TURISMO

INFORMES , VIAGENS , NOVIDADES E EVENTOS .

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

MTur discute diretrizes para políticas de qualificação no setor

O objetivo do encontro é propor inovações para o setor a partir de ações de qualificação e de talentos empreendedores
08/10/2014
Deborah de Salles
O Ministro do Turismo, Vinicius Lages, participou nesta quarta-feira (8) da abertura da oficina de elaboração das diretrizes da Política Nacional de Qualificação em Turismo. O encontro que está sendo realizado em hotel em Brasília, conta com representantes do MTur e da Embratur, e também de entidades ligadas ao turismo, como hotéis, bares e restaurantes, guias, agências de turismo, entre outros. As discussões seguem ainda nesta quinta-feira (9).
Tornar o Brasil mais competitivo no âmbito da educação e qualificação é um dos desafios a serem enfrentados nos próximos anos. Segundo o ministro Lages, esses avanços terão reflexo na economia, envolvendo quatro eixos importantes: inovação, competitividade, sustentabilidade e qualidade contínua nos serviços turísticos.
Lages comentou ainda a necessidade de ampliar os programas de qualificação e capacitação de gestores para aqueles que atuam na área de serviços vinculados ao turismo, além de investir no aprimoramento das pessoas para estimular empreendedores a aderir a novos modelos de negócio. Para ele, o principal condutor de uma experiência turística é o vetor humano, que precisa se incorporar às mudanças para atrair, encantar e entreter o turista.
A inovação do setor também foi lembrada pelo ministro Lages, que apontou a importância de incluir engenheiros, arquitetos, economistas e biólogos à cadeia de turismo. “Precisamos da colaboração dessas áreas acadêmicas. Existe muito conhecimento em educação e tecnologia que contribuem para minimizar riscos nos destinos, como nas atividades de turismo de aventura e nos parques temáticos”, lembrou.
As discussões da oficina são baseadas em informações sobre qualificação no Brasil apurada por pesquisadores da UnB, entre os dias 26 de agosto a 3 de outubro. As questões foram respondidas por 37 representantes dos setores ligados ao turismo. Essa é a primeira etapa do encontro, que terá uma nova fase em novembro, quando o documento será submetido a uma consulta pública. Em dezembro, a versão final será apresentada ao Conselho Nacional Turismo para encaminhamentos.
shot

Dia das Crianças: atividades movimentam destinos turísticos

Uma série de atividades turísticas prometem atrair o público infantil em comemoração ao Dia das Crianças, no próximo domingo (12).  Para os pais que pretendem viajar e aproveitar o fim de semana ao lado dos pequenos, empresas aéreas e agências de viagem aproveitam o período para atrair os turistas mirins com descontos nos serviços de passagens, diárias em hotéis, restaurantes e parques temáticos. 
De acordo com diretor de uma agência de viagens em Brasília, Fernando Bezerra, nessa época do ano, o faturamento da empresa aumenta até 30%. “Os pacotes mais procurados são os que incluem destinos litorâneos e parques temáticos, voltados especialmente para crianças de 12 a 16 anos, na região Sul e Sudeste”, afirma.  Fernando, que também é guia de turismo, viaja, em média, com grupos de 200 estudantes ao longo dos cincos dias de recesso, que incluem também o Dia do Professor, em 15 de outubro, quando a maioria das escolas não têm aulas.
Durante esse mês, crianças que forem a um dos maiores parques temático do país, localizados em Santa Catarina, terão direito ao passaporte gratuito se estiverem acompanhadas de um adulto pagante. A estimativa da administração do local é que o dia do feriado movimente 60% de visitantes de outros estados. De acordo com Malu Barreto, responsável pela comunicação corporativa do parque, o crescimento do público neste período é significativo. O mês de outubro de 2013 apresentou um aumento de 30% no movimento, em relação ao mesmo mês de 2012.
Em Manaus, uma programação ampla e gratuita encanta o público infantil. Ao longo da semana, o Parque Cidade da Criança, preparou uma série de atividades, entre shows com personagens populares, apresentação de fantoches, aulas de dança, exibição de filmes clássicos e recreações esportivas. Já em Fortaleza (CE), uma rede de resorts oferece ao turista até 20% de desconto na compra de pacotes com aéreo, traslado, meia pensão e ingressos para o maior parque aquático da região.
O aeroporto internacional de Guarulhos (SP) também entrou no clima das comemorações. Uma exposição sobre a história da aviação atrai os passageiros. O projeto “Bagagem Histórica”, de iniciativa de uma empresa aérea, transformou carrinhos de bagagem em réplicas de aeronaves famosas, como o 14-Bis. As crianças podem, inclusive, aproveitar para brincar de pilotar os pequenos aviões e escutar um pouco da história da aviação.
Para mais orientações sobre como viajar com crianças, acesse a cartilha eletrônica elaborada pelo Ministério do Turismo.  O menor precisa, em qualquer ocasião, portar a carteira de identidade ou certidão de nascimento.  As crianças viajando sozinhas ou com terceiros precisam de autorização dos responsáveis, mediante reconhecimento de firma em cartório. Em relação aos meios de hospedagem, o Estatuto da Criança e do Adolescente determina a proibição da hospedagem de crianças e adolescentes autorização ou acompanhamento dos pais.

