TURISMO

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sexta-feira, 26 de abril de 2013

MTur faz contagem regressiva para receber turistas na Copa das Confederações

Pontapé inicial do megaevento será em 50 dias a contar desta sexta-feira (26). Turismo investe em infraestrutura e qualificação nas seis cidades-sede

26/04/2013
Brasília (DF) – A 50 dias da Copa das Confederações da FIFA 2013, o Brasil já usufrui das novas arenas em Belo Horizonte, Salvador e Fortaleza. Amanhã (27), o novo Maracanã, no Rio de Janeiro, será inaugurado; a entrega das arenas em Brasília e Recife também se aproxima. No turismo, as seis cidades-sede contarão com investimentos de R$ 198,54 milhões em ações de infraestrutura, acessibilidade e Centros de Atendimento ao Turista (CATs).
Só o Pacto pelo Desenvolvimento do Turismo, firmado com 16 governadores ano passado, garantiu R$ 92,3 milhões para obras como a reforma do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, e complementação do Centro de Convenções, em Brasília, duplicação de rodovias e saneamento de praias. Os empenhos foram realizados em 2012.
A qualificação profissional também é uma preocupação do MTur para a Copa das Confederações. Em duas frentes, a Pasta está preparando aproximadamente 30 mil profissionais, nas seis cidades-sede. O Pronatec Copa, ramificação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) Turismo, parceria com o Ministério da Educação, possui 18.492 alunos matriculados em 20 cursos, e tem 867 pré-matrículas solicitadas para 2013. A meta do Pronatec Copa é qualificar 240 mil profissionais em 54 cursos de ocupações de base do setor, até 2014.
Para complementar esse trabalho, o MTur também firmou convênios para qualificar os profissionais que atuam em contato direto com os visitantes, como motoristas de táxi, comerciantes informais e trabalhadores de mercado público, com secretarias municipais e estaduais de turismo. Nas seis sedes da Copa das Confederações, os convênios somam R$ 2,4 milhões e beneficiarão 10.720 profissionais.
PROCOPA As sedes da Copa das Confederações também já ganharam alguns empreendimentos hoteleiros financiados com recursos da linha ProCopa Turismo, criada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) graças a articulações do MTur. Salvador já conta com o primeiro do Nordeste e segundo do Brasil, o Sotero Hotel, inaugurado ano passado, com 133 quartos, que conseguiu captar R$ 13,9 milhões.
Fortaleza, Recife e Rio de Janeiro também possuem empreendimentos hoteleiros sendo construídos ou ampliados graças a financiamentos públicos oferecidos especialmente para a Copa. A pousada Dunas da Taíba, em São Gonçalo do Amarante (CE), na Região Metropolitana de Fortaleza, também já foi entregue e captou R$ 199,9 mil do Banco do Nordeste do Brasil (BNB). O estado possui mais três empreendimentos em construção.
Em Recife, o Paulista Praia Hotel também foi concluído, graças à captação de R$ 2,4 milhões. O Hotel Canariu’s, em Gravatá, município turístico a 75km da capital pernambucana, está com 87% de suas instalações concluídas e captou R$ 25,8 milhões. Outras três obras estão em andamento. No Rio de Janeiro, dois empreendimentos contam com 2% de construção, os hotéis Hyatt e Hilton, na Barra da Tijuca. O primeiro deverá contar com R$ 298,5 milhões e o segundo R$ 118,5 milhões em financiamentos.



Ascom/MTur

Brasil quer fortalecer atração de turistas do Brics

Ministro do Turismo reforça relações internacionais para, em parceria com a Embratur, trazer viajantes do conjunto de países que têm liderado o aumento de desembarques.
Brasília (DF) – O diplomata Acir Madeira Pimenta Filho tomou posse na terça-feira (19) como novo diretor de Relações Internacionais do Ministério do Turismo. Ele assume o posto tendo como uma de suas principais missões a de reforçar, em parceira com a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), a atração de visitantes dos países do Brics – conjunto que reúne Rússia, China, Índia e África do Sul, além do Brasil. Eles lideram o aumento de chegadas em território brasileiro. Os chineses e os russos estão no topo da lista com um crescimento de desembarques de 48% e 41%, respectivamente, entre 2010 e 2011 (confira tabela abaixo). Na média geral, o aumento de chegadas foi de 5% no período.
Para o ministro do Turismo, Gastão Vieira, o desafio é trazer para o Brasil os turistas que mais têm ampliado os desembolsos com viagens internacionais. “Queremos aproveitar a parceria desses países, para aumentar o fluxo de turistas e de gasto em território brasileiro”, afirma. Segundo ele, as estratégias que serão traçadas em parceira com a Embratur devem abordar a relação com agências internacionais, fortalecimento da divulgação, uso da extensa rede de embaixadas e consulados do Brasil no exterior e ampliação do número de voos conectando esses países.
“Os desafios são enormes, porque temos um potencial turístico incalculável e pouco explorado, que se deve, talvez, ao desconhecimento do País lá fora, embora o Brasil sempre desperte, no exterior, uma simpatia imediata”, observa Acir Madeira Pimenta Filho. O diplomata traz sua experiência recente como conselheiro cultural da Embaixada do Brasil em Roma, além de passagens pelas embaixadas brasileiras em Madri, Moscou e Praga. “Estou animado. Após morar em sete países, creio que consigo hoje ter uma visão mais equilibrada do que os estrangeiros pensam do Brasil”, destaca.
TURISMO RECEPTIVO
Para o turismo geral, sua iniciativa será de levar turistas estrangeiros a destinos pouco conhecidos do Brasil e preparar o setor de receptivo a trabalhar com línguas pouco habituais. Acredita que o setor cultural brasileiro oferece alternativas refinadas para viajantes com maior grau de exigência, como o museu de Inhotim em Belo Horizonte (MG), a Festa Literária Internacional de Paraty (RJ), além de festivais de cinema, música e gastronomia. “Precisamos transformar todos esses eventos e lugares em destinos turísticos. Sem falar do que se pode fazer com o enorme patrimônio natural de que somos detentores.”
Uma das estratégias passa pela valorização da cultura e da produtividade nacionais, que podem contribuir para ajudar a superar a imagem estereotipada do Brasil no plano internacional. “Um projeto é o de formar, em parceria com a Embratur, programas para trazer editores dos principais guias turísticos do mundo para conhecer setores dinâmicos do Brasil, como o polo científico-tecnológico de São José dos Campos, o bem-sucedido projeto agrícola do semiárido nordestino, a indústria de tecnologia da informação instalada no Norte de São Paulo e Sul de Minas, o setor de produção do etanol etc. Esse programa buscará apresentar aos olhos externos o Brasil moderno e assertivo”, afirma.
Acir adianta que também serão desenvolvidos projetos em parceria com os ministérios da Educação, da Cultura e da Indústria e do Comércio. “Temos que valorizar nosso patrimônio cultural, não podemos pensar apenas no nosso valor natural, que é enorme e magnífico.” Para o ministro Gastão Vieira, a escolha por Acir para este cargo foi estratégica. O diplomata foi conselheiro cultural da Embaixada do Brasil em Roma e teve passagens pelas embaixadas brasileiras em Madri, Moscou e Praga. “Acir é um diplomata atualizado, vem de uma embaixada central da Europa, num país que tem tradição de vender o turismo cultural, que é o que precisamos explorar”, disse o ministro.
DESEMBARQUE DOS BRICS
Os países do grupo Brics aumentaram sua participação no turismo receptivo do Brasil em 2011. O crescimento mais expressivo, de 47%, foi o de visitantes da China. Subiu de 37,8 mil em 2010 para 55,97 mil, em 2011. Já o de turistas russos subiu 40%, saindo de 15,8 mil para 22,3 mil. A Índia enviou 21,53 mil viajantes ao Brasil, registrando crescimento de 14% em relação a 2010. Da África do Sul foram cerca de 22,75 mil.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

