TURISMO

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sexta-feira, 13 de julho de 2012

Guadalajara, concorrente internacional em Turismo de Reuniões: Luis Felipe Nuño

A capital do estado de Jalisco, no México, apresentará no II Fórum de Turismo de Negócios (FTN), nos dias 10 e 11 de agosto, em Florianópolis – SC, Brasil, suas belezas como destino turístico e sey potencial em diferentes segmentos, tanto esportivo como industrial e comercial.
Lar de alguns dos símbolos mais representativos do México, capital da indústria eletrônica do país e cidade comercial por excelência nos ramos de jóias, móveis e calçados, Guadalajara chega ao II FTN posicionada como importante sede de Turismo de Reuniões.
O diretor da Oficina de Visitantes y Convenciones de Guadalajara, Dr Luis Felipe Nuño Ramírez, disse que a cidade é um forte competidor internacional para o Turismo de Reuniões e a principal cidade mexicana no setor.
Em entrevista com a Vem América, o Dr. Nuño Ramírez explicou a escolha de Guadalajara como Cidade Convidada.
- Dr., como foi que escolheram a cidade de Guadalajara para ser convidada especial no Fórum de Turismo de Negócios em agosto no Brasil?
- Guadalajara está sempre disposta a participar de eventos, não só nacionais como internacionais, de diferentes instâncias, seja de governos, iniciativas privadas, empresariais, para se difundir como destino. E é assim que vai participar desse importante evento no Brasil, onde Guadalajara vai como destino turístico para apresentar suas belezas e seu potencial em diversos segmentos.
- O que você vai mostrar, o que vai dizer que tem em Guadalajara, qual seu slogan?
- Guadalajara tem muitos pontos fortes. Um muito importante é o tema esportivo; a experiência dos passados Jogos Panamericanos nos deixou um importante legado de recintos novos, funcionais e modernos, com os quais podemos promover o turismo esportivo de maneira importante.
Outro ponto muito valioso é o tema de congressos e convenções, o Turismo de Reuniões em geral; Guadalajara tem infraestrutura para isso. O centro Expo Guadalajara é o que atualmente tem mais espaço em uma área funcional na América Latina: 90 mil metros quadrados.
Também existem outros segmentos importantes, como o turismo religioso. Outro que tem um peso valioso, e vem crescendo, é o turismo médico; aumentam e melhoram os hospitais, equipes médicas e recursos humanos e de especialistas, que podemos potencializar de alguma forma.
Existem muitas possibilidades para promover Guadalajara e compartilhá-la com outros países. Sabemos que o Brasil vem crescendo de maneira muito importante, portanto, os turistas viajam ao exterior do país com maior índice de gasto. Acreditamos, então, que vale muito a pena estar nas feiras e seguir promovendo a cidade.
Jalisco, berço de valores
O diretor da OFVC informou ainda acerca da infraestrutura turística da cidade: mais de 22 mil acomodações em hotéis, 150 voos diários, mas “não é só essa parte que é necessária para promover um destino turístico consolidado. Oferecemos ainda os grandes ícones representantes do México, com isso quero dizer que também oferecemos a história da tequila, as lendas da tequila e do Patrimônio Natural da Humanidade – a Paisaje Agavero- e a música do mariachi, que também tem reconhecimento como Patrimônio Cultural da Humanidade.”, disse.
A isso, acrescentou, somam-se valores culturais que enriquecem e fazem diferente todo um povo, e “isso causa um grande impacto. Estrutura, ônibus, voos e hotéis todas as cidades do mundo têm, mas o que nós temos é diferente. Pois esses valores nos fazem mexicanos orgulhosos de nossas raízes, nossa cultura, origem e tradições.”
“Alguém disse que quando se visita o México, se visita vestido de charro, quando se canta no México, se canta com o mariachi, quando brinda, brinda com a tequila. Então, esses valores se difundiram de maneira importante e nos ajudam a promover a cidade.”