fonte MTUR

Eventos religiosos movimentam Belém (PA) e Aparecida (SP)

Procissão do Círio de Nazaré deve levar 2 milhões de visitantes a Belém. Em Aparecida, são esperados 160 mil turistas.

Festividades que antecedem o dia 12 de outubro têm calendário especial no Santuário de Aparecida (SP)


A fé e a religiosidade são alguns dos traços mais marcantes na cultura do povo brasileiro. Dados do Ministério do Turismo mostram que o turismo religioso chega a movimentar mais de 15 milhões de fiéis por ano no Brasil.
Entre as comemorações que mais atraem devotos e visitantes estão o Círio de Nazaré, em Belém (PA), e as homenagens à Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, celebrada em 12 de outubro.
O Círio de Nazaré atrai, anualmente, cerca de 2 milhões de visitantes à capital paraense. Considerada uma das mais tradicionais e populares festas católicas do País, é comemorada sempre no segundo domingo de outubro.
A atração principal do evento é a procissão em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré, mãe de Jesus, que acontece no próximo dia 12, com saída da catedral de Belém até a Basílica de Nazaré. O percurso é de 3,6 quilômetros, realizado por uma multidão numa caminhada que pode durar horas. No período também acontecem vigílias, romarias rodoviárias e pluviais: a cidade gira em torno da festa.
O custo das festividades deve ultrapassar os R$ 3,1 milhões em 2014. Segundo os organizadores do Círio, desde o início do ano, uma extensa programação arrecada recursos para o evento principal. A estimativa é de que seja injetado na economia da cidade perto de R$ 1 milhão, com impactos diretos nos setores de agropecuária, indústria, comércio e serviços.
O ministro do Turismo, Vinicius Lages, diz que o Brasil tem destinos consolidados neste segmento, e o Círio de Nazaré, em Belém, assim como as peregrinações ao Santuário de Aparecida, em São Paulo, são exemplos da consolidação do turismo religioso no País. “Celebrações que movimentam grande fluxo turístico, doméstico e também internacional, chamam a atenção para o potencial turístico que temos a explorar”, disse ele. Aliados à curiosidade cultural, à visita a igrejas históricas e locais religiosos, além das belas paisagens, os circuitos religiosos vem se destacando no Brasil. O País já aparece entre os expoentes mundiais do segmento, ao lado de países como Espanha e França.
Embora Belém seja o principal destino dos romeiros, o estado inteiro do Pará celebra a data, inclusive as pequenas comunidades ribeirinhas. E, como em todas as festividades, a gastronomia é item fundamental, as comidas típicas da região são mais uma atração aos visitantes. Pratos como a maniçoba, o pato no tucupi e cardápios com peixes como o pirarucu, o tambaqui e o tucunaré fazem sucesso.
O evento religioso impacta o turismo e a economia do estado, impulsionando o desenvolvimento da região. Associações, grupos de moradores e pequenos comerciantes da comunidade local vivem da venda de artesanato, lembranças, camisetas, souvenires, flores e velas relacionadas às datas e eventos religiosos.
Padroeira do Brasil
Nesta semana, também iniciam as novenas e ações de devoção à Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. As festividades que antecedem o dia 12 de outubro têm calendário especial no santuário de Aparecida, no interior de São Paulo, que aguarda cerca de 160 mil fiéis no fim de semana. Neste ano, a festa é especial: comemora-se os 300 anos do encontro da imagem da santa. De acordo com os administradores, somente o Santuário de Aparecida recebe 12 milhões de visitantes por ano.
No dia 11 de outubro, véspera da Festa da Padroeira, acontece a Procissão Luminosa, uma simbólica peregrinação feita à luz de velas. Os romeiros fazem o trajeto entre o Santuário Nacional e o Porto do Itaguassú, relembrando o dia em que a imagem foi encontrada. No dia 12 de outubro, duas procissões marcam e encerram a programação.

Pirenópolis (GO) completa 287 anos de tradição




O dia 7 de outubro marca os 287 anos de Pirenópolis, cidade pitoresca do interior de Goiás tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional(Iphan). Para comemorar a data, a prefeitura preparou uma programação especial para turistas e moradores, com diversas atividades ao longo do mês de outubro.
Nesta terça (7), dia do aniversário, os festejos começaram cedo. Às 6h, houve alvorada com a Banda Phoenix. Às 7h, hasteamento de bandeiras (Praça Central) e, desde as 13h, a festa continua na Praça Central, com muitas brincadeiras para as crianças – brinquedos infláveis, pula-pula e animadores para agitar a meninada. À noite, o cantor Gabriel Lenner e DJ’s convidados comandam a comemoração.
Já  o Cine Pirineus promove, nos dias 8 e 9 de outubro, sessão Pipoca, às 9h e às 14h, e Barganha Book – uma oportunidade para que as crianças troquem livros que já leram por outros que ainda não conhecem. Entre os dias 11 e 31 de outubro acontece ainda, no mesmo lugar, a exposição fotográfica “Retratos da África: convergências e riquezas de um continente”, com realização da Secretaria Municipal de Cultura.
Idosos também terão vez. No dia 13 de outubro, a agenda especial é para os jovens da terceira idade do grupo Amantes da Vida, que farão um passeio pela história na Fazenda Babilônia. Desta vez, a realização é da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. É também dela a iniciativa de levar alunos do Projovem para um passeio no Mutirama, em Goiânia, no dia 18.
Para os dias 18 e 19, a programação foi reservada para os apaixonados por ciclismo. A cidade receberá a 10º GP Goiás de Montain Bike. A largada acontecerá pontualmente às 9h, saindo do Campo de Futebol do Carmo (em frente à Pousada dos Pirineus), com chegada no mesmo local. O tipo de prova é Cross Country com percurso aproximado de 17,4 Km (equivale a uma volta). O evento é uma parceria com a Liga Goiana de Ciclismo.
Um sarau no Centro Municipal de Artes Ita e Alaor, às 19h, com apresentações de alunos – violão e flauta doce – promete animar o dia 24 de outubro. Com apoio da  Secretaria de Educação, haverá também a premiação do concurso Leitor Nota 11, que anunciará o aluno que mais leu livros no decorrer do ano de 2014.
A gastronomia não poderia ficar de fora. No dia 27 de outubro, merendeiras da rede municipal irão apresentar deliciosas receitas na 2ª edição do concurso “Nada se perde, tudo se cozinha”, que acontecerá às 9h30, no Espaço de Convivência (Av. Sizenando Jayme).
Vale lembrar que atividades com foco nos cuidados com a saúde também contemplam a vasta programação. A Secretaria Municipal de Saúde encerra o “Outubro Rosa” com várias atividades no Espaço de Convivência Joaquim Peixoto de Morais e Silvia Maria de Arruda Morais (Av. Sizenando Jayme) e, no dia 29, haverá programação especial com exercícios físicos, aferição de pressão, vacinação e teste de glicemia pelo programa Hiperdia.
No dia 30, a partir das 8h, o destaque é a saúde da mulher, com vacinação, orientações sobre o autoexame das mamas, ações de saúde bucal, palestras educativas , atendimento médico e  planejamento familiar. E para lembrar que todos devem se cuidar, no dia 31, será lançada a campanha “Novembro Azul”, com ações voltadas para a saúde do homem.

Turismo pedagógico oferece conhecimento e diversão


Alunos da escola Honorato Filgueiras fazem city tour pelos principais pontos turísticos de Belém (PA)

A proposta do turismo pedagógico, nicho de mercado que mais que dobrou nos últimos cinco anos, é de proporcionar uma experiência transformadora de ensino, fora do ambiente da sala de aula.
Dados do cadastro nacional de prestadores de serviço do setor (Cadastur) do Ministério do Turismo mostram que, atualmente, 2.129 agências de viagem operam no segmento “estudos e intercâmbio”, 125% a mais do que em 2009, quando eram 945.
Ao contrário do tradicional passeio escolar, que geralmente visa apenas lazer, o turismo pedagógico se caracteriza por viagens programadas dentro do calendário escolar, além de ser objeto de notas e provas. Nas escolas públicas, há exemplos de programas bem sucedidos para o incentivo a esse tipo de viagem. Um deles é o projeto Viva Ciranda, da Fundação Turística de Joinville (SC), que incentiva a visita de estudantes das escolas municipais a propriedades rurais da região ao custo de R$ 7 por pessoa, além de oferecer um ônibus gratuitamente.
“O turismo pedagógico vem para quebrar a ideia de que o ensino só ocorre na escola e só com o professor”, afirma David Carolla, professor de Turismo do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
As agências que operam neste segmento não têm do que se queixar. As oportunidades incluem excursões periódicas com uma média de 80 estudantes por vez, justamente no período da baixa temporada. Há ainda a possibilidade de formar e fidelizar novos clientes, tanto entre os alunos como entre os pais. “Quem vivencia, nunca esquece o aprendizado proporcionado pelas viagens”, diz Neyse Maria de Oliveira, coordenadora pedagógica de uma escola em Brasília (DF).
Ricardo Leite Vieira, guia de turismo com 10 anos de experiência em roteiros pedagógicos em Pernambuco, explica que a agência é responsável por toda a logística da viagem. “O agente tem que oferecer a infraestrutura que inclui, por exemplo, condições para uso do material didático durante a excursão, enfermeiros, seguros e alimentação adequada”, diz.
Para Vagner Grisostomo, consultor de viagens pedagógicas de uma agência em São Paulo, ainda não há uma cultura consolidada desse segmento do turismo, mas as coisas estão mudando. “É importante substituir a ideia do passeio para a da atividade pedagógica. É um tipo de ensino que agrega experiência, vivência e transformação aos estudantes”, avalia.
Antes de entrar no segmento, contudo, os agentes e guias de turismo precisam se qualificar. “A agência tem que estar 100% alinhada com o professor. É esse alinhamento que faz o aprendizado funcionar”, diz Grisostomo. O consultor afirma também que, para garantir a qualidade do aprendizado dos alunos, a agência deve promover reuniões detalhadas com a direção da escola e os professores, a fim de estabelecer qual a infraestrutura e locais mais adequados para complementar o conteúdo de sala de aula.