TURISMO

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quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Procon e Anac dão dicas sobre os direitos dos viajantes

Cancelamento de viagem, atraso no voo, regras para viagens de ônibus e navios: veja quais são os direitos do consumidor.

Procon e a Anac listam os direitos do turista em todos os tipos de viagens

A Fundação de Proteção e Defesa ao Consumidor (Procon) e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) listam os direitos do turista em todos os tipos de viagens, desde a contratação do serviço até o cancelamento de um voo. Confira os principais assuntos:
Escolha do pacote de turismo
O Procon recomenda atenção para a aquisição da viagem: “A oferta por meio de anúncios e folhetos deve conter informações claras e precisas como valores cobrados nas partes aérea e terrestre, categoria das passagens, taxas de embarque, tipos de acomodação, traslados, refeições, guias, número exato de dias e despesas a cargo do consumidor”.
Pesquisa sobre o vendedor
O Procon ressalta a importância de se pesquisar um breve histórico da agência de turismo. O site da entidade lista as empresas reclamadas.
Cancelamento de viagens
Caso a agência cancele a viagem, todos os valores pagos e corrigidos devem ser restituídos, assim como eventuais prejuízos financeiros e danos morais. Caso o consumidor faça o cancelamento, deve avisar com a maior antecedência possível.  Ainda assim, deverá pagar multa de 10% do valor total para cancelamentos a mais de 30 dias da viagem; 20%, entre 30 e 21 dias; e multa superior caso avise a agência em prazo mais próximo à data da partida.
Viagens de navios
Entre outras recomendações, o Procon lembra que tudo o que for oferecido pela agência de viagens deve ser registrado em contrato com identificação completa das partes envolvidas. Importante que este documento também contenha informações quanto a eventuais cancelamentos.
Viagens de ônibus
Preste atenção no estado de conservação do ônibus antes do embarque. Em caso de veículo deteriorado, recomenda-se ao viajante anotar o número de registro do ônibus e guardar o canhoto da passagem para serem usados como comprovantes.  Fotografias também podem ser arquivadas como prova.  
Passagens aéreas
O Procon recomenda, neste caso, cuidados desde a compra. No momento da reserva da passagem, registre o nome do atendente e o código localizador. Ao retirar o bilhete, confira data, hora, validade, local de embarque e número de voo.  O consumidor tem até sete dias para cancelar a passagem em compras por telefone ou internet.
Atrasos de voo
O passageiro que comparecer ao embarque de um voo atrasado tem direito a receber assistência material para comunicação (a partir de uma hora de atraso), alimentação (a partir de duas horas) e acomodação e transporte (a partir de quatro horas). Atraso superior a quatro horas envolvem ainda opções de hospedagem ou reembolso.
O viajante tem direito a receber de volta o valor integral da passagem (incluindo tarifa de embarque), remarcar a viagem, sem custo, para dia e horário de conveniência ou embarcar no voo seguinte para o mesmo destino se o atraso ou cancelamento ocorrer no aeroporto de origem.
Caso esteja em conexão, além do reembolso integral ou parcial (caso deseje ficar na cidade em que se encontra), o passageiro tem direito de retornar ao aeroporto de origem, sem qualquer custo, remarcar para outra data, embarcar no próximo voo ou então concluir a viagem por outro meio de transporte.
Alterações de voo
As empresas podem alterar horários de seus voos mesmo depois da compra da passagem, mas o passageiro deve receber todas as informações relativas ao transporte. O viajante também pode solicitar alterações, mas elas são realizadas de acordo com a disponibilidade da empresa aérea e também gerar custos adicionais.
Mais dúvidas
A Anac tira uma série de dúvidas específicas, como de deficientes físicos, recém-nascidos e deficientes visuais, entre outras, em seu site.