- Vocês são a cidade convidada do FTN, porém qual é a situação da cidade de Guadalajara nesse sentido, que indústrias e serviços têm para convencer os comerciantes a fazer negócio com vocês?
- Temos negócios muito importantes. Guadalajara é a capital da indústria eletrônica do México, o que é muito valioso. Quase todos os Blackberrys do mundo são feitos aqui em Guadalajara, então temos indústrias muito reconhecidas. As joalherias também; o design de móveis, que são fabricados aqui; os calçados, que chegam a mercados femininos importantíssimos.
Outra indústria muito importante e reconhecida internacionalmente é a tequileira. As fábricas dessa bebida estão presentes em praticamente todos os países do mundo. E com isso levamos ao mundo esse sabor e essa tradição.
Além disso, Guadalajara é uma cidade comercial, com muitas indústrias em constante fortalecimento.
- Que posição está Guadalajara no ranking de cidade sede de Turismo de Reuniões no México?
- Somos importantes líderes no México, mas como era de se esperar a número um é a Cidade do México, por volume de centros, infraestrutura e população. Nós estamos logo atrás, batalhando com Cancún, pois Cancún tem alguns atrativos e Guadalajara outros, mas somos as cidades principais do país.
- O que Guadalajara está fazendo para aumentar sua presença e imagem a nível nacional e internacional?
- Nossa, muita coisa. Estamos trabalhando muito com pessoas com deficiência, incluindo-os na atividade turística, nos eventos. Temos feito uma reestruturação importante nos hotéis – para que essas pessoas tenham acessibilidade, a cidade está se convertendo em uma cidade acessível. Estamos também trabalhando duro com a sustentabilidade e fazendo promoções intensas – competimos com países fortes em segmentos e mercados importantes.
Competimos com a Escócia, às vezes com Bruxelas. Guadalajara está nas ligas internacionais, com um reconhecimento valioso, e é isso que estamos fazendo desde o Bureau de Convenciones de Guadalajara.
- Que mensagem você enviaria aos participantes e ao Brasil como sede do FTN?
- Diria para virem conhecer o México através de suas tradições, cultura e riqueza; que nos encantam compartilhar. Que venham a esse México que se chama Guadalajara, a essa terra que em algum momento deu reconhecimento ao Brasil (no jogo de futebol de 70, do Pelé) e que venham e conheçam uma cidade inquieta, em crescimento, cheia de cultura, de paixão e de tradições.
fonte : fonte de turismo de negocios

Expositores do FTN trazem novidades em pacotes para agentes de viagens

A operadora argentina Repytur e as brasileiras New Line Tour Operator e Conetur Operadora estarão nos dias 10 e 11 de agosto, em Florianópolis/SC, expondo na Feira de Negócios do II Fórum de Turismo de Negócios (FTN) pacotes e promoções para os agentes de viagens participantes. Cada operadora estará demonstrando opções de hotéis e passeios nos mais variados destinos, excursões, pacotes individuais e personalizados. Para isso, a Conetur, agência oficial do evento, oferecerá caravanas aos agentes de viagens, saindo de São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Argentina e interior de Santa Catarina.
Além da Feira de Negócios, haverá palestras e capacitações durante o Fórum. Dentre os temas confirmados estão as capacitações de destinos turísticos com a empresa New Line Tour Operator, a capacitação e apresentação da cidade de Guadalajara, no México, e as palestras Turismo de Negócios e Eventos no Brasil, ministrada pela ex-presidente da Embratur Jeanine Pires, Gerenciamento de Crises no Turismo, com o professor da PUC/SC Crisomar Souza e Inteligência em Mídias Socias, ministrada por Gil Giardelli, web ativista, CEO da Gaia Creative e professor de pós-graduação, MBA, Miami Ad School e do CIC (Centro de Inovação e Criatividade) na ESPM.
O FTN também ocorrerá paralelamente ao Simpósio para a Integração Turística do Mercosul (SITMERCO), um evento que trará parlamentares, ministros de turismo e outros representantes de entidades do governo dos países da América Latina.
fonte: jornal internacional deturismo

Expositores do FTN trazem novidades em pacotes para agentes de viagens

A operadora argentina Repytur e as brasileiras New Line Tour Operator e Conetur Operadora estarão nos dias 10 e 11 de agosto, em Florianópolis/SC, expondo na Feira de Negócios do II Fórum de Turismo de Negócios (FTN) pacotes e promoções para os agentes de viagens participantes. Cada operadora estará demonstrando opções de hotéis e passeios nos mais variados destinos, excursões, pacotes individuais e personalizados. Para isso, a Conetur, agência oficial do evento, oferecerá caravanas aos agentes de viagens, saindo de São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Argentina e interior de Santa Catarina.
Além da Feira de Negócios, haverá palestras e capacitações durante o Fórum. Dentre os temas confirmados estão as capacitações de destinos turísticos com a empresa New Line Tour Operator, a capacitação e apresentação da cidade de Guadalajara, no México, e as palestras Turismo de Negócios e Eventos no Brasil, ministrada pela ex-presidente da Embratur Jeanine Pires, Gerenciamento de Crises no Turismo, com o professor da PUC/SC Crisomar Souza e Inteligência em Mídias Socias, ministrada por Gil Giardelli, web ativista, CEO da Gaia Creative e professor de pós-graduação, MBA, Miami Ad School e do CIC (Centro de Inovação e Criatividade) na ESPM.
O FTN também ocorrerá paralelamente ao Simpósio para a Integração Turística do Mercosul (SITMERCO), um evento que trará parlamentares, ministros de turismo e outros representantes de entidades do governo dos países da América Latina.
fonte : jornal internacional de turismo

Feria de las Colonias leva a partir de hoje a cultura latina a Bogotá

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Começou hoje a Feria de las Colonias, em Bogotá, com objetivo de unir comércio e cultura de todas as regiões da Colômbia. Os setores participantes incluem indústria, comércio, turismo, artesanato, produtos típicos, serviços, projetos, gastronomia e arte. A edição de 2011 contou com 73 mil participantes e 1087 empresas.
A feira segue de 12 a 22 de julho.
fonte : jornal internacional de turismo

Bahia abre o Festival do Acarajé na sexta

O evento, que tem como objetivo divulgar e comercializar um dos quitutes mais famosos da Bahia acontece na sexta-feira (13), no Jardim da Recreativa, a partir das 16h. A entrada é gratuita. Participarão 12 baianas formalizadas como Empreendedoras Individuais (EI), que já se capacitaram no Sebrae com palestras e cursos básicos de idiomas.
As profissionais integram a Associação de Baianas de Acarajé de Valença (ABAAV), um dos núcleos do Programa Empreender, promovido pelo Sebrae, Federação das Associações Comerciais do Estado da Bahia (Faceb), Associação Comercial e Industrial de Valença e Câmara de Dirigentes Lojista (CDL) de Valença. Segundo o gestor do Ponto de Atendimento do Sebrae em Valença, Ângelo Fahning, o festival é uma das ações dessa parceria, contando ainda com o apoio da prefeitura, através da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio.
“As empreendedoras participantes da primeira edição, que aconteceu em abril, estreitaram as relações com os fornecedores, melhoraram prazos, tiveram acesso a produtos de qualidade e conseguiram patrocínios de alguns equipamentos, como toldos e tabuleiros. Ao todo foram vendidos mais de dois mil acarajés”, comemora Ângelo. A meta para a segunda edição é de 3,5 mil quitutes.
A partir da formalização, da organização e da padronização utilizadas no trabalho, as baianas atraíram novos clientes, obtendo, assim, um aumento na renda. Para o gestor do Sebrae, esse tipo de evento fortalece e torna o negócio das baianas mais competitivo para o mercado. “Com a Copa do Mundo de 2014 e o fluxo natural de turistas nesta região, procuramos sempre capacitar essas profissionais, para que elas atendam cada vez melhor os moradores da cidade e os turistas”, finaliza.
fonte jornal de turismo