O Brasil à espera dos chineses

A relação Brasil e China cresce a cada dia. Acordos firmados, visitas de representantes e promoção de intercâmbios de todo tipo estreitam as relações entre os dois países. Segundo o Departamento de Estudos e Pesquisas do Ministério do Turismo, em 2009 mais de 28 mil chineses nos visitaram. Já em 2010, o número chegou aos 38 mil.
O fortalecimento das relações diplomáticas e comerciais trouxeram, por exemplo, esta semana, a Brasília, o vice-primeiro-ministro chinês, Wang Qishan, e uma delegação formada por ministros de Estado. E essa aproximação vem sendo praticada há tempos. Em 2004, foi assinado o ‘Memorando de Entendimento entre o Ministério do Turismo e a Administração Nacional de Turismo da China’, que concedeu ao Brasil o status de ‘Destino Aprovado’ (ADS).
Em 2010, o MTur credenciou 70 agências de viagem de turismo para atender grupos de turistas chineses. E em janeiro último, o ministério promoveu chamada pública com os requisitos exigidos para selecionar novas agências que tenham interesse no segmento. O resultado sairá dia 10 de março.
Hoje, a China é a principal parceira comercial do Brasil, mas ainda há entraves. A abertura para produtos manufaturados vindos daquele país tem provocado queixas da indústria nacional. Além disso, exportações agrícolas e pecuárias encontram dificuldades, diante das barreiras impostas pelos asiáticos. O ministro do turismo, Gastão Vieira, defende a aproximação: “Estreitar os laços com a China é muito importante. O fluxo de asiáticos ainda é baixo, mas o turismo de negócios pode abrir oportunidades para outros tipos de turismo”.
A China é hoje o terceiro país do mundo que mais gasta com o turismo no exterior – na faixa dos U$$ 55 bilhões. E com a presença dos chineses no Brasil ficou constatada algumas diferenças em relação ao turista ocidental. “O chinês não é um turista de sol e praia. Ele gosta de conhecer a estrutura da natureza do país visitado e seu ecoturismo. Por isso, temos que nos preparar para oferecer o que eles gostam de ver”, confirmou o diretor do Departamento de Estudos e Pesquisas do Ministério do Turismo, José Francisco Lopes.
PARA BEM RECEBER OS CHINESES
Cumprimentos: evite contatos físicos. A cultura chinesa trata com reverência os mais velhos, portanto, sempre comece por cumprimenta-los, antes dos mais jovens.
Tratamento: os sobrenomes chineses vêm à frente do nome, diferente do Brasil. O nome da família é mais importante. E sempre entregue documentos com a mão direita para os asiáticos. A mão esquerda é impura.
Negociações: Não tenha pressa. Para o chinês, ‘tempo é tempo’, pois a paciência é um importante valor agregado a qualquer negociação.
O mais importante: Nunca confundir chineses com japoneses. Os chineses orgulham-se de pertencer a uma das civilizações mais antigas do planeta.
Fonte: Assessoria de Comunicação do MTur

Aberto credenciamento para agências de viagem receberem turistas chineses

Processo visa cumprir acordo firmado pelo Ministério do Turismo com o governo chinês.
Brasília (DF) – O processo para credenciamento das agências de viagem e operadoras de turismo para receber turistas chineses está aberto. O governo da China exige que as nações interessadas em receber grupos de turistas daquele país, assinem um acordo intitulado Status de Destino Aprovado (ADS). O objetivo é resguardar os direitos do turista chinês durante viagens internacionais, bem como controlar o fluxo de pessoas e recursos enviados pela China ao exterior.
Considerando o crescimento expressivo do mercado chinês, o Ministério do Turismo assinou o ADS em 2004, com vistas a cumprir a exigência de “indicar” empresas brasileiras aptas a trabalharem com as agências de turismo da China. Anualmente, é necessário realizar o credenciamento das operadoras.  instituiu uma comissão público-privada (CPP), responsável por credenciar agências e operadoras de turismo, conforme critérios adotados pela própria Comissão.
Após estudo de benchmarking realizado com outros países signatários do acordo ADS com a China, o Departamento de Relações Internacionais  (Derelt), do MTur, efetivou, em 2009, a simplificação do processo de credenciamento de empresas brasileiras aptas a trabalharem com o receptivo dos turistas chineses no Brasil.
Optou-se por simplificar também os requisitos para o credenciamento das empresas. Atualmente, 52 empresas brasileiras estão credenciadas. Os documentos necessários para tornar apta uma agência passaram a ser somente o registro válido para o período no Cadastur; e a assinatura de um termo de responsabilidade, ambos enviados ao Drelt.
Fonte: Ascom/MTur

