TURISMO

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terça-feira, 24 de abril de 2012

Funcionários do Mercado Municipal de SP aprendem inglês para atender turistas na Copa

A primeira leva de diplomas de inglês foi entregue nesta segunda-feira (23) aos funcionários do Mercado Municipal de São Paulo que participaram do programa Mercado Paulistano: É a Língua Que Nos Une. O programa é uma das iniciativas da cidade para a preparação para a Copa do Mundo de 2014. O curso de inglês foi oferecido pela parceria entre a São Paulo Turismo (SPTuris) e a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
No total, 13 funcionários que trabalham nos restaurantes e nas lanchonetes do mezanino do Mercadão concluíram o curso. Eles participaram de 40 aulas, divididas em dois módulos: um básico e um específico para atendimento a turistas, elaborado com base na rotina diária dos trabalhadores. As turmas são pequenas e as aulas são dadas duas vezes por semana.
"São Paulo como anfitriã se prepara captando pessoas, fazendo investimentos e parcerias com o governo estadual, federal e a sociedade civil", disse o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab.
Segundo ele, o curso está disponível a todos os funcionários do Mercado Municipal. O programa prevê também cursos de espanhol, com a primeira turma iniciada em abril, e francês, que deve ser começar em breve, de acordo com a SPTuris.

Almeida Rocha - 2.dez.11/Folhapress
Pessoas passeiam pelo Mercado Municipal de São Paulo; atendentes e garçons do Mercadão estão aprendendo novos idiomas
Vista do Mercado Municipal de São Paulo; atendentes e garçons do Mercadão estão aprendendo novos idiomas
O garçom Jackson Pereira da Silva, 43 anos, trabalha há cinco anos no Mercadão e disse que se sentiu atraído pela possibilidade de aprender inglês, já que não tinha nenhuma experiência com outro idioma.
"Com o que aprendi já posso atender os estrangeiros. Algumas palavras que eles falavam eu não entendia. [Hoje] eu entendo mesmo que não consiga falar. Vem muita gente de fora aqui. Se todos falassem um pouco de outra língua seria muito bom", afirmou o garçom.
Maria de Lourdes Silva Araújo Bezerra, 52 anos, trabalha há sete anos em uma lanchonete no mercado. Ela quis estudar inglês para atender melhor os turistas internacionais.
"Minha idade não favorece mais e os novos que sabem falar inglês vão chegando. Eu tenho que me garantir", disse.
Há cinco anos trabalhando em um dos restaurantes do ponto turístico, Erika Fruchi, de 24 anos, não falava nenhuma palavra em inglês. Para facilitar sua comunicação com os clientes, decidiu fazer o curso. De acordo com ela, o inglês é o mínimo que os trabalhadores do mercado devem saber, já que o local é um ponto turístico que recebe pessoas do mundo inteiro.
"Achei ótimo porque não fico mais tão perdida quando os clientes chegam. Faço uma mistura de mímica com palavras, porque não sei tudo, mas consigo desenvolver o diálogo com eles e até brincamos", disse a funcionária.
fonte: folha.com