Setor de Turismo ganhar curso focado no atendimento a turistas Imprimir

Um curso de inglês formulado exclusivamente para profissionais de turismo que atuam diretamente com o público e que precisam do inglês para se comunicar em situações práticas do dia a dia. Essa é a proposta do Come Aboard, curso desenvolvido numa parceria entre o Sindicato das Empresas de Turismo no Estado do Rio de Janeiro (Sindetur/RJ) e o Britannia e que foi lançado ao mercado ontem, durante um coquetel com empresários e autoridades. Na ocasião, o presidente do Sindetur/RJ, Aldo Siviero, destacou que a necessidade de criar o curso veio do próprio trade e das perspectivas de o Rio receber um número crescente de turistas.
“Pelos próximos quatro anos, iremos abrigar muitos eventos internacionais, mas não temos mão de obra qualificada para bem receber tantos visitantes”, alertou Aldo Siviero.
A afirmativa foi confirmada pelo vídeo exibido durante a abertura do evento, onde foram mostradas, de forma bem humorada, entrevistas realizadas em inglês junto a funcionários de hotéis.
“Praticamente todos os entrevistados não sabiam falar inglês. Se quisermos fortalecer a imagem do Rio como destino turístico, precisamos investir com urgência no ensino do idioma”, ressaltou o CEO do Britannia, José Roberto Vasconcelos.
Voltado exatamente para os profissionais que nunca tiveram contato com o idioma ou que possuem pouco conhecimento da língua, o Come Aboard traz a metodologia do treinamento funcional, onde o aluno aprende o vocabulário necessário para se comunicar em diversas situações do dia a dia do trabalho como, por exemplo, atender, sugerir e passar informações para estrangeiros; participar de diálogos informais; lidar com reclamações e oferecer soluções.
As aulas, que terão início em agosto, serão ministradas na sede do Sindetur/RJ, localizada no Centro, e também nas seis unidades do Britannia (Barra Marapendi, Barrashopping, Barrinha, Gávea, Ipanema e Lagoa). Mais informações pelo  site www.britannia.com.br ou pelo telefone (21) 2286-6444.
Sobre o Come Aboard:
É um curso de inglês prático e rápido desenvolvido para profissionais que prestam atendimento a turistas e que possuem pouco ou nenhum conhecimento de inglês.
O Come Aboard, que terá início em agosto, é dividido em dois módulos de quatro meses e meio cada: Iniciante, para quem tem pouca ou nenhuma noção do idioma e Elementar, para quem possui algum conhecimento da língua.
As aulas serão ministradas duas vezes por semana, com duração de uma hora cada.
>> Horários:
Módulos 1 e 2 : 2ª e 4ª / 3ª e 5ª no período da tarde, das 12h às 13h ou das 13h às 14h e no período da noite, das 18h às 19h ou das 19h às 20h.
>> Valores:
Para aulas no Sindetur/RJ, o investimento para associados ao sindicato ou à Abav/RJ será de R$800,00 à vista ou cinco parcelas de R$160,00.  Para não associados o valor será de R$1.150,00 ou cinco parcelas de R$230,00.
Para aulas nas filiais do Britannia, o valor para associados ao Sindetur/RJ ou à Abav/RJ será de R$1.110,00 ou cinco parcelas de R$220,00. Para não associados o valor será de R$1.150,00 ou cinco parcelas de R$230,00. As inscrições devem ser realizadas diretamente nas unidades do Britannia ou pelo site.
Material didático:
Para cada módulo o aluno deverá adquirir um livro no valor de R$70,00.
Endereços:
Sindetur/RJ - Rua da Quitanda, 52, 7º andar, Centro. Tel.: (21) 2232-2687
Britannia Barra Marapendi - Av. Afonso Arinos de Melo Franco, 222 bloco 2 loja 133. Tel.: (21) 2493-3399
Britannia BarraShopping - Av. das Américas, 4430, loja F. Tel.: (21) 3486-3167
Britannia Barrinha - Av. Vitor Konder, 406. Tel.: (21) 2484-2005
Britannia Gávea - Rua General Rabelo, 36. Tel.: (21) 2511-0143
Britannia Ipanema - Rua Redentor, 105. Tel.: (21) 2511-0940
Britannia Lagoa - Av. Epitacio Epitácio Pessoa, 5030. Tel.: (21) 2286-6444
fonte jornal de turismo

MTur destina R$ 110 milhões para sedes da Copa do Mundo

A 700 dias da realização da Copa do Mundo 2014, o Ministério do Turismo anunciou na última quinta-feira um reforço para a preparação das cidades-sede que receberão os turistas durante o mundial. Foram destinados R$ 110,6 milhões para a realização de obras de infraestrutura turística nos 12 municípios que abrigarão os jogos da competição.

O investimento total será de cerca de R$ 120 milhões, contando com os recursos de contrapartida das prefeituras e governos estaduais. Os projetos a serem financiados são de implantação de CATs (Centros de Atendimento ao Turista), sinalização turística e obras de acessibilidade nos principais atrativos dos municípios contemplados.

“Estamos chegando ao final do primeiro semestre, empenhando 100% do montante previsto para este ano em obras de acessibilidade, sinalização e CATs nas cidades-sede. Até 2013, completaremos os R$ 200 milhões projetados para esta finalidade”, afirmou o ministro do Turismo, Gastão Vieira. Essas três categorias de obras, segundo ele, integram a agenda de compromissos do MTur entre os preparativos do governo federal para a Copa 2014.

