TURISMO

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quinta-feira, 15 de março de 2012

Estado escolhe Rio das Ostras para projeto pioneiro de Turismo





O Inventário Turístico de Rio das Ostras, resultado da pesquisa elaborada pelo Governo do Estado sobre o Turismo na cidade, será apresentado na próxima quinta-feira, dia 15 de março, às 19h, na Câmara Municipal. A solenidade contará com a participação do Secretário Estadual de Turismo do Rio de Janeiro, Ronald Ázaro. O Inventário faz parte de um projeto pioneiro do Rio de Janeiro, com base na política de aproximação do Estado com os municípios do Interior.

A cidade foi escolhida para piloto da política de aproximação proposta pela Secretaria de Estado de Turismo, com base em critérios como organização, infraestrutura e pontos turísticos de amplo interesse e popularidade, como as belas praias da cidade.

O prefeito Carlos Augusto destacou a importância do Inventário Turístico como reconhecimento pelo trabalho da Administração Municipal. “A escolha de Rio das Ostras como cidade piloto mostra que o Turismo está consolidado em nossa cidade. Os investimentos municipais em infraestrutura, saneamento e urbanização, além da promoção de eventos de referência nacional, como Festival de Jazz e Blues, contribuem para alavancar o setor turístico, que movimenta a economia e gera empregos”, afirma o prefeito.

Pesquisa - As informações turísticas de Rio das Ostras começaram a ser levantadas em outubro de 2011. O Inventário da Oferta Turística consiste no levantamento, identificação e registro dos atrativos turísticos, dos serviços e equipamentos turísticos e da infraestrutura de apoio ao turismo como instrumento base de informações para planejamento, gestão e promoção da atividade.

A pesquisa também serve como fonte de consulta para estudantes, empresários e pesquisadores.

fonte : site da prefeitura de rio das ostras

Destino turístico: o ídolo




Brasília (DF) - Vocé já se imaginou viajando por três cidades em um mesmo final de semana, no rastro de uma banda da qual é fã? Ou fazer amigos em vários cantos do Brasil, simplesmente por ser fiel a um time de futebol? E seguir uma festa itinerante por todo o país e gastar mais de R$ 2 mil com o ingresso de apenas uma delas? Esses são sentimentos, paixões e ações, compreendidas apenas por quem é realmente um fã; ou super fã...
Segundo o Dicionário Aurélio, a expressão vem do termo em inglês ‘fanatic’. O que nada mais é do que a definição para o indivíduo que tem dedicação, admiração ou amor exagerado por alguém ou por alguma coisa. Como acontece com a gaúcha Lauren Fróes do Nascimento, que quando tinha apenas 14 anos fundou o primeiro fã clube de Santa Catarina: o da banda juvenil ‘Restart’. “Queria um meio mais fácil de estar sempre por perto deles. Uma forma de provar meu amor. Gosto muito do 'Restart' e queria ajudar a divulgá-los, tanto que conseguimos juntar 1,5 mil pessoas no nosso fã clube”, relembra a jovem, hoje com 16 anos.
Mas ser fã é sinônimo, muitas vezes, de promover loucuras. E Lauren não fez essas loucuras sozinha. Por ser menor de idade, mobilizou os pais e a irmã mais velha - que também ajudou a coordenar o fã clube. “Conheci várias cidades por causa do grupo. Teve uma vez que fomos a três cidades diferentes, em três dias seguidos: Joinville, Blumenau e Florianópolis (SC). E em todas, entrei no camarim. Quando dizia que eu ia encontrá-los na noite seguinte, eles nem acreditavam. Mas quando nos viam, ficavam impressionados. No último dia, todos já sabiam o meu nome”, se emociona.
SER FIEL
São nessas idas e vindas que os fãs vão acumulando amigos e roteiros turísticos pelo Brasil. Um lugar que antes não era nem percebido no mapa, passa a ocupar uma parte das lembranças desses seguidores apaixonados. A cada cidade, se aprende um pouco da cultura, se degusta as comidas típicas e se aproveita as belezas da região.
Um exemplo de fidelidade vem da corintiana Tatiana Sarkis, que ao acompanhar os jogos do time do coração já conheceu quase todas as capitais brasileiras. “Até para o México eu já fui seguindo o Corinthians. E por amor ao ‘Timão’, já viajei para várias partes do Brasil. Conheci Curitiba quando fui assistir a um jogo contra o ‘Coxa’ (Coritiba), e fiquei apaixonada pela cidade. Com a ‘Fiel’ conheci lugares do interior do país que nunca tinha imaginado ir, como Sete Lagoas (MG) e Pituaçu (BA) - uma cidade muito bonitinha e aconchegante”, lembra Tatiana.
Mas engana-se quem acredita que o amor incondicional do fã é apenas nos bons momentos. “Estava no jogo de Porto Alegre quando vi o Corinthians ser rebaixado (para a Série B, em 2007). Para mim foi como se não fosse haver o dia seguinte. Mas depois veio a sensação de exercitar a humildade. Tivemos que enfrentar disputas internas, mas nos recuperamos. Nunca pensei em deixar o time ou a torcida organizada. Ao contrário, achava que ele precisava de mim para se recuperar. Na minha família não tem ninguém corintiano e mesmo assim eu sou ‘Fiel’. Por isso, costumo dizer que não fui eu quem escolhi o Corinthians, foi ele quem me escolheu”, lembra a advogada e servidora pública.
CAMBALHOTA
Mas não é apenas o fanatismo por pessoas que movimenta o super fã. Grandes festas e eventos também agregam centenas de seguidores a cada ano. Para o brasiliense Arnaldo Martins, um ritmo em especial chama sua atenção: a música baiana. Figura marcante em festas de todo o Brasil, ‘Arnaldinho Cambalhota’, como ele mesmo se define, acompanha uma média anual de dez micaretas e festas similares de ‘carnaval fora de época’. “Comecei a seguir esses eventos quando tinha 16 anos, e gostei tanto que não parei mais. É muito bom poder curtir essas festas, pegar a energia boa que elas passam e voltar revigorado para o trabalho. Este ano fui para o carnaval de Salvador. E estou me programando para acompanhar a gravação do CD de 25 anos da banda Asa de Águia, em Recife; para o Fortal (em Fortaleza, em julho); e o Carnatal (em Natal, em dezembro). Essas são as certas, mas ao longo do ano podem aparecer outras”, se diverte o corretor de imóveis, de 35 anos.
Ele sabe que ser fã não é simplesmente saber tudo sobre o ídolo, de seus trabalhos à vida privada. É, sim, um estado de espírito, onde alegria e lágrimas se confundem. É amá-los, admirá-los, apoiá-los. Mais do que isso, é se divertir estando perto de quem (ou o que) se admira. “Como sempre acompanho os carnavais fora de época, tenho amigos em todos os estados do Brasil. Pessoas que, como eu, não são loucas, mas que se entregam nesses eventos. Por isso sempre faço algo diferente. Uma vez fui com uma melancia na cabeça. E nesse ano, no carnaval de Salvador, fiz só a metade da barba, para aproveitar o tema do evento que estava sendo patrocinado por uma lâmina de barbear. Para mim o mais importante é se divertir”.
fonte: MTUR
 

Rio de Janeiro é a cidade mais cara, aponta o Hoteis.com

A Hoteis.com aponta em seu novo estudo, o HPI (Hotel Price Index), um aumento de 10% no valor da diária dos hotéis no Brasil. A edição 2012 do estudo analisa as principais oscilações de preços nas principais cidades do mundo, onde a média global é de 4%.
 
A Cidade do Rio de Janeiro é apontada como a mais cara no Brasil, com 11% de aumento nos preços dos hóspedes, mas para quem está acostumado com hotéis luxuosos de cinco estrelas, Angra dos Reis é a que tem o maior valor, mesmo com queda de 19%, em relação a 2010.
 
Mundialmente falando, a média de preços na Ásia baixou para 2%, diferente de todos os outros lugares do mundo: No Pacífico a crescente é de 8%, assim como na América do Norte com 5% de aumento, 4% na América Latina, 3% no Caribe e 2% na Europa e Oriente Médio.
 
 
 
600 mil na Copa - A oferta e a demanda estimada para a Copa do Mundo de 2014, no Brasil, contém uma disparidade grande, como a gerente de marketing da Hoteis.com, Yara Ohashi, nos relata: “Hoje, sabemos que a capacidade instalada não é suficiente para atender a demanda que se espera da Copa do Mundo. O último estudo do IBGE mostra que a expectativa é de receber 600 mil turistas na época da Copa no Brasil e a capacidade instalada nas cidades que receberão os jogos é de 370 mil leitos”.
 