Circuito Mulher de Negócios estimula o empreendedorismo no RS

Porto Alegre - Para incentivar o empreendedorismo feminino, o Sebrae no Rio Grande do Sul promove o Circuito Mulher de Negócios em seis municípios da Região Sul do estado. Os encontros, que começam a partir do dia 30 de abril, são voltados especialmente para elas e contam, ainda, com um café da manhã. O circuito começa em Pelotas…
fonte Jornal do turismo

Bolshoi Brasil tem seu maior público na comemoração dos dez anos do Ministério do Turismo

Espetáculo da companhia levou 8 mil pessoas ao Ginásio Nilson Nelson, em Brasília

26/04/2013
Brasília (DF) – A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil arrancou aplausos de um público de cerca de 8 mil pessoas, no Ginásio Nilson Nelson, em Brasília, na noite desta quinta-feira (25). O evento foi um convite a todos os brasilienses para a comemoração dos 10 anos de fundação do Ministério do Turismo. O espetáculo apresentado foi a grande suíte do balé Don Quixote, que contou com um elenco de 90 bailarinos.
Para o ministro do Turismo, Gastão Vieira, o setor turístico brasileiro ainda está em fase de amadurecimento. “A melhor maneira de festejar os 10 anos da pasta é oferecendo aos brasilienses um espetáculo que traga esse sentimento, representado por uma companhia de balé composta por pessoas que, diariamente, criam oportunidades”, registrou o ministro, que estava acompanhado dos três secretários da pasta: Valdir Simão, Vinícius Lummertz e Fábio Mota.
A apresentação teve entrada gratuita e os 5 mil ingressos disponibilizados ao público externo se esgotaram em apenas 5 horas após o início da distribuição – os outros 3 mil foram destinados aos servidores e colaboradores do MTur, com seus respectivos familiares.
Para Marcos Vinícius, bailarino que protagonizou o personagem Basílio, o número de pessoas na plateia impressionou. “Nunca tínhamos dançado para tanta gente assim. Essa multidão toda é incrível, porque representa um povo que realmente quer ver e conhecer a arte, e isso deve servir como estímulo para a promoção de mais eventos desse tipo”, argumenta.
Após passar quase duas horas na fila em busca de um ingresso, na segunda-feira, Rosângela de Souza comemorou. “Valeu a pena esperar. Eu sempre ouvia falar muito bem do Bolshoi, mas nunca consegui assistir a uma apresentação deles. Fiquei impressionada, foi um espetáculo de tirar o fôlego.”
Além do ministro Gastão Vieira e os secretários da pasta, o evento contou com a presença  do governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz; dos ministros Alexandre Padilha (Saúde) e Tereza Campello (Desenvolvimento Social); e dos ex-ministros do Turismo Walfrido dos Mares Guia e Luiz Barreto.

Ascom/MTur

Encontro aponta estratégias para potencializar turismo na América do Sul

Secretário-executivo do Turismo defende criação de políticas que promovam o aumento da integração e a eliminação de barreiras e entraves burocráticos