O MTur destinou recursos para as seguintes cidades:  Belo Horizonte (R$ 5,62 milhões), Brasília (R$ 3,49 milhões), Cuiabá (R$ 3,31 milhões), Curitiba (R$ 8,57 milhões), Fortaleza (R$ 17,43 milhões), Manaus (R$ 1,84 milhão), Natal (R$ 17,58 milhões), Porto Alegre (R$ 11,29 milhões), Recife (R$ 14,97 milhões), Rio de Janeiro (R$ 17,92 milhões), Salvador (R$ 7,69 milhões) e São Paulo (R$ 896 mil).

Os recursos destinados às cidades-sede estão incluídos no montante de R$ 323,7 milhões empenhados em 2012 pelo Ministério do Turismo para ações de infraestrutura.
fonte jornal de turismo

CONOTEL 2013 reune hotelaria no próximo dia 26 de julho

Será realizado no próximo dia 26 de julho, o 54º Congresso Nacional de Hotéis – CONOTEL 2013, com o tema central “A Hotelaria que Queremos para o Brasil”. Promovido pela ABIH-Associação Brasileira da Indústria de Hotéis e com a participação da Federação Brasileira de Hospedagem – FBHA, Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil – FOHB e Associação Brasileira de Resorts – RESORTS BRASIL. 
fonte jornal de turismo

Inscrições do Pronatec Copa terminam na próxima semana

O prazo de inscrições para o programa Pronatec Copa, parceria dos ministérios do Turismo e da Educação, termina na próxima segunda-feira.  Os profissionais da área de turismo e demais interessados nos cursos técnicos e de idiomas devem acessar o site http://www.pronateccopa.turismo.gov.br para se inscrever e obter informações.

As inscrições são realizadas somente pelo site. Terão prioridade na seleção os portadores de deficiência e pessoas que já trabalham em profissões relacionadas ao turismo. No total, serão atendidos residentes de 117 municípios brasileiros. Destes, 74 estão localizados nos estados que receberão a Copa do Mundo 2014 e 43 são municípios em outras regiões de interesse turístico.

O Pronatec Copa oferece 29 cursos técnicos, além de treinamento nos idiomas inglês, espanhol e libras. Para todos, é exigida idade mínima de 18 anos. Os cursos são gratuitos e serão ministrados em entidades do Sistema S (Senac, Sesi e Senai) e institutos federais de educação.
fonte : diario de turismo

Insatisfação dos dirigentes estaduais com o Mtur motiva nova reunião -II (pauta)

A pauta da próxima reunião do Fornatur revela o alto grau de insatisfação dos dirigentes estaduais com o tratamento que estão recebendo do Ministério do Turismo. O encontro terá como tema central 11 itens que envolve diretamente Estado/Mtur.
Os 11 temas foram distribuidos para diferentes dirigentes estaduais e serão aprofundados nos debates. Pela leitura, compreende-se que a insatifação atinge diferentes áreas, incluindo Prodetur, Convênios, Qualificação, Marketing, Programas de Regionalização entre outros.
Veja a Pauta completa da reunião do Fornatur na próxima segunda, dia 16:
I - Assuntos Específicos
1)      MTUR – Interveniente-executor nos projetos apresentados ou a apresentar (BA/GO/PA);
2)      Convênios-  criação de mecanismos virtuais para gestão de convênios e agilidade na liberação dos recursos. Como ficarão aqueles já assinados e os que estão em andamento? (TO/MS/GO);
3)      Aplicação da verba descentralizada -  (diretrizes e orientações para recebimento para o uso das verbas)  – os Estados terão  liberdade  para definir os Projetos? - Orientações do Mtur com referência  a prestação de contas (BA/GO/MS/PA/SC);
4)       Qualificação de mão- de- obra (os programas serão executados diretamente pelo PRONATEC ou pelas Secretarias Estaduais); (GO/BA/PA);
5)      PRODETUR – Obras realizadas com participação de verbas federais, incluindo o Prodetur, podem ser ofertadas pelos estados   como contrapartida ao BID sem a responsabilidade do governo federal? (SE);
6)      Classificação hoteleira (Projeto e prazos para a implantação do novo tipo de classificação) (DF);
7)      Salão Brasileiro de Turismo 2013 – quais ações deverão ser providenciadas pelas Secretarias Estaduais referente a previsão de verbas e prazos para a  execução? (DF);
8)      Salões Estaduais de Turismo – estabelecer verbas para apoio ao Evento (AM );
9)      Continuidade do Programa de Regionalização do Turismo (SC);
10)   Banco de Imagens – solicitar ao Mtur a liberação de recursos visando a criação de planos de mídia e material promocional para  divulgação nos eventos nacionais e internacionais; (GO)
11)    Mtur disponibilizará  verbas para ações de promoção da Copa de 2014?  (DF )
 II - Assuntos Gerais
1) Aviação regional (Brasil e Mercosul) (SC);
2) Criação de  um canal de comunicação entre as Secretarias Estaduais (AM );
3) Participação dos Estados em eventos como a BRAZTOA (por ex), como fortalecimento dos produtos e destinos turísticos (AM);
4) Estabelecer metas para o Estudo da Cadeia produtiva do Turismo, identificando os indicadores que agreguem valores na economia  local, assim como seus impactos sociais (AM);
5)      Lei Geral do Turismo – debater sobre sua regulamentação (MS);
6)      Lei 12.232 – que regulamenta a criação, confecção e distribuição de material promocional e dá outras providências (existem divergências de interpretação da Lei entre SGL/Governo de Tocantins e Mtur) (TO);
7)      Como e em que condições conseguir a liberação de verbas de Convênios celebrados durante o período eleitoral? (RO).
8)      Jornada Mundial da Juventude 2013 (RJ);
9)      Copa das Confederações 2013 (RJ);
10)   BRITE (RJ).
fonte jornal de turismo