Em 2014 veremos a diversificação nos meios de hospedagem, tendo a procura de hotéis de todas as categorias e cidades vizinhas deverão receber hóspedes, como os casos de Guarulhos em São Paulo, Niterói no Rio do Janeiro e São José dos Pinhais em Curitiba, como diz ao DIÁRIO DO TURISMO, a gerente de marketing da Hoteis.com.
 
Na África do Sul, última sede da Copa do mundo, em 2010, os preços das diárias na Cidade do Cabo sofreram queda de 31% no ano passado, que foi a maior queda percentual, segundo Ohashi.
 
fonte : Diario do turismo

Grupo Águia representa operadora do Vaticano no Brasil

O Grupo Águia, presidido por Wagner Abrahão, é o novo representante oficial no Brasil da operadora Opera Romana Pellegrinaggi, a empresa de Turismo do Vaticano, especializada em destinos religiosos.

Com a realizaçāo deste acordo, o Grupo Águia oferecerá um amplo leque de serviços turísticos para peregrinos de todo o mundo em uma série de locais e eventos no Brasil, em especial o Rio de Janeiro, que receberá a visita de mais de dois milhões de turistas durante Jornada Mundial da Juventude, em 2013.

Para Abrahāo, “este é sem dúvida um dos acordos mais importantes para uma empresa brasileira que vem se dedicando a trabalhar nichos especializados no mercado de turismo. Ademais, foi uma honra ter sido considerado um parceiro para o Brasil por uma das mais antigas e importantes instituições do mundo, ligada ao Vaticano e à Santa Sé”.

Além de Jornada Mundial da Juventude é possível que os roteiros da Opera Romana Pellegrinaggi também incluam algumas das grandes festas religiosas brasileiras, como por exemplo o Círio de Nazaré, em Belém.

A Opera Romana Pellegrinaggi foi criada em 1934 pelo Vaticano, com o objetivo de levar peregrinos em viagens religiosas aos principais destinos religiosos católicos e santuários do mundo. A operadora é sediada em Roma, na Itália, sendo uma empresa subordinada ao Vicariato de Roma, um dos braços da Santa Sé.

A operadora especializou-se no que chama de “itinerários espirituais”, com roteiros com três focos principais: bíblico (origens da fé católica), mariano (destinos relacionados à vida de Maria e principais santuários marianos) e religioso.

Embratur inaugura novo estande de promoção internacional na ITB Berlim

Sérgio Nery, Berlim

O turismo brasileiro dispõe de um novo espaço de promoção internacional nas feiras do setor. A Embratur inaugurou, na última quarta-feira, em Berlim, na abertura da ITB 2012 (International Tourism Bourse), o novo layout do estande da autarquia. Os principais objetivos da mudança são mostrar todo o potencial turístico do país e proporcionar mais interatividade com os visitantes do espaço.

São 757 metros quadrados com as cores do Brasil, luzes, sons, gastronomia, músicas e imagens do País. O espaço está localizado no Pavilhão ITB Américas nº 202 do Hall 1.1b. Foram investidos 780 mil euros na nova comunicação visual. Uma das novidades é um espaço amplo e exclusivo para a Copa do Mundo 2014. O secretário-executivo da pasta, Valdir Simão afirma que se for bem avaliado, o estande será o novo modelo da autarquia nas feiras. “A idéia é que o espaço represente todo o potencial que o Brasil tem”, define.

Sobre o destaque reservado para a realização da Copa do Mundo no País, Simao defende que trata-se de uma demonstração da importância do evento para o turismo brasileiro. “O espaço para a Copa mostra que evento é uma prioridade para o ministério e importante ação na feira. Vamos mostrar que Brasil está preparado. Espero que façamos bonito também dentro do campo’, declarou. 

Além de apresentar o destino Brasil e promover o País nos negócios globais de turismo, o estande sediará atividades para o público final entre os dias 10 e 11. O diretor de produtos e destinos Marco Lomanto destaca que o Brasil veio com força total ao evento, seguindo as diretrizes do presidente Flávio Dino e do Plano Aquarela, que prevê uma alta exposição do Brasil entre 2012 e 2014.

“A ITB é muito importante e sempre lançamos ações e campanhas novas nesse evento. Aproveitamos os sete anos da Marca Brasil para apresentaros a nova comunicação visual, aprimorando o estande com tecnologia e interatividade”, completa.

fonte: jornal do turismo