Brasília (DF) – As perspectivas de crescimento do turismo na América do Sul, a política de vistos adotadas nos diversos países e as oportunidades e entraves para o desenvolvimento de multidestinos internacionais foram os temas da mesa-redonda promovida pela Organização Mundial de Turismo (OMT) durante a World Travel Market (WTM) América Latina. O painel reuniu, em São Paulo, autoridades públicas e representantes de entidades privadas do mercado de viagens.
O secretário-executivo do Ministério do Turismo, Valdir Simão, avaliou que a maturação de multidestinos com os países vizinhos é importante, mas deve ser precedida da adoção de políticas que promovam o aumento da integração e a eliminação de barreiras e entraves burocráticos que dificultam a livre circulação de pessoas. “Precisamos nos integrar e eliminar barreiras não visíveis, como o excesso de tributação que desestimula o consumo”, disse.
No que ser refere à flexibilização de vistos para estrangeiros, Simão disse que o ministério é favorável, mas que este não é um impedimento decisivo para o crescimento do fluxo internacional. “A politica de vistos não é de competência exclusiva do MTur, estamos trabalhando junto ao Itamaraty na avaliação dessa demanda”, disse o secretário.
Ele lembrou que está em discussão no Congresso Nacional a alteração na Lei dos Estrangeiros, que prevê, por exemplo, a implantação do visto eletrônico. “Facilitar a emissão de documentos para estrangeiros que virão ao Brasil durante a Copa também está na pauta do governo”, completou.
O diretor executivo da OMT, Márcio Favilla, abriu o debate com uma apresentação com dados do turismo receptivo global que mostram que o turismo continuará em sua trajetória de crescimento no mundo e deve alcançar 1,8 bilhão de chegadas internacionais até 2030. A América Latina contará com 3,3 milhões de chegadas internacionais por ano (2010/2030). Já a América do Sul e América Central juntas crescerão acima da média mundial.
É nesse cenário favorável que os participantes apontaram obstáculos que precisam ser superados para que esses números reflitam em desenvolvimento para a região. O setor convive com outros gargalos, como a falta de conectitivade – oferta reduzida de voos e de transporte terrestre que estimulem o trânsito multilateral de turistas. Assunto que, segundo o secretário do MTur, será discutido no âmbito da União das Nações Sul-Americanas (Unasul), que criou recentemente uma câmara de turismo.
EVENTOS O presidente da Associação Brasileira de Empresas Aéreas (Abear), Eduardo Sanovicz, reforçou a necessidade de se investir na captação de eventos como forma de atrair turistas para o país e defendeu a redução da carta tributária do setor aéreo. Para ele, a implementação de multidestinos deve considerar aspectos econômicos além dos culturais.
Presentes também ao debate os presidentes do Fórum dos Operadores Hoteleiros (FOHB),  Roberto Rotter, e da Braztoa, Marcos Ferraz, também defenderam a extinção do visto para estrangeiros. “Se flexibilizar o visto com a introdução do visto eletrônico teremos um grande avanço”, constatou Ferraz.
A secretária-executiva do Ministério da Cultura, Jeanine Pires, disse que a implementação de multidestinos e promoção conjunta com países vizinho pressupõe “enfrentamento de barreiras, vistos, taxas e burocracia”.



Ascom/MTur

Para ministro, Bolshoi traduz sentimento de alegria do turista

Bailarinos da companhia se encontraram com Gastão Vieira. Eles se apresentam amanhã, no Nilson Nelson, em comemoração aos 10 anos do MTur