O Procon SP lista ainda outras dicas importantes no Projeto Boa Viagem.
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Schultz divulga data e local da Convenção 2015




A cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, foi a escolhida por Aroldo Schultz, presidente do Grupo Schultz, para receber os principais agentes de viagem de todo o Brasil para a lX Convenção realizada pela operadora entre os dias 1.º e 5 de março do próximo ano.
Os últimos dois eventos aconteceram no Nordeste, agora, segundo Aroldo, é hora de mostrar o sul do país para os participantes dos demais estados brasileiros. “O Brasil é rico em praias, mas também tem serra, folclore, cataratas, gastronomia, vinhos etc.”
O evento acontecerá no Hotel Laghetto Siena e a Vento Sul Turismo e Eventos ficará responsável pelo receptivo. “O Grupo Laghetto e a Vento Sul nos acolheram de braços abertos. Será uma das nossas maiores e mais belas convenções. Estamos preparando boas novidades que serão lançadas no evento e revolucionarão o turismo brasileiro. Aguardem”, comenta o presidente.
O intuito da operadora é levar mais de 350 agentes de viagem, oriundos de mais de 200 cidades brasileiras para Gramado e Canela (RS). “O critério da escolha é muito amplo. Nem sempre o que mais vende será convidado. Os nossos executivos de conta selecionam os agentes e a gerência comercial nacional, em conjunto com a diretoria, decidem o escolhido”, explica Aroldo. Mais informações serão divulgadas em breve.
fonte: diário do turismo

Dois vice-presidentes da Atlantica Hotels são promovidos

Holtze passa de vice-presidente sênior de Operações para acumular novas funções no cargo de Chief Operating Officer (COO), reportando-se diretamente a Paul Sistare.
Segundo o presidente da companhia, Christer trouxe para a Atlantica suas habilidades de liderança e, ao longo dos anos, tem contribuído para o sucesso da companhia, hoje reconhecida como uma das melhores em hospitalidade na América do Sul. “Desde que Christer juntou-se ao nosso grupo em 1998, ele tem sido uma fonte constante de sabedoria e apoio para mim. Além disto, ele tem trabalhado incansavelmente para elevar o nível de conhecimento de nossa equipe operacional corporativa e dos hotéis, que já são os melhores em suas categorias, segundo nossos clientes e investidores”, diz Paul, referindo aos 50% dos empreendimentos da rede listados no top 5 do Trip Advisor.
Annie Morrissey ganha a chancela “sênior” para o seu atual cargo de vice-presidente de Vendas e Marketing. “A prova está nos números. Nosso desempenho vem se superando a cada ano. É por meio da liderança da Annie que nossas equipes de vendas e marketing tornaram-se incomparáveis. Desde 2001, ano que ela se juntou a nós, temos usufruído de sua visão altamente profissional, focada e inovadora”, relembra Paul, acrescentando que “com a criação do escritório comercial, Annie levou todo o grupo a ser reconhecido não só aqui no Brasil, mas também internacionalmente, incluindo a conquista de diversos prêmios fora do Brasil. Os talentos da Annie para relacionamentos, organização e pensamento estratégico, certamente, continuarão a adicionar valor e crescimento para o nosso futuro”.
 fonte : jornal de turismo

