TURISMO

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sexta-feira, 18 de maio de 2012

Com um bilhão de viajantes, turismo será paliativo para a crise

O mundo encerrará o ano de 2012 com mais de um bilhão de turistas, cifra histórica que mostra não só a força do setor, mas também o impulso que pode dar à economia em uma época de crise, afirmaram na quinta-feira (17) autoridades e empresários do setor, reunidos no México. "Não se trata apenas de um aumento no número de turistas, mas do que isto significa para a criação de empregos, investimentos, desenvolvimento e impulso da economia", afirmou o jordaniano Taleb Rifai, secretário-geral da Organização Mundial do Turismo (OMT), durante reunião de ministros do G20 com empresários do setor em Playa del Carmen (leste do México).
Segundo números da OIT, uma série de medidas simples, como redução nos trâmites para concessão de vistos, políticas de céus abertos e simplificação da multiplicidade de impostos que oneram o setor, gerariam 5,1 milhões de novos empregos e 112 milhões de novos turistas só nos países do G20, bloco integrado pelas maiores economias do planeta. "Não é preciso investir tanto dinheiro e a lógica é muito simples: muitos governos gastaram em promover seus destinos turísticos, mas gastam mais dinheiro ainda para evitar que as pessoas cruzem suas fronteiras", explicou Rifai.
A OMT e o Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC, na sigla em inglês) consideram possível que o número de 1 bilhão de turistas internacionais ao ano, que pela primeira vez se superará este ano, se mantenha em ascensão, inclusive apesar da crise nas economias desenvolvidas, como as europeias. "Estamos vendo o potencial dos mercados emergentes, como China, Brasil e Índia, que estão aportando uma quantidade importante de novos viajantes", afirmou David Scowsill, presidente do WTTC, que reúne os empresários do setor.
Os cálculos, otimistas, estimam, inclusive, que o número de turistas dobre nos próximos 20 anos. "Nossa mensagem é clara para os governos: o turismo pode gerar potencialmente mais empregos do que muitos setores para os quais se dirigiram os apoios estatais recentemente", enfatizou Scowsill.
Segundo um estudo do WTTC, o setor turístico já gera mais empregos do que a produção de automóveis e os serviços financeiros, a química e inclusive a mineração.
Nos países da América Latina, os indicadores são particularmente significativos: no Brasil e no México, por exemplo, o emprego gerado pelo turismo dobra com relação aos setores industriais, como a produção de automóveis. Ao mesmo tempo, a renda deixada pelos turistas superam em até quatro vezes o que é gerado pela exportação de veículos nos dois países, os maiores produtores da região.



fonte : diario do turismo

Turismo baiano tem novos segmentos que atraem mais visitas


O Turismo baiano está em ascensão. É o que está relatado em todas as áreas do Salão Baiano de Turismo, no Centro de Convenções de Salvado (BA). Segundo balanço divulgado, em 2009 havia cerca de 4,5 mil turistas no Estado e após dois anos, em 2011, cerca de 5 mil pessoas foram à Bahia pelo destino turístico em si.

Os desembarques nos principais aeroportos do Estado – Salvador, Porto Seguro e Ilhéus –também tiveram ascensão: Em 2009 cerca de 3,5 aviões desembarcaram no Estado, tanto de voos internacionais como nacionais; já em 2011 este número subiu para 4,5 desembarques.

Novos roteiros e segmentos prendem os turistas por mais tempo na Bahia. Foram apresentados no 1º Salão Baiano de Turismo as seguintes atrações: São João da Bahia, Espichada Verão, Enoturismo no Vale de São Francisco, GP Bahia de Stock Car; além dos turismos étnico-afro, náutico, religioso, LGBT e rural.

São João da Bahia – É um novo roteiro que tem como objetivo combater a sazonalidade que o Estado apresenta no mês de junho. Ele cresceu no interior e nas principais cidades da Bahia;

Espichada Verão – A Espichada é a alta estação pós-carnaval, ou um carnaval estendido, que visa ampliar essa época que há a atração de muitos turistas. O carnaval da Bahia é considerado o maior do mundo, por ser o que atrai mais pessoas – cerca de 2.7 milhões de pessoas – segundo o Guiness Book;

Enoturismo no Vale de São Francisco – Este segmento faz parte do objetivo de interiorizar o turismo no Estado e está dando resultado, já que a Vinícola Ouro Verde recebeu mais de 75 mil visitantes em 2 anos;

GP Bahia de Stock Car – O Grande Prêmio de Stock Car movimenta na economia local cerca de R$ 20 milhões e gera, por mídia espontânea, outros R$ 19 milhões à Bahia. Nestes valores estão inclusos o gasto dos visitantes em relação a hospedagem, alimentação e entretenimento;

 

O santuário de Irmã Dulce, é responsável por atrair cerca de 90 mil pessoas por ano em Salvador (BA)

Turismo Étnico-Afro – Oficializado na promoção do Destino Bahia, em 2008, um dos principais resultados foi o aumento no número de desembarques oriundos dos EUA, que cresceu de 2,7 mil para 22 mil por ano;

Turismo Náutico – Este segmento é uma das grandes apostas do Estado. Ainda neste ano a Bahia terá suas primeiras bases de charters náuticos com veleiros e barcos a motor;
Turismo Religioso – Pela primeira vez o segmento é tratado de forma profissional na Bahia. Conhecida e visitada por muitas pessoas pelas suas tradicionais igrejas, o Santuário de Irmã Dulce, por exemplo, recebe cerca de 90 mil visitas ao ano;

Turismo LGBT – Projeta-se para 2012 a ampliação dos eventos, com a Semana da Diversidade, que visa aumentar a permanência dos participantes e, consequentemente, os gastos em hospedagem, alimentação e entretenimento;

Turismo Rural – Estruturado profissionalmente nos últimos quatro anos, o Turismo Rural é um dos principais destaques propostos pelo objetivo de interiorizar o turismo na Bahia. "Confesso que não sabia que tínhamos 40 destinos rurais. Com certeza serei mais um dos turistas a ir a um deles", disse o governador da Bahia, Jaques Wagner.
fonte : diario do turismo

Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu bate recorde


Com um mês e meio de antecedência, o Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu já tem 100% da sua lotação máxima no número de estandes comercializados. Há, inclusive, uma lista de espera de empresas e entidades interessadas em participar da sétima edição do evento que acontece nos dias 13, 14 e 15 de junho, em Foz do Iguaçu.
Para Paulo Angeli, organizador do evento, os números mostram como o FIT Cataratas já está caminhando para se tornar um dos maiores do Brasil. “Esse foi o primeiro ano que fechamos com tanta antecedência, um recorde para o evento. A lista de espera prova que no próximo festival precisaremos ampliar a oferta”, destacou.
 
De acordo com Letícia Mees, responsável pela venda dos estandes, os interessados em participar da Feira devem entrar em contato e colocar o nome em uma lista de espera. “Caso algum contrato não se concretize, disponibilizaremos novamente para a venda. Neste caso, a prioridade será para quem estiver na lista de espera”, explicou.
 
Serviço
Festival de Turismo das Cataratas
Data: 13, 14 e 15 de junho
Site: http://festivaldeturismodascataratas.com
Twitter: http://twitter.com/fitcataratas
Facebook: http://facebook.com/fitcataratas
Contato: (45) 3029 6603
fonte :diario do turismo