24/04/2013
Brasília (DF) – Os bailarinos da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil foram recebidos nesta quarta-feira (24), em Brasília, pelo ministro do Turismo, Gastão Vieira. A companhia, composta por 90 bailarinos, se apresenta gratuitamente na quinta-feira (25), às 20h30, no Ginásio Nilson Nelson, em Brasília, em comemoração aos 10 anos do Ministério do Turismo. Os ingressos estão esgotados.
No encontro, o ministro disse que a apresentação do Bolshoi é a melhor forma de homenagear Brasília, que acabou de completar 53 anos, e comemorar a primeira década da pasta. “Precisávamos oferecer exatamente o que o turista tem: alegria, felicidade, novos conhecimentos. Isso vocês vão traduzir amanhã às pessoas que vão assistir ao espetáculo”, disse Gastão aos bailarinos.
De acordo com o ministro, fazer turismo é buscar felicidade, alegria, confraternização, conhecer novas pessoas e novos ambientes. Segundo ele, o Bolshoi é o balé que mais fala ao sentimento do brasileiro. “Vamos trazer quem se comunique com a alma da gente, que fale de felicidade, como é o turismo”, disse Vieira.
CITY TOUR Mais cedo, o grupo de bailarinos, que reúne adolescentes de 19 estados brasileiros e de outros países, fez um passeio turístico por Brasília. Os jovens conheceram o Setor Militar Urbano, o estádio Mané Garrincha, a Torre de TV e, claro, a Esplanada dos Ministérios.
Com apenas 10 anos, Maria Eduarda Queiroz é a mascote do grupo. Aos 3 anos, a pequena bailarina começou a dar os primeiros passos de dança em sua cidade natal, Valença, na Bahia. Após ingressar na escola catarinense, Maria Eduarda deu passos maiores e se apresentou em outras cidades. “Já me apresentei em Palmas, no Tocantins, e estou ansiosa para me apresentar em Brasília, que terá um grande público”, disse a pequena.
O bailarino Sávyo Pereira, de 17 anos, disse que é grande a troca de conhecimentos e cultura proporcionada pela escola. “Quando a gente viaja, consegue aprender mais sobre a cultura do local. A escola oferece isso pra gente. Conhecemos os pontos turísticos, o que acrescenta muito à nossa educação”, disse.
Para João Vitor Rosa, de 16 anos, que interpreta o Don Quixote, um cavaleiro que ajuda na concretização do casamento dos protagonistas Kitri e Basílio, a apresentação será importante para o grupo. “Teremos palco e público grandes. O Bolshoi tem espetáculos que visam o regionalismo. Don Quixote é uma dança espanhola que leva cultura para outras cidades”, ponderou Rosa.



Ascom/MTur

Aprovação do PNT vai dinamizar gestão do turismo nacional

Meta do Ministério do Turismo é, com isso, posicionar o Brasil entre as três maiores potências do setor até 2022

25/04/2013
Brasília (DF) – Publicado nesta quinta-feira, no Diário Oficial da União, o decreto aprovando o Plano Nacional de Turismo 2013-2016. O texto pretende colocar o Brasil entre as três maiores economias turísticas do mundo até 2022. Para isso o desafio é aumentar o número de turistas estrangeiros que visitam o país, incentivar o turismo interno e ainda o aumento na oferta de postos de trabalho no setor, melhorando assim a qualidade e a competitividade do turismo brasileiro.
“O Plano Nacional do Turismo estabelece um conjunto de diretrizes, metas e ações que orientam a atuação do MTur, em parceria com outros setores da gestão pública”, detalha o ministro do Turismo, Gastão Vieira. Segundo ele, o PNT será executado em regime de cooperação entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os municípios.  “Vamos estimular a elaboração de planos regionais e locais de desenvolvimento turístico, com o objetivo de fortalecer a gestão descentralizada”, disse.
Para o secretário nacional de Políticas de Turismo, Vinícius Lummertz, o PNT será um aliado importante para o Brasil conseguir se posicionar entre as três maiores economias do setor no mundo. “Somos o sexto maior país no conjunto geral da economia do turismo. Tivemos 197 milhões de viagens no ano passado. Isso é atributo de um grande país. O plano vai nos auxiliar a incrementar a chegada de turistas estrangeiros; incentivar o brasileiro a viajar mais pelo Brasil; e aumentar a competitividade do setor turismo brasileiro”, enumerou Lummertz.
A expectativa é que a regulamentação do decreto traga metas mais ousadas para o turismo nacional até 2016. Entre elas, aumentar o número de viagens domésticas dos atuais 197 milhões para 250 milhões e a chegada de turistas estrangeiros para quase 8 milhões por ano. A estimativa é também de que a receita do turismo internacional suba de R$ 6,6 bilhões para R$ 10,8 bilhões.
TRIBUTOS O Plano Nacional de Turismo prevê a articulação junto às demais esferas para incrementar a competitividade turística no Brasil. Deve ser observado, no entanto, que, diferentemente do publicado pela mídia nesta quinta-feira (25), o documento não prevê corte de tributos sobre querosene de aviação e o Ministério do Turismo desconhece qualquer ação de governo nesse sentido.
fonte : MTUR