Temporada de pesca esportiva no Amazonas reforça turismo














O estado do Amazonas é um dos destinos mais procurados por turistas, em especial os estrangeiros, interessados em conhecer as belezas da floresta Amazônica, o rio e seus afluentes que guardam uma enorme diversidade de espécies da fauna e da flora brasileira. A pesca esportiva, que registrou um crescimento de 10% nos últimos anos, destaca-se entre os atrativos e reforça as atividades turísticas da região.
A temporada de pesca acontece no período de agosto a março, dependendo da região da bacia amazônica. E a atividade movimenta a economia das cidades ribeirinhas e garante emprego e renda para os moradores que trabalham como guias, como barqueiros e prestam serviços aos visitantes.
Nesta temporada, a estimava é receber mais de 9,7 mil turistas, segundo o Departamento de Registro e Fiscalização da Amazonastur, empresa estadual de turismo do estado. Como se trata de uma modalidade esportiva, os pescadores fisgam o peixe, medem, pesam, tiram fotos, retiram o anzol e devolvem ao seu habitat.
Segundo a Amazonastur, a expectativa é de que sejam injetados na economia local cerca de US$ 4 milhões somente com os turistas que visitam a região para pesca.  
De acordo com o ministro do Turismo, Vinicius Lages, o turismo ordenado e sustentável na região é uma das mais promissoras alternativas de desenvolvimento gerador de renda para as populações locais, face ao enorme potencial local.
É cada vez maior o número de turistas e pescadores que se aventuram na captura do tucunaré (um dos preferidos dos esportistas), além das arapaima, aruana, bicuda, redtail catfish, jacunda, pirapatinga, piranhas, payare, traíra e aimará.
Os norte-americanos representam 95% dos estrangeiros que vão pescar no Amazonas. Nos Estados Unidos, há  37,4 milhões de praticantes de pesca esportiva. Eles gastam U$ 50 milhões em viagens, equipamentos e licenças segundo a US Fish and Wildlife Service, agência governamental americana, responsável por cuidar de peixes e vida selvagem.
Brasileiros
Entre os praticantes brasileiros, os mais assíduos são os paulistas, além dos visitantes do Rio de Janeiro, Distrito Federal, Minas Gerais e Paraná. O mercado de pesca esportiva no Brasil é de cerca de 7,8 milhões de pessoa - um crescimento de quase 100% se comparado a 2004, quando o número de praticantes era de quatro milhões, segundo pesquisa da Associação Nacional de Ecologia e Pesca Esportiva (Anepe).
A temporada de pesca esportiva movimenta 25 municípios amazonenses, sendo os principais Autazes, Barcelos, Nova Olinda, Borba, Carreiro e Santa Izabel do Rio Negro. “Os municípios que ficam na calha do Rio Negro e na calha do Rio Uatumã são os mais procurados”, diz Oreni Braga, presidente da Amazonastur.
Segundo informações de operadoras que trabalham com viagens para os destinos de pesca na Amazônia, os pacotes variam de R$ 3,5 mil a R$ 10 mil com hospedagem de turistas costumam ficar de três a sete dias. O peixe mais procurado é o tucunaré-açu, que chega a pesar mais de dez quilos. Barcelos, Santa Isabel do Rio Negro e no Rio Uatumã são os locais onde os praticantes podem encontrar com mais facilidade essa espécie.

Roteiros de fronteira impulsionam o turismo no Brasil

Riqueza cultural, cenários de natureza exuberante e boas oportunidades de compras estão entre os principais atrativos
Rio Miranda, Corumbá - Mato Grosso do Sul
Cidades brasileiras que fazem fronteira com outros países chamam a atenção das agências, das operadoras de turismo e dos viajantes como opção acessível aos que desejam fugir do carimbado passeio de férias para a praia. Entre os 588 municípios brasileiros espalhados por 15,7 mil quilômetros de faixa de fronteira, as atrações incluem safáris, belezas naturais, cultura e, claro, turismo de compras.
Apenas no ano passado, na região do Pantanal, 210 mil turistas gastaram cerca de R$ 36 milhões no comércio fronteiriço com a Bolívia, localizado a menos de seis quilômetros do centro do município de Corumbá (MS). A circulação de turistas dentro do próprio continente, passando por destinos que integram mais de um país, é uma tendência mundial, segundo Nilde Brun, presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul.
Além de fazer compras de produtos importados e artesanato andino nas lojas e shoppings da Fronteira Binacional, o turista que vai a Corumbá pode contratar safáris para observação de animais nativos como, jacarés, sucuris e capivaras, entre outros. Há, também, a possibilidade de observar a habilidade dos pantaneiros na condução do gado, nas fazendas da região. A cidade de Corumbá tem ainda igrejas centenárias e antigos fortes com canhões erguidos em posição de defesa da nação brasileira quando em guerra com espanhóis e paraguaios.
Na Tríplice Fronteira, em Foz do Iguaçu, turistas têm a oportunidade de conhecer a diversidade cultural de Brasil, Argentina e Paraguai, em um raio de 150 quilômetros. As belezas naturais e opções de compras são os principais atrativos. Na região, é possível visitar as Cataratas do Iguaçu e a Hidrelétrica de Itaipu. Já o Marco das Três Fronteiras é parada obrigatória para quem vai à região.
A chegada de turistas estrangeiros na região cresceu 10% em comparação ao ano passado, segundo o diretor de operações de uma agência que comercializa roteiros na Tríplice Fronteira, Pedro Falcon. Um dos motivos, afirma, é o aumento de voos internacionais para o Paraguai.
“Visitantes de várias partes e, principalmente dos Estados Unidos, que chegam pelo Paraguai esticam o passeio para o Brasil. É uma relação mutuamente benéfica entre os dois países”, diz. Falcon defende que a evolução do turismo de fronteira passa, necessariamente, pelo desenvolvimento de políticas unificadas entre os países envolvidos.
Evento
Entre os dias 21 e 23 de outubro, a cidade de Corumbá (MS) sediará o II Encontro de Turismo de Fronteira – Brasil/Bolívia, evento que abordará os desafios e as oportunidades para o fortalecimento de roteiros no Pantanal.
O Ministério do Turismo debate políticas de estímulo ao turismo de fronteira por meio do Programa de Turismo de Fronteiras (Frontur), que envolve também representantes da Polícia Federal, Receita e Academia. Entre as iniciativas do programa destaca-se o auxílio na preparação para grandes eventos, tais como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, em 2016.
Fonte:

