TURISMO

INFORMES , VIAGENS , NOVIDADES E EVENTOS .

terça-feira, 12 de junho de 2012

Festival de Jazz & Blues lota hotéis da região


Procuram opções de hospedagem em Macaé e Casimiro Os aproximados 3.300 leitos de hotéis e pousadas de Rio das Ostras não deram conta da demanda de turistas que procuram vagas para assistir as mais de 60 horas de música do Jazz & Blues Festival, que começou no dia seis e vai até domingo, dia 10. De acordo com a pesquisa realizada pela secretaria de Turismo de Rio das Ostras, praticamente não há vagas na cidade. Para não deixar ninguém de fora, o Rio das Ostras Convention & Bureau tem indicado estabelecimentos em Macaé e em Casimiro, que também estão praticamente lotados. A movimentação na rede hoteleira este ano foi maior do que a do ano anterior, segundo a presidente do Rio das Ostras Convention & Visitors Bureau, Paula Meireiles. “No ano passado não fizemos indicação de hotéis e pousadas em outras cidades. Porém, estamos fazendo um levantamento para ver as vagas disponíveis nos hotéis das cidades vizinhas”. Em Macaé, o presidente do Convention & Visitors Bureau, Marco Navega, disse que se a tendência de crescimento seguir a média do ano passado, haverá um aumento de até 30%, o que corresponde a ocupação de mil quartos e, aproximadamente, duas mil pessoas. “Por conta da demanda, encaminhei a todos os estabelecimentos um comunicado informando sobre a necessidade de mais hospedagens”. Ele disse ainda que os números foram engrossados por mais 300 pessoas hospedadas para uma competição esportiva no mesmo final de semana do festival. Em alguns casos, as reservas dos pacotes cocomeçaram a ser feitas há três meses. A proprietária do Ostrão Hotel, Carla Machado, disse que as 100 vagas disponíveis no hotel, estão totalmente reservadas desde abril. “A procura começou em janeiro e alguns hóspedes que estão acostumados a ficar aqui todos os anos, não conseguiram vaga”. Ela informou ainda, que foram vendidos pacotes de no mínimo três dias, abrangendo todo o final de semana. De acordo com Carla, a movimentação não se restringiu às reservas. Por causa do número de clientes esperados, foram contratados mais quatro funcionários para os setores de arrumação dos quartos e recepção. “Este é o evento mais importante para nós do setor hoteleiro”, completou. Público diferenciado Segundo Paula, é difícil comparar o público do Jazz & Blues Festival com aqueles que passam pela cidade em períodos festivos como carnaval e Réveillon. “Em junho temos um grupo de pessoas com poder aquisitivo mais alto”, aponta. A afirmação é reforçada por uma pesquisa realizada em 2011. Conforme o levantamento de dados, os visitantes do festival injetaram na economia local R$ 6,5 milhões. Outra característica marcante é o estilo. “São pessoas que se vestem de uma maneira bem característica. Ao mesmo tempo, são pessoas com um grau de cultura mais elevado”, finalizou Carla.

Fonte: Macaé News (www.macaenews.com.br)

1º Festival de Pizza agita Rio das Ostras


O 1º Festival de Pizza de Rio das Ostras é uma iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal Turismo, Indústria e Comércio, e será realizado diretamente nas pizzarias participantes, entre dos dias 9 e 24 de junho. Dezenove pizzarias confirmaram participação no evento e os critérios para avaliação são textura e qualidade da massa, apresentação e sabor.

A avaliação das melhores pizzas será feita nos dias 18 e 19 de junho, no Espaço Gourmet que será criado na Praça São Pedro. A comissão avaliadora é composta por Rafael Zibelli Neto, presidente no Brasil da União dos Italianos no Mundo, Mário Tacconi, que ficou conhecido como o pizzaiolo do Fausto Silva, Luiz Eduardo Campino, gerente regional da FIRJAN, Júlio França, da Casa Valduga, e Luiz Henrique Patueli, empresário de gastronomia e proprietário do Henrique’s Pub.

As pizzas concorrentes são de tamanho médio e tem o preço fixo de R$ 18, com direito a degustação de uma taça de vinho ou suco de uva. O consumidor também poderá votar na sua pizza preferida e para isso terá acesso a uma cédula nos estabelecimentos participantes. Haverá premiação para as melhores pizzarias e para o melhor pizzaiolo. O empresário que vencer na categoria melhor pizza salgada ganhará uma viagem a uma vinícola, em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul.

Confira a relação das pizzarias participantes:

La Nonna - Azeite de Oliva - Estação da Pizza - Two Way – Manjericão - Primos Pizza - Amore Mio – Mômo - Blue Coast – Strike - La Mama - Julien’s Trattoria - Antonietta’s - Canto das Massas - Mama Rosa - Pizza & Tal - Mamamia Pizzaria – Chegadinha - Ciabatta
 

Fonte: Macaé News (www.macaenews.com.br)

TerraEuropa propõe minicircuitos para o fim do verão

O operador turístico terraEuropa lançou dois minicircuitos em meia-pensão de quatro e de cinco dias, o primeiro para a Itália e o segundo para a República Checa e Hungria, ambos com preços a partir de 639 euros. As saídas são de Lisboa em setembro e outubro, e as visitas são acompanhadas por guia de língua portuguesa.
fonte /; site alma de viajante

II Festival de Sardinha recebe cerca de cinco mil pessoas


Apesar da chuva que persistiu em cair na cidade no último fim de semana, o II Festival de Sardinha, realizado no bairro Vila Nova entre os dias 8 e 10 de junho, foi um sucesso. De acordo com dados fornecidos pela Secretaria de Turismo de Cabo Frio (SECTUR), das 140 mil pessoas presentes no município durante o feriado de Corpus Christi, cerca de cinco mil prestigiaram o evento.

Segundo a turismóloga da SECTUR, Nara Azevedo, as 10 barracas e quatro bares participantes do festival comercializaram 1.700kg de sardinha, nos três dias de evento.

- O Festival da Sardinha superou as expectativas, principalmente pela chuva que teimou em cair. Foi oferecida uma grande diversidade de pratos à base do peixe, que foram vendidos a R$10 cada, dentre eles sardinha na pressão, quibe, sardinha à milanesa ao molho de lula, pizza e bolinho de sardinha com salada – afirmou Nara Azevedo.

Ainda de acordo com a turismóloga, a pesquisa realizada pela Secretaria de Turismo apontou que o Festival de Sardinha foi aprovado pelo público presente, que pôde desfrutar, também, de apresentações musicais.





FONTE  SITE DA PREFEITURA DE CABO FRIO

O meio ambiente como incentivo

Paranaguá (PR) é um dos municípios que se destacaram dentro do trabalho de regionalização feito pelo MTur em 2010

Brasília (DF) – “O atendimento às necessidades das gerações atuais, sem comprometer a possibilidade de satisfação das necessidades das gerações futuras.” A definição clássica adotada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o termo sustentabilidade está na linha de frente dos planos nacionais do Ministério do Turismo. Diversas ações nesse sentido estão na agenda dos principais destinos turísticos brasileiros, que têm se organizado para que o meio ambiente seja um atrativo importante para seus visitantes.
Esse trabalho é um dos eixos de atuação do Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil. Ele é voltado para o fomento ao turismo responsável e produtivo, gerador de renda e ambientalmente sustentável. Desde 2008, o MTur apresenta anualmente o Estudo do Índice de Competitividade do Turismo Nacional. Realizado em destinos prioritários por todo o Brasil, ele avalia 13 dimensões, tais como aspectos ambientais, sociais, culturais e atrativos turísticos.
Na dimensão ambiental, são consideradas as variáveis: legislação municipal de meio ambiente, rede pública de distribuição de água, rede pública de coleta e tratamento de esgoto, coleta e destinação pública de resíduos, além de unidades de conservação no território municipal.  As médias dos destinos nesta dimensão foram 58,9 (2008), 61,8 (2009) e 65,6 (2010), o que revela evolução dos destinos nesta variável.
No estudo de 2010, Paranaguá (PR) foi um dos destinos premiados em aspectos ambientais, na categoria “Boas Práticas – Não Capitais”.  O projeto reutiliza a água da chuva para fins não potáveis, por meio da coleta em reservatórios e calhas instaladas em pousadas e restaurantes da Ilha do Mel. “Com mananciais de água reduzidos e com uma população de 1.600 habitantes que, durante a alta temporada, recebe mais de 5.000 turistas, a capacidade de abastecimento de água para comunidade e turistas fica comprometida. Ações inovadoras são sempre bem-vindas”, diz o professor especialista em meio ambiente da faculdade Isulpar, Francisco Xavier da Silva Souza, parceiro da prefeitura de Paranaguá no projeto.
Os resultados do Índice de Competitividade de 2011 estão concluídos serão divulgados nas próximas semanas pelo Ministério do Turismo.
fonte MTUR

 

MTur e Sebrae lançam Índice de Competitividade 2011

Resultados serão entregues nesta quarta-feira (13), em Foz do Iguaçu (PR)

12/06/2012
Brasília (DF) - O Ministério do Turismo e o Serviço Nacional de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) apresentam no dia 13 de junho, em Foz do Iguaçu (PR), os resultados do Índice de Competitividade do Turismo Nacional – 65 Destinos Indutores 2011. O Relatório Brasil será entregue aos representantes dos estados e municípios pesquisados, durante reunião da Associação Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo dos 65 Destinos (Anseditur).
O Índice de Competitividade é uma ferramenta de gestão que tem como finalidade identificar pontos fortes e revelar fragilidades dos destinos turísticos. Há quatro anos, pesquisas de campo são realizadas para medir e acompanhar o estágio de desenvolvimento das 27 capitais brasileiras e de 38 municípios turísticos. Desta forma, é possível avaliar, ano a ano, a realidade e a evolução destes destinos.
O estudo avalia 13 dimensões, como infraestrutura turística, serviços e equipamentos, atrativos, aspectos sociais e ambientais, dentre outros, e atribui notas de 1 a 100. São entrevistados diversos públicos ligados ao turismo, entre os quais representantes governamentais e da iniciativa privada.
Os destinos que apresentaram evolução nas dimensões e categorias do Índice de Competitividade, de 2010 para 2011, serão premiados pelo Ministério do Turismo e Sebrae. A apresentação dos resultados será às 16h, em cerimônia que antecede a 3ª Assembleia Geral Ordinária da Anseditur, evento paralelo ao 7º Festival de Turismo Cataratas do Iguaçu.
fonte . MTUR

Abav-SP promove três cursos nesta semana

A Abav-SP (Associação Brasileira de Agências de Viagens de São Paulo) promoverá, nesta segunda e na próxima terça-feira o curso “Ferramentas de gestão e manutenção de clientes corporativos” com o apoio do Instituto de Capacitação e Certificação da Abav. Julio Verna, conferencista e consultor, será o responsável pela palestra, cujo objetivo é abordar os principais assuntos relacionados ao desenvolvimento e aplicação de práticas gerenciais em viagens de negócios, garantindo qualidade aos serviços prestados aos consumidores.

Na quarta-feira, por sua vez, os colaboradores que atuam no setor terão a oportunidade de presenciar o curso “Competências do profissional de sucesso no Turismo”. Ministrado por Lucia Ferraz, visa auxiliar os participantes a ampliarem sua percepção no que diz respeito ao papel que desempenham na empresa, orientando-os a desenvolver competências comportamentais estratégicas.

Já na quinta-feira Erik Guttmann, mestre em Administração de Empresas, estará à frente do curso “Comportamento do consumidor de Turismo”. A ideia é que, após a capacitação, os profissionais se tornem aptos a interpretar o comportamento de seus clientes por meio da elaboração de um plano estratégico eficiente.

Estas e demais ações de capacitação realizadas pela Abav-SP têm o apoio da Abracorp (Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas), da Aviesp (Associação das Agências de Viagens Independentes do Interior do Estado de São Paulo) e do Sindetur-SP (Sindicato das Empresas de Turismo no Estado de São Paulo).

Serviço

Ferramentas de gestão e manutenção de clientes corporativos


Dias: 11 e 12 de junho, segunda e terça-feira

Horário: 18h30 às 22h30

Local: Abav-SP – Av. Dr. Vieira de Carvalho, 115, 8º andar, Centro – Metrô República

Investimento: R$ 98


Competências do profissional de sucesso no Turismo

Dia: 13 de junho, quarta-feira

Horário: 18h30 às 22h30

Local: Abav-SP – Avenida Doutor Vieira de Carvalho, 115, 8º andar, Centro – Metrô República

Investimento: associados e estudantes – R$ 90 / não associados – R$ 115


Comportamento do consumidor de Turismo

Dia: 14 de junho, quinta-feira

Horário: 18h30 às 22h30

Local: Abav-SP – Av. Dr. Vieira de Carvalho, 115, 8º andar, Centro – Metrô República

Investimento: associados e estudantes – R$ 90/ não associados – R$ 115

Informações: (11) 3223-0555 ou pelo e-mail graca@abavsp.com.br

fonte jornal de turismo

Jovens que voam pela Trip recebem até 80% de desconto

Com o slogan “Conforto de avião, preço de busão”, a Trip Linhas Aéreas, maior companhia aérea regional da América do Sul, com mais de 80 destinos, lança o programa Galera Trip, voltado aos jovens entre 12 a 22 anos, que receberão descontos de até 80% na compra de passagens aéreas para todos os destinos atendidos pela companhia.

O programa será importante para desenvolver uma maior tradição de viagens entre a juventude e fomentar o turismo nacional. A iniciativa além de ter forte cunho social por promover a valorização da cultura local e integrar regiões, visa combater a sazonalidade, incentivando as viagens durante todo o ano, inclusive nos períodos de baixa temporada. Com o programa Galera Trip, os jovens poderão viajar mais e terão acesso direto à diversidade cultural e histórica dos estados brasileiros.

“A Trip acredita que os jovens merecem facilidades para aproveitar mais essa fase da vida, por isso foi pioneira na criação de um programa com preços diferenciados para esse público. Além disso, somos a companhia aérea que voa para o maior número de cidades no País e está em nossa missão trabalhar pela expansão do turismo brasileiro”, afirma Emerson Luccas, diretor de Marketing da Trip Linhas Aéreas.

Jovens e adolescentes terão maior oportunidade para conhecer cidades históricas, participar de festivais musicais, eventos culturais e viajar por todos os destinos atendidos pela Trip. Para acessar o programa Galera Trip consulte o site www.voetrip.com.br/galeratrip. Os bilhetes são válidos para todos os trechos operados exclusivamente pela companhia, em qualquer época do ano.

O novo programa será lançado nesta terça-feira e as passagens com desconto poderão ser compradas com pelo menos 15 dias de antecedência em todos os canais de venda da companhia como: internet, pelo site www.voetrip.com.br/galeratrip, na Central de Vendas 0300 789 8747 ou 3003 8747 (regiões metropolitanas), nos aeroportos e nas agências de viagens.
fonte jornal de turismo
 

Bombinhas recebe grupo para discutir ecoturismo e turismo de aventura

O Consórcio Intermunicipal de Turismo Costa Verde & Mar promove nesta terça-feira a 4ª Reunião Técnica dos Grupos de Trabalho de Ecoturismo e Turismo de Aventura. O encontro que irá reunir profissionais ligados a este setor turístico começa às 13h30min na Associação Empresarial de Bombinhas, localizada ao lado do prédio da prefeitura. Na reunião, será apresentado o relatório da visita a Porto Belo.

A troca de experiências começa falando sobre Mergulho e o Plano de Manejo da ARIE Costeira de Zimbros, seguido de uma visita técnica ao Mirante Eco 360º e atividades de aventura. Dependendo das condições climáticas o grupo irá participar também de uma trilha ecológica para conhecer ainda mais as belezas da região.
fonte :jornal de turismo

Feira de Comércio e Casa de Taipa são opções de visitação na Expo em Quissamã RJ

Entre os dias 13 e 17 de junho o Parque de Exposições Renato Queirós Carneiro da Silva vai estar em festa. Além de shows, provas hípicas e concursos agropecuários, a 21ª Exposição Agropecuária, Turística e Industrial de Quissamã vai trazer como opção de lazer e negócios as Feiras de Indústria e Comércio, de Artesanato e a Casa de Taipa. Na quarta-feira (13), a partir das 8h, começam a chegar os animais que ficarão em exposição e que participarão do leilão e do 22º Concurso Leiteiro.
A Feira de Indústria e Comércio vai funcionar nas dependências do Ginásio Poliesportivo (com entrada por dentro do Parque) e terá mais de 40 estandes de produtos alimentícios, bijuterias, bolsas, cursos, vestuário, entre outros artigos e serviços, como por exemplo, o SEBRAE-RJ. Enquanto o público circula pela Feira, que terá horário de funcionamento das 12h às 24h, poderá curtir apresentações musicais. Entre os shows que vão ocorrer sempre a partir das 21h estão o Grupo de Louvor (dia 13), Jorjão Machado (14), Charles Leão (15)  Clauