TURISMO

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sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Banco de areia de 3,2 km se estende pelo mar em ilha de luxo no Caribe

Arquipélago do mágico David Copperfield pode ser reservado para grupos.
Com 5 casas e 40 praias particulares, ilhas recebem celebridades.

O banco de areia tem mais de 3 km (Foto: Musha Cay and The Islands of Copperfield Bay/Divulgação)
Um enorme banco de areia que se estende pelo mar azul turquesa é um dos atrativos de Musha Cay, ilha privativa que pertence ao mágico celebridade David Copperfield. É uma faixa branca de 3,2 quilômetros, onde os turistas podem caminhar tranquilamente e fazer piqueniques com vinhos caros se sentindo no meio do mar.
Ilha tem cinco mansões (Foto: Musha Cay and The Islands of Copperfield Bay/Divulgação)Ilhas têm 5 casas (Foto: Musha Cay and The
Islands of Copperfield Bay/Divulgação)
Localizada nas Bahamas, Musha Cay faz parte da Copperfield Bay, conjunto de 11 ilhas particulares disponíveis para aluguel de temporada para até 25 pessoas.
Juntos, os imóveis das ilhas têm 12 quartos e 13 banheiros no total, decorados com objetos trazidos pelo mágico de suas viagens pelo mundo. Cada casa tem sua praia privativa.
Ao todo, as ilhas têm 40 praias de areias brancas ou rosadas. Em algumas delas, é possível fazer massagem e jantar à luz de tochas. A comida é preparada por um "personal chef" de acordo com as preferências dos hóspedes, e os ingredientes chegam de avião fretado.
Massagem, personal chef e degustações de vinhos
Hóspedes podem fazer piquenique com vinho no banco de areia (Foto: Musha Cay and The Islands of Copperfield Bay/Divulgação)Hóspedes podem fazer piquenique com vinho no banco de areia (Foto: Musha Cay and The Islands of Copperfield Bay/Divulgação)

Os turistas podem ainda praticar esportes aquáticos como jet ski e windsurfe ou passear de barco por todas as ilhas do grupo. Degustações de vinhos com um sommelier na adega com 500 garrafas, gincana de caça ao tesouro e shows de fogos de artifício podem ser contratados à parte.
Tanto luxo tem seu preço: a diária começa em US$ 39 mil (mais de R$ 97 mil), para 12 pessoas, com estadia mínima de 4 noites. Segundo a imprensa americana, os atores Johnny Depp e John Travolta e a apresentadora Oprah Winfrey estão entre os hóspedes ilustres que já passaram por lá. O local também foi palco do casamento dos atores Penelope Cruz e Javier Bardem, em 2010
fonte : G1

Turistas se enterram na areia em 'terapia das dunas' no Saara

Tribos locais conduzem banhos de areia no meio do deserto.
Medida ajudaria contra reumatismo, lombalgia, artrite e doença de pele.


Turista é coberto de areia até o pescoço nas dunas de Merzouga (Foto: STR/AFP)

Uma cidade no deserto de Saara atrai turistas em busca de uma atração inusitada: banhos de areia.
Nas dunas de Merzouga, os visitantes são voluntariamente enterrados nas dunas douradas e quentes. Eles ficam com todo o corpo coberto, menos a cabeça, por cerca de dez minutos. Segundo se afirma, a terapia ajuda a curar aqueles que sofrem de reumatismo, lombalgia, artrite e algumas doenças de pele.
Turista toma água enquanto fica enterrado na areia quente (Foto: STR/AFP)Turista toma água enquanto fica enterrado na areia
quente (Foto: STR/AFP)
Os efeitos são semelhantes ao de uma sessão de sauna, ajudando a tirar toxinas do corpo, de acordo com um dos funcionários. “Oferecemos todo tipo de turismo aqui, mas especialmente o turismo voltado para a saúde”, diz.
A pequena comunidade de Merzoga fica no sudeste do Marrocos, onde a tribo berbere Ait Atta agora vive do turismo. Seus habitantes mantêm hotéis e restaurantes no local, que fica no topo de um mar de dunas de areia.
O banho de areia aproximadamente 10 euros (cerca de R$ 30). No final, os “pacientes” são cobertos com toalhas quentes para evitar o choque de um resfriamento súbito do corpo.
Outros atrativos
Turista é enterrado por funcionários da 'terapia de areia' (Foto: STR/AFP)Turista é enterrado por funcionários da 'terapia de areia' (Foto: STR/AFP)

Os visitantes em busca de cura pelo poder do deserto vêm do exterior e do próprio Marrocos. “Eu realmente me sinto muito melhor, e a cada ano volto para passar uma semana”, diz Ali Kallamouche, que sofre de problemas no nervo ciático e mora em uma outra cidade marroquina.
Muitos vão não apenas pela cura, mas também pelo pôr do sol de tirar o fôlego que acontece na região.
Safáris de camelo e estadias no deserto em tendas na região onde moram tribos árabes e berberes são também um atrativo.
O turismo contribuiu com 10% do produto doméstico bruto do Marrocos. A indústria de turismo de saúde no país cresceu mais de 67% desde 2007.
fonte: G1

Aumenta em 67% o número de estrangeiros que visitam o RS

O assessor do Ministério do Turismo, Ítalo Mendes, participou, na última quinta-feira (16), em Porto Alegre, do Seminário do Observatório de Turismo do Rio Grande do Sul. Um estudo da Fundação Getúlio Vargas, apresentado no evento, mostra que o Rio Grande do Sul recebeu pelo menos 782 mil turistas internacionais no ano passado, o que representa um crescimento de 67% nos últimos 10 anos.
Em nome do ministro do Turismo, o assessor Ítalo Mendes falou da importância da realização de pesquisas e o acompanhamento de dados para se traçar estratégias e políticas públicas voltadas ao desenvolvimento do setor. O diretor do Departamento de Pesquisas do MTur, José Francisco Lopes, ressaltou que as informações segmentadas ajudam a compor um quadro nacional detalhado do turismo.
Durante o evento, o gestor da FGV, Roberto Pascarella, apresentou os dados do RS relativos ao ano de 2013. O estado foi o sétimo em desembarques nacionais com 3,7 milhões. O Rio Grande do Sul recebeu mais de 782 mil turistas internacionais, com destaque para argentinos (554.136), uruguaios (166.955), chilenos (17.043), paraguaios (4.754) e italianos (4.556). Existem mais de 30 mil empresas relacionadas ao setor de turismo entre hotéis, agências de viagem, transportadoras, que empregam 117 mil trabalhadores.

Segundo o secretário do Turismo, Márcio Cabral, o observatório é uma ferramenta poderosa entre o poder público, privado e as instituições de ensino. O Observatório do Turismo do RS foi criado pela Secretaria de Turismo do estado e integra o Plano Diretor da área turística, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento do segmento por meio da disseminação de dados e informações que possam auxiliar no monitoramento dos destinos.  
Participaram das discussões profissionais ligados à área, que debateram ideias e propostas para fomentar o setor de turismo.
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Ministro participa de evento sobre a imagem dos destinos turísticos

Cláudia Sanz
O ministro do Turismo, Vinicius Lages, participou na manhã desta sexta-feira (17) de um evento internacional com especialista de vários países para discutir, entre outras coisas, estratégias de atuação de cidades, estados, regiões e países para atingir ganhos econômicos, de investimentos e de reputação. O Seminário Internacional de Place Branding do Brasil: Directions acontece no Rio de Janeiro, na sede do Instituto Europeu de Desing.
Vinicius Lages participou da abertura do evento e disse que o Brasil vem se reposicionando positivamente no mercado global com a realização da Copa do Mundo e outros grandes eventos, projetando a imagem do seu patrimônio natural  e cultural. Lages também afirmou que o Ministério do Turismo está empenhado  em fazer com que  brasileiros e estrangeiros conheçam cada vez o país, o que se justifica com as ações de marketing da Campanha #PartiuBrasil.
“Temos que usar cada vez mais a força da comunicação como estratégia de relacionamento com aqueles que nos visitam”, disse. O ministro lembrou ainda que o MTur busca atrair investimentos e negócios para o país e já discute a mudanças no papel da Embratur, autarquia vinculada ao ministério, que tem por função divulgar o país no exterior.
O Place Branding do Brasil trouxe palestrantes como Mike Rawlinson, da City ID, empresa especializada em legibilidade para cidades que já desenvolveu projetos para cidades como Londres, Newcastle, Moscou e Nova York; Joe Aitken, do Glasgow City Marketing Bureau; José Pablo Arango Calle, gerente geral da marca País Colômbia e o sociólogo Massimo Giovanardi, da Stockholm University, responsável pelo programa de Place Branding na Stockholm University School of Business.
"Assim como produtos e serviços, os lugares também competem entre si por talentos, investimentos, visitantes, influência e visibilidade. Definir um posicionamento e uma estratégia de longo prazo é agenda prioritária para se construir uma marca consistente", diz Cristiano Junqueira, diretor de criação da Saravah, entidade responsável pela realização do evento no Brasil. O evento foi direcionado a profissionais e estudantes das áreas de marketing, estratégia, desing, planejamento urbano, turismo, hotelaria, eventos, pesquisas, administração, entre outros, além de representantes das esferas governamentais, da gestão pública, e ONGs.
Clique aqui para ouvir trecho do discurso do ministro Vinicius Lages no evento.
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Exploração sexual infantil é tema de debate em João Pessoa

A capital João Pessoa sediou, nesta sexta-feira (14), um encontro sobre a prevenção e o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes. A ação faz parte do Programa Turismo Sustentável e Infância do Ministério do Turismo (MTur) e tem por objetivo reforçar o uso das estratégias que ajudam a combater o crime no país. No período de janeiro a julho deste ano foram registradas 71 denúncias no estado da Paraíba, segundo dados da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. 
Durante a palestra, que reuniu gestores, educadores, profissionais ligados ao turismo e à saúde, o coordenador geral de Proteção à Infância do MTur, Adelino Neto, caracterizou o crime hediondo como um processo cruel contra crianças e adolescentes. “Retirar esses meninos e meninas das sombras da violência é garantir que seus direitos sejam cumpridos, um dever que tem sido assumido pelo Ministério do Turismo”, disse.  
O público também teve a oportunidade de conhecer a atuação conjunta dos programas Pronatec Turismo e Vira Vida, do Sesi. Ambos visam contribuir para a ressocialização de adolescentes que sofreram qualquer tipo de violência por meio de cursos técnicos e inclusão no mercado de trabalho. “Nos encontros incentivamos os empresários a contratá-los para atuar no mercado de turismo”, afirmou a coordenadora do Pronatec Turismo, Paloma Campos.
O MTur tem mobilizado a rede de proteção a crianças e adolescentes que lidam com o setor do turismo, entre eles garçons, que podem ganham gorjeta para indicar as vítimas e representantes da rede hoteleira e de pousadas, onde os encontros costumam acontecer. Desde o início do ano, as palestras foram feitas em 15 capitais brasileiras. Mais de 1.500 pessoas foram sensibilizadas. Representantes do Ministério da Saúde e do Conselho Nacional do Sesi também contribuíram com a realização do encontro.
Aplicativo
A denúncia também pode ser feita pelo celular, por meio de um aplicativo com o nome Proteja Brasil, desenvolvido governo brasileiro e a Unicef. A ferramenta, que ajuda a identificar e denunciar violações de direitos contra crianças e adolescentes, pode ser acessada pelo Google Play e pela Apple Store.
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