TAM patrocina exposição que celebra 54 anos de Viracopos



O aeroporto Internacional de Viracopos completou 54 anos no último domingo (19), e a TAM é uma das patrocinadoras da exposição “Gigantes da Imagem”, com fotos sobre o passado, o presente e o futuro da aviação, organizada para celebrar a data. A exposição começou no domingo (19). 
A mostra tem curadoria de Cristina Pupo, uma das fundadoras da primeira Bienal do interior do Estado de São Paulo, e apoio da Prefeitura Municipal de Campinas e da Secretaria de Cultura. A exposição é gratuita e está na Praça Arautos da Paz, na Av. Dr. Heitor Penteado, até o dia 2 de novembro. 
Ao todo são seis imagens. Duas delas são em preto e branco e retratam o início da operação e o primeiro terminal de passageiros. Outras duas mostram a atual fachada e um projeto sobre como ficará o hall central até 2020. Há ainda um desenho arquitetônico que apresenta a perspectiva do local em 1981. Por fim, uma foto aérea mostra toda a área do aeroporto. Cada imagem tem cinco metros de largura por três metros de altura. 
  Duas delas são em preto e branco e retratam o início da operação e o primeiro terminal de passageiros
O aeroporto de Viracopos recebeu esse nome porque o lugar era ponto de encontro dos tropeiros que paravam por ali para beber, ou seja, “virar copos”. Atualmente, o local é um dos aeroportos mais importantes do Brasil.
fonte : diário do turismo

Torre Eiffel inaugura novo piso transparente;

Chão de vidro fica no primeiro andar, a 57 metros de altura.
Ideia é que turista se sinta caminhando na estrutura do monumento

Turistas caminham no novo piso de vidro da Torre Eiffel, em Paris (Foto: Jacky Naegelen/Reuters)

A colocação do piso de vidro reforçado faz parte de uma renovação completa do primeiro andar da torre -- a última vez que ele sofreu alterações foi há 30 anos.
A intenção, de acordo com a agência Efe, é atrair mais turistas para esse andar, que, apesar de ser o maior dos três (com 5 mil metros quadrados), é o que menos atrai visitantes.
O projeto do arquiteto argelino Alain Moatti prevê ainda painéis inclinados, também transparentes, para cercar o andar e aumentar a sensação de estar suspenso sobre a cidade. Com a nova configuração, Moatti pretende mostrar de perto as estruturas da torre, até agora ocultas.
Mulher deita para foto no novo piso transparente da Torre Eiffel (Foto: Francois Mori/AP)Mulher deita para foto no novo piso transparente da Torre Eiffel (Foto: Francois Mori/AP)
Funcionário limpa o novo piso (Foto: Lionel Bonaventure/AFP)Funcionário limpa o novo piso (Foto: Lionel Bonaventure/AFP)
O arquiteto Alain Moatti mostra o novo piso ao lado da prefeita de Paris Anne Hidalgo (Foto: Lionel Bonaventure/AFP)O arquiteto Alain Moatti mostra o novo piso ao lado da prefeita de Paris Anne Hidalgo; transparência permite ver pessoas na rua, 57 metros abaixo (Foto: Lionel Bonaventure/AFP)fonte :G1


