedagem no Pestana Natal.
  fonte diario do turismo
Maiores informações: www.schultz.com.br 

Nordeste se prepara para os festejos juninos

A partir de junho, as cidades do interior do Brasil, principalmente do nordeste, param para celebrar as festas de São João. As festas juninas são uma espécie de carnaval fora de época e homenageiam São Pedro, Santo Antônio e São João. Ao longo do mês, o tradicional festejo católico é realizado em praças públicas, igrejas, clubes e áreas residenciais de todo o país.
É tempo de comidas e danças típicas, fogueiras e simpatias. Para tornar a festa ainda mais bonita, o Ministério do Turismo (MTur) destinou R$ 8,35 milhões para 40 projetos que contemplam além de festas juninas, comemorações natalinas e festivais gastronômicos e de música.
Outro esforço do MTur é a promoção internacional das festas de São João durante os eventos esportivos que o Brasil vai sediar, a partir da Copa das Confederações em junho e julho. As estratégias englobam ações de comunicação e campanhas de publicidade. “Essa estratégia é importante para nossa meta de chegar em 2022 como a terceira potência mundial de turismo”, disse o secretário Nacional de Políticas de Turismo, Vinícius Lummertz.
Para o secretário, as festas juninas são um produto brasileiro genuíno e único. “Explorar a personalidade cativante e hospitaleira do brasileiro, a partir do São João, é fundamental para conquistarmos esses turistas e ganharmos em competitividade”, disse. No Brasil, as festas juninas de Campina Grande, na Paraíba, e de Caruaru, em Pernambuco, disputam o título de maior arraial do país.
Mais de um milhão de pessoas são esperadas em cada evento. A sete dias da festa, jornalistas da Europa e da região sudeste do Brasil confirmaram suas presenças no São João de Campina Grande, que comemora 30 anos nos dias 22 e 23 de junho, segundo a coordenadora de Turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Catharine Bento Brasil. A expectativa é aumentar a visita de turistas estrangeiros já no próximo ano, quando os festejos juninos acontecerão na mesma época da Copa do Mundo de 2014.
O aeroporto João Suassuna, em Campina Grande, deverá registrar aumento de até 15% no fluxo de passageiros entre os dias 07 de junho a 07 de julho. A estimativa é de que mais de 12,4 mil passageiros passem pelo local. No terminal rodoviário, a previsão é de que a movimentação registre até 10% de aumento no mês de junho, com mais de 115 mil embarques e desembarques.
Em Caruaru (PE), a festa começa neste sábado (1) com mais de 200 shows em cinco polos de animação durante todo o mês de junho. O homenageado é o cantor e compositor Dominguinhos. A festa tem grande importância para o turismo e para a economia da cidade, segundo André Alexei, presidente da Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru. “Em anos anteriores o evento movimentou mais de R$ 200 milhões para a economia local, atraindo 1,5 milhão de visitantes e gerando cerca de 6 mil empregos diretos e indiretos”. Este ano, Caruaru promete fabricar o maior pé de moleque do mundo, com 15 metros de comprimento.
As festas juninas não se restringem às duas cidades. Muito forró, quadrilha e comidas típicas esperam por turistas e amantes de São João em outros estados do nordeste, como Bahia, Maranhão e Rio Grande do Norte.
fonte jornal do turismo

Linhas aéreas que operam na Venezuela suspendem emissão de bilhetes


As linhas aéreas internacionais que operam no mercado venezuelano suspenderam a emissão de bilhetes de viagens cujo ponto inicial de partida não seja a Venezuela. A informação foi anunciada nesta quinta-feira (30), pela Associação Venezuelana de Agências de Viagens e Turismo (Avavit).
 
Segundo a nota, os operadores estão com dificuldades para cambiar os valores, em moeda estrangeira, correspondentes às vendas efetuadas.
 
"É uma medida que as linhas aéreas estão tomando como prevenção diante das fiscalizações, porque pode parecer um negócio irregular que se pague em bolívares uma passagem respaldada por dólares oficiais", explicou aos jornalistas Sandra González, presidente daquele organismo.
 
Na Venezuela está em vigor, desde 2002, um sistema de controle cambial que impede a livre obtenção de moeda estrangeira no país, o que obriga as linhas aéreas a aguardar autorização das autoridades para poder transferir os valores, em dólares, correspondentes às vendas.
 
Este controle cambial é administrado pela Comissão de Administração de Divisas (Cadivi). O valor oficial do dólar é de 6,30 bolívares fortes, no entanto existe um mercado paralelo onde, segundo fontes não oficiais, a moeda norte-americana é cotada quatro vezes mais que o valor estabelecido.
 
Segundo Sandra González, a venda de bilhetes com origem em destinos que não a Venezuela era uma operação que se realizava com alguma regularidade até há poucas semanas.
 
Por outro lado, segundo Patrício Sepúlveda, vice-presidente da International Transport Association (Iata), a Cadivi "deve" às linhas aéreas internacionais mais de 1200 milhões de dólares, estando as operadoras à espera da atribuição das divisas e da autorização para efetuar as respectivas transferências.
Diante desta situação o governo venezuelano criou várias mesas de trabalho para ser analisada uma possível solução do impasse.
fonte : diario do turismo

Vagões de 1930 voltam à ativa por um dia no metrô de Nova York

Passeio comemorou reabertura de trecho danificado pelo furacão Sandy.
Passageiros foram pegos de surpresa pela iniciativa.

 Funcionário em vagão antigo do metrô de Nova York, que voltou a circular brevemente para comemorar a reabertura de um trecho danificado pelo furacão Sandy (Foto: AP Photo/Mass Transit Administration, Patrick Cashin)

Centenas de pessoas em Nova York fizeram uma surpreendente viagem de volta no tempo quando oito vagões de metrô da década de 1930 retornaram brevemente ao serviço.
Interior de vagão antigo do metrô de Nova York, que voltou a circular brevemente para comemorar a reabertura de um trecho danificado pelo furacão Sandy (Foto: AP Photo/Mass Transit Administration, Patrick Cashin)Interior de vagão (AP/
Mass Transit
Administration,
Patrick Cashin)
Com seus assentos de vime, ventiladores de teto e exterior de metal rústico, os carros voltaram à ativa para uma viagem única nesta quinta-feira (30).
O passeio foi feito para comemorar a reabertura de um trecho de cerca de seis quilômetros de trilhos de metrô na região do Queens, que havia sido seriamente danificado pelo furacão Sandy sete meses atrás.
Os passageiros que estavam no local no momento da homenagem tiravam fotos com seus celulares e apreciavam os anúncios antigos que enfeitavam as paredes dos vagões da linha A. Os vagões foram comprados entre 1930 e 1939 e tirados de circulação em 1977.

 fonte : g1