Começa hoje o Festival da Arraia na Barra Nova (CE)

Fortaleza – Começa hoje, sexta-feira (13) até domingo (15), a terceira edição do Festival Gastronômico da Arraia, na praia de Barra Nova, em Cascavel (CE). No evento, acontecerão cursos e oficinas de capacitação para a melhoria dos serviços das barracas de praia, e também degustação de pratos, feira de artesanato e shows com artistas locais.
Apesar de seus encantos naturais, a praia de Barra Nova estava estagnada no setor turístico. A iniciativa da realização do festival partiu da Associação da Cadeia Produtiva do Turismo do distrito de Jacarecoara, composto por 20 empreendimentos entre barracas de praia, restaurantes, pousadas e agências de viagens. Os empresários pediram ajuda à prefeitura municipal e o Sebrae no Ceará apoiou a iniciativa por Escritório Regional do Litoral Leste.
Nesta edição, o evento é co-realizado pela Associação dos Empreendedores da Cadeia Produtiva do Turismo do Distrito de (ACPTur) e pelo Instituto para o Desenvolvimento da Cultura e do Turismo de Jacarecoara (IDCTUR). A iniciativa tem total envolvimento da comunidade, contando com a participação dos pescadores, donos de barracas, vendedores ambulantes, pousadas e toda a população em geral. 
fonte jornal  de turismo

Queijo de uma tonelada vira atração turística


Um queijo coalho com mais de uma tonelada será a principal atração turística do 6º FestLeite - Festival do Leite de Quixeramobim, que acontece  de 16 a 18 de agosto, na Praça da Matriz. A peça desta edição será quase três vezes maior do que a apresentada em 2007, que tinha 350 kg.  De lá para cá, o peso só aumentou na disputa pelo título de maior queijo do Brasil. Em 2008 foram 718 kg. Em 2009, 780 kg. No ano de 2010, a medida foi de 910,5 quilos e no ano passado, o queijo alcançou a marca de uma tonelada.

Evento tradicional e já inserido no calendário turístico do estado, o FestLeite foi criado com o objetivo de promover, fortalecer e desenvolver o agronegócio. Na feira também são apresentadas novas tecnologias de produção, gestão e comercialização com foco na sustentabilidade, além da valorização da culinária e auto-estima dos moradores.
Promovido pela Prefeitura de Quixeramobim, em parceria com o Sebrae no Ceará o evento também tem o apoio do governo federal, dos bancos do Nordeste e do Brasil, além de empresários e produtores locais. O FestLeite também dá visibilidade turística ao município que tem a maior bacia leiteira do Ceará, com 60 mil cabeças de vaca e a produção de diária de 110 mil litros de leite.
Um dos momentos mais esperados, a pesagem do queijo, acontece tradicionalmente na abertura do evento, às 20h, do dia 16 de agosto. O queijo para a disputa é produzido com leite doado pelos produtores e, depois da pesagem é distribuído ao público. As sobras são distribuídas em hospitais e casas de repouso.
fonte : jornal de turismo