Diretora de marketing do MTur é eleita personalidade do Turismo

Eleição promovida por um jornal do setor turístico foi feita via internet e teve mais de 11 mil votos
21/10/2014
A diretora de marketing do Ministério do Turismo, Luciana Paiva Fernandes, está na lista das 10 pessoas escolhidas pelo prêmio Personalidade do Turismo 2014, realizada pelo jornal Mercado & Eventos e as revistas FT Brasil. O prêmio tem a participação da Associação Brasileira de Viagens (Abav) e da Associação Brasileira de Imprensa (ABI). A homenagem será entregue no dia 13 de novembro no Rio de Janeiro.
A diretora assumiu as funções do Departamento de Marketing em maio de 2014, e já sob o seu comando, o Ministério do Turismo iniciou um processo de reformulação das estratégias de ações promocionais. A primeira grande ação publicitária foi o #PartiuBrasil, que estimula o turismo pelo país. As peças em rádios e mídias sociais rapidamente tiveram a adesão de mais de 100 entidades e secretarias de turismo regionais, e após o período eleitoral, ganhará novo impulso para a alta temporada.
Também está em andamento a elaboração do novo Plano de Marketing do MTur e da Embratur. De acordo com Luciana, a Copa reforçou a imagem do Brasil como país hospitaleiro, e a ideia é aproveitar características como essa em futuras campanhas.
Durante a realização da maior feira de turismo da América Latina, a 42ª Abav Expo, o Ministério do Turismo também foi homenageado, pelo seu trabalho de marketing e promoção, com o prêmio Criatividade da Revista Travel News. O MTur se apresentou ao público por meio de um estande próprio e cedeu espaço aos estados, com objetivo de promover os atrativos turísticos do país.
“Fiquei muito feliz com o reconhecimento do setor pelo meu trabalho em Pernambuco e no Brasil. É um incentivo para continuar trabalhando pelo turismo”, disse.
Para a eleição do prêmio Personalidade do Turismo foram computados, no total, mais de 11.160 votos válidos. Além da diretora do departamento de marketing, também estão na lista Alexandre Sampaio, presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA); Alexandre Zachello, CEO do Grupo Pullmantur no Brasil; Elói D´Ávila Oliveira, CEO e fundador do Grupo Flytour; Marcelo Oste, diretor de Marketing da CVC; Marco Ferraz, presidente da Associação Brasileira de Operadoras de Turismo (Braztoa); Plínio Nascimento, diretor da Nascimento Turismo; Tarcísio Gargioni, diretor de marketing e comercial da Avianca; Tomás Ramos, diretor comercial e de marketing da Rede Othon; Vitor Bauab, diretor comercial e marketing do Grupo Trend. Também três instituições foram escolhidas: A Azul, Localiza e Tap.
“O objetivo do evento é fazer uma homenagem e reconhecer aqueles profissionais e empresas que mais se destacaram durante o ano de 2014”, diz o vice-presidente executivo do jornal Mercado& Eventos, Roy Taylor.
Clique aqui para ouvir comentário da diretora Luciana Fernandes sobre a campanha Partiu Brasil e o apoio do MTur à comercialização de destinos.
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Aéreas brasileiras apontam aumento nos embarques

Estudo do Ministério do Turismo revela que a intenção de viajar de avião subiu entre os brasileiros, de 37,1% em 2007 para 58,3% em 2014
21/10/2014
Amanda Lavor – com informações da Abear
Cerca de 84,2 milhões de passageiros já embarcaram pelas principais companhias aéreas brasileiras este ano, em voos nacionais e internacionais, de acordo com a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear). As empresas associadas à entidade (Avianca, Azul, Tam e Gol) registraram um aumento de 3% na procura por transporte aéreo doméstico, em comparação a setembro de 2013. Segundo o Ministério do Turismo, no ano passado foram realizados cerca de 89 milhões de desembarques domésticos e 9,4 milhões de desembarques internacionais no país.
“Os números são reflexo dos investimentos realizados nos aeroportos, a ampliação da malha aérea ao longo dos anos e o maior acesso da classe média às viagens de avião”, disse o ministro do Turismo, Vinicius Lages. O estudo de - Sondagem do Consumidor, do Ministério do Turismo, que é realizado todos os meses sem sete capitais, mostra que a intenção dos brasileiros em viajar de avião aumentou cerca de 57% em sete anos: 37,1% dos entrevistados demonstraram desejo de viajar de avião em setembro de 2007, enquanto que no mesmo período de 2014 o registro é de 58,3%.
Somente em setembro deste ano, os passageiros embarcados pelas empresas associadas à Abear, em voos domésticos, já somam 6,7 milhões, sendo 3,8% a mais que em 2013. Segundo a entidade, o crescimento nos primeiros meses de 2014 e a relativa estabilidade durante a temporada de realização da Copa do Mundo resultam em uma expansão acumulada da demanda de 5,4% até agora. A estatística é medida em RPKs (passageiros-quilômetros transportados). A oferta doméstica, medida em ASKs (assentos-quilômetros oferecidos), que tem sido gerenciada atentamente pelas transportadoras com vistas ao aumento da eficiência dos serviços oferecidos.

O resultado de setembro é positivo para um mês de atividade mais fraca no setor devido a sazonalidade. A existência de um dia útil a mais nos dados de setembro de 2014 em relação a setembro de 2013, além de um amplo trabalho das companhias aéreas para promoverem seus produtos e serviços, mantendo em alta a procura por viagens aéreas de lazer no país, em um momento de baixa no mercado corporativo, são fatores que contribuíram para este desempenho.
Ouça aqui comentário do ministro Vinicius Lages sobre a importância do setor aéreo para o mercado turístico.
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Hotéis estimulam turismo de esportes com desconto para atletas

A "tarifa esportiva", como é chamada, rende economia de até 56% nas diárias em dias de competição. Basta comprovar a inscrição no torneio
22/10/2014
Gustavo Henrique Braga

As competições esportivas amadoras se transformaram em um nicho de mercado que começa a ser explorado pelo setor hoteleiro. A fim de estreitar as relações e de fidelizar os clientes, algumas redes oferecem descontos de até 56% para o hóspede que apresente o comprovante de alguma competição da qual participará durante o fim de semana da estadia.

A popularização das corridas de rua responde, em grande parte, pela multiplicação de viajantes esportistas. Só em 2014, uma organizadora desse tipo de competição contabilizou mais de 100 mil corredores inscritos. Foram 23 disputas em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre e Florianópolis, somente desta empresa. Cada corrida contou com participações de até 12 mil pessoas. De acordo com a organizadora, as corridas femininas são as maiores, com até sete mil mulheres em um único evento.

Rachell Bigi, gerente de vendas de um hotel em São Paulo, afirma que a empresa passou a oferecer descontos nas diárias de atletas após notar que havia uma grande demanda de reservas de atletas que participam de algum campeonato. Apesar de não ter impactado o faturamento do hotel, o benefício aos esportistas, de acordo com a executiva, visa estreitar o relacionamento com os clientes. “Atendemos diversos públicos com necessidades distintas. Acreditamos que essa iniciativa seja um diferencial”, diz.

Em uma das maiores redes da América Latina, a “tarifa esportiva” é aplicada em hotéis todo o país aos finais de semana, exceto em unidades do Rio de Janeiro. Em uma simulação de hospedagem pelo site da rede, a diária para duas pessoas em um hotel localizado na Zona Norte de São Paulo pode cair de R$ 409, para R$ 179, economia de 56%. O benefício inclui ainda café da manhã ideal para a dieta de atletas.
Estudos do Ministério do Turismo apontam que o desenvolvimento do turismo de esportes traz oportunidades como o estímulo a outros segmentos e produtos turísticos, a diminuição dos efeitos da sazonalidade em algumas localidades turísticas e a comercialização de produtos e serviços agregados entre outros.

A publicação do Ministério do Turismo pode ser consultada aqui.
 
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