Obama quer que EUA seja país mais visitado do mundo

"Eu quero que os EUA se transformem no maior destino turístico do mundo." Foi assim, num vídeo marcado por afirmações categóricas, que o presidente Barack Obama se dirigiu aos integrantes do 44º Pow Wow, a maior feira de turismo dos EUA, para lancar a campanha da Brand USA, uma nova organização que, recebendo verbas públicas e privadas, tem como escopo fomentar viagens de lazer aos EUA.
Embora o pais já seja um dos três maiores destinos turísticos do mundo, atrás da França e da Espanha e um pouco à frente da Itália, a iniciativa é ambiciosa - e sinaliza uma mudança de rumos com relação aos governos anteriores, quando o ex-presidente George W. Bush esteve bastante focado na "Guerra ao Terror".
A mudança de rumo sinaliza claramente que o governo norte-americano vê no turismo uma fonte de divisas fundamental para ajudar o país a driblar a crise econômica.
Silvio Cioffi/Folhapress
Estátua da Liberdade, em Nova York; EUA querem atrair mais turistas
Estátua da Liberdade, em NY; EUA querem atrair mais turistas
Mas inova ao exigir que os empresários do setor de turismo também invistam, em contrapartida, na nova organizção Brand USA.
Assim, a partir de junho, em âmbito mundial, ações de marketing, anúncios na mídia impressa e comerciais de TV veiculados mostrarão imagens dos EUA, país que, nas palavras de Obama, "está empenhado em acelerar a concessão de vistos em países como China e Brasil" e onde "mais pessoas possam gastar seu dinheiro". E acrescentou: "eu prometo fazer a minha parte simplificando procedimentos e cuidando da segurança e, juntos, podemos mostrar ao mundo que a América está aberta para fazer negócios".
Rosanne Cash, cantora e compositora que ganhou o prêmio Grammy, é a autora da música "Land of Dreams" - a trilha sonora da campanha pode ser ouvida a partir do dia 23 de abril no site DiscoverAmerica.com e no www.Youtube.com/DiscoverAmerica.
O BRASIL NA MIRA
Constantemente mencionado durante o Pow Wow, que neste ano acontece em Los Angeles, entre os dias 21 e 25 de abril, como mercado prioritário para o turismo norte-americano, o Brasil deve ficar com uma fatia importante dos recursos captados pela Brand USA, cujo mote é "Discover this land, like never before" (descubra essa terra, como nunca antes).
O economista brasileiro Luiz de Moura Jr., que era vice-presidente da US Travel Association, que organiza o evento anual Pow Wow, passa ser diretor para a América Latina da Brand USA.
A primeira onda de campanhas da nova organização publico-privada de fomento turístico terá início no dia 1º de maio no Reino Unido, no Japão e no Canadá e deve consumir US$ 12,3 milhões nos primeiros três meses; o Brasil e a Coreia do Sul vêm a seguir.
A Brand USA, cujo site é www.TheBrandUSA.com e que também herda da US Travel Association o site www.DiscoverAmerica.com, deve consumir estimados US$ 60 milhões/ano por pelo menos três anos.
fonte:folha .com

Maratona de megaeventos deixa Rio de Janeiro em clima de expectativa

Passados 20 anos da Rio-92 e faltando dois meses para a Rio+20 -conferência da ONU sobre o desenvolvimento sustentável (www.rio20.gov.br ) que discute, de 13 a 22 de junho, mudanças climáticas no planeta-, o Rio vive o período do outono, estação que marca o fim da altíssima temporada turística.
Copacabana seduz com praia e história
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Mas, se a proximidade da Rio+20 já suscita a discussão sobre a possível carência de leitos na rede hoteleira carioca, o que dizer sobre a necessidade de acomodar os visitantes internacionais na Copa do Mundo de 2014 e nos Jogos Olímpicos de 2016? Oficialmente, a cidade anuncia que vai oferecer 17 mil novos leitos até 2016.
E até que as promessas se cumpram, o fantasma da escassez de quartos em hotéis seguirá rondando os megaeventos que o Rio hospeda num futuro próximo.
Polêmicas à parte, é o outono, e não o verão, a estação do ano preferida por muitos dos cariocas que não veem lá tanta graça em tostar sob o implacável sol de 40 graus.
Agora, é hora de desligar o ar-condicionado e sair às ruas para aproveitar a cidade com temperaturas mais amenas. No Rio, essa cena outonal costuma tirar de cena as chuvas do verão. E se essas chuvas tiverem sido suficientes, a vegetação que cobre os morros da cidade deve rapidamente tingir-se de um verde especialmente intenso.
Num mundo em que há pelo menos 20 anos, desde a Rio-92, se discute o estudo sobre a elevação de temperatura do planeta, publicado na revista científica "Nature Climate Change" por estudiosos liderados por Dim Coumou e Stefan Rahmstorf, ninguém parece estar imune a eventuais tragédias climáticas.
Na contramão das previsões meteorológicas mundiais sombrias, o outono do carioca costuma ser ameno, perfeito para passear, com os dias bem iluminados e um céu tão limpo que torna cristalina a fruição da paisagem do Rio, tal como numa tela em alta definição.

Pedro Carrilho/Folhapress
Morro Dois Irmãos, Pedra da Gávea, lagoa Rodrigo de Freitas e bairros do Leblon e Gávea vistos desde o Mirante do Sacopã, no Parque da Catacumba
Morro Dois Irmãos, pedra da Gávea e lagoa Rodrigo de Freitas vistos de mirante no parque da Catacumba
OUTONO À CARIOCA
O melhor da estação é aproveitar essa luminosidade especial em passeios ao ar livre: mas, faça chuva ou sol, a programação cultural sempre garante boas alternativas.
O Museu Nacional de Belas Artes (www.mnba.gov.br ), por exemplo, celebra 75 anos de fundação oferecendo entrada gratuita para os visitantes até o fim de maio, e tem como destaque a exposição "Modigliani: Imagens de uma Vida", com obras do pintor e escultor italiano, algumas expostas pela primeira vez na América Latina.
Também o Centro, que é como o carioca chama o CCBB, ou Centro Cultural Banco do Brasil, (www.bb.com.br ) exibe, até o fim de abril, a exposição "Tarsila do Amaral - Percurso Afetivo", a primeira individual da artista no Rio nos últimos 40 anos.
Outra alternativa para quem quer entrar no clima cultural carioca alheio a aberrações climáticas é a exposição e mostra de filmes "Tutto Fellini", que vai até o dia 17 de junho no Instituto Moreira Salles (www.ims.com.br ), na Gávea.
fonte : folha .com

Belo Horizonte recebe encontro de negócios do Grupo Fitta

A cidade de Belo Horizonte receberá, no dia 25 de abril, o encontro de negócios do Grupo Fitta, pioneiro em franchising de agências de turismo com foco em câmbio no Brasil. O objetivo da ação é apresentar aos investidores o sistema inovador de franquias, os processos e estratégias de funcionamento da rede.

O setor de turismo está aquecido e os investidores estão atentos a este momento favorável. Com a estabilidade econômica, os turistas brasileiros estão viajando e gastando mais no exterior. Além disso, os eventos esportivos que serão realizados no País em 2014 e em 2016 também estão contribuindo para o crescimento do setor. Aproveitando este cenário, o Grupo Fitta criou uma oportunidade de networking, visando à apresentação da sua cultura e do seu modelo de negócios de sucesso.

Quem quiser participar deve entrar em contato com André Silva, Janise Bergamo ou Lilian Roque, colaboradores do departamento de expansão da Fitta Turismo, pelos telefones (11) 3369.6663 ou (11) 3369.6658 ou pelo e-mail expansao@grupofitta.com.

Palestra:

Data: 25 de abril

Horário: 14 hrs

Local: Hotel Mercure

Endereço: Alameda da Serra, 405 - Nova Lima

Obrigatório agendar participação - (11) 3369.6663 e 3369.6658 ou expansao@grupofitta.com
fonte jornal do turismo

Rio terá reserva adaptada para turistas com necessidades especiais nas Paraolimpíadas

A Rebio União (Reserva Biológica União), na região das baixadas litorâneas do estado do Rio de Janeiro, vai passar por obras de acessibilidade para que portadores de necessidades especiais possam passear por cerca de mil dos 3,3 mil metros da trilha do Pilão, no interior da reserva.

O chefe da reserva, Whitson José da Costa Jr., afirmou que a nova trilha servirá de espaço de lazer para os turistas brasileiros e do exterior com necessidades especiais que acompanharão as Paraolimpíadas de 2016, evento que ocorrerá após os Jogos Olímpicos, também sediados no Rio. Ele explicou que a ideia do projeto surgiu depois que uma instituição para pessoas com deficiência motora solicitou uma visita à reserva.

“Foi então que vimos quão despreparados estávamos para receber esse público. Após estudo, descobrimos que 14% da população brasileira têm algum tipo de deficiência física e que só na região da reserva vivem cerca de 50 mil pessoas com algum tipo de necessidade especial, privadas de conhecer essas reservas naturais porque não têm acesso a elas”.

O projeto faz parte de um convênio, formalizado no início de abril entre o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), que administra a Rebio União, a SEA-RJ (Secretaria do Ambiente do Rio de Janeiro) e o Funbio (Fundo Brasileiro para a Biodiversidade). As obras devem começar em junho e a previsão é que estejam prontas no fim do ano.

Com custo de R$ 311 mil, o projeto será financiado pela Secretaria do Ambiente e o Funbio ficará responsável por sua execução.

Além das obras de adaptação nos banheiros, no auditório e na área de exposições para garantir a acessibilidade, os primeiros 900 metros da trilha serão pavimentados e ganharão proteção nas laterais (guarda-corpo). O projeto também inclui a contratação de um profissional para divulgar o novo espaço e incentivar a visitação junto às instituições que trabalham com portadores de necessidades especiais na região.

Haverá ainda um guia capacitado para receber visitantes com diferentes necessidades especiais. “O cego, por exemplo, poderá explorar o ambiente também pelo tato e pelo olfato com o auxílio do guia”, informou Whitson.

A Rebio União localiza-se nos municípios de Rio das Ostras, Casimiro de Abreu e Macaé e possui uma área de 2.548 hectares. Habitat do mico-leão-dourado, uma das espécies mais ameaçadas do mundo, a reserva fica a cerca de 160 quilômetros da capital fluminense e é considerada um dos maiores remanescentes de Mata Atlântica de baixada do estado ainda em bom estado de conservação.
fonte jornal do turismo

Las Vegas investe US$ 22 bilhões em turismo

Representantes do LVCVA (Las Vegas Convention & Visitors Authority) anunciaram nesta terça-feira que a cidade investiu US$ 22 bilhões em ofertas de turismo nos últimos quatro anos. Os resultados serão apresentados ao público durante o próximo Pow Wow, em junho de 2013, que ocorrerá em Las Vegas.

"Las Vegas está mais vibrante do que nunca e continua a se reinventar como um destino turístico internacional", disse Rossi Ralenkotter, presidente do LVCVA. "Estamos ansiosos para hospedar os representantes do Pow Wow 2013 e proporcionar a eles uma experiência memorável, que vai mostrar tudo o que a cidade tem a oferecer".

Desde que foi sede do Pow Wow, em 2008, Las Vegas investiu US$ 22 bilhões em diferentes opções de entretenimento, gastronomia e compras, sem contar os 25 mil novos quartos de hotéis, que elevou o total da cidade para 151 mil. Apesar de ter mais oferta hoteleira do que qualquer outro destino dos Estados Unidos, Las Vegas consegue atingir níveis de ocupação de 80% anualmente. Com dois anos consecutivos de aumento do número de visitantes – em 2011 foram 38,9 milhões, e a meta para este ano é chegar ao recorde de 40 milhões - e do valor da diária dos hotéis, a cidade tem boas razões para continuar otimista.

"Estamos particularmente entusiasmados com o potencial das viagens internacionais para Las Vegas, e o Pow Wow é uma vitrine para o mundo", afirmou Ralenkotter. "Os turistas estrangeiros são um mercado fundamental para nossa cidade, razão pela qual estabelecemos a meta de receber 30% deles na próxima década".

Las Vegas atraiu nos últimos anos mais viajantes internacionais do que nunca e prevê que esse crescimento continuará. Atualmente, de 15 a 18% das pessoas que viajam para Las Vegas são estrangeiras, o que equivale a cerca de 6,5 milhões de pessoas, gerando 27% do total da receita anual de turismo da cidade.

"Com infinitas opções de entretenimento, gastronomia e compras, taxas de câmbio favoráveis e ótimos preços, Las Vegas tem sido uma proposta de viagem mais atraente para os turistas internacionais", disse Ralenkotter. "Além disso, continuamos a melhorar o acesso a Las Vegas com mais voos diretos de países-chave".

Las Vegas atualmente recebe 173 voos semanais de 19 cidades internacionais. Com a abertura do Terminal 3 no Aeroporto Internacional McCarran, em junho, Las Vegas ficará ainda mais acessível e acolhedora.
fonte : jornal do turismo

Azul patrocina show de homenagem a Luiz Gonzaga





Azul Linhas Aéreas patrocina show em homenagem ao cantor Luiz Gonzaga, em 25 e 26 de abril, no palco do Teatro Municipal de Barueri, às 20h. Ítalo Queiroz comandará o show  “Luiz Lua - Cem anos de luz” em homenagem ao rei do baião. Serão dois dias de comemoração com entrada gratuita e distribuição de vouchers de desconto aos espectadores para compra de passagens aéreas com a Azul. O show resultará na gravação do DVD "Ítalo Queiroz - Ninguém pode dançar só", que também tem o apoio da companhia.
  
Serviço
 
Data: 25/4 (quarta) e 26/4 (quinta).
Horário: 20 horas
Local: Teatro Municipal de Barueri
Idade : livre
Duração: aproximadamente 90 minutos
Gratuito
fonte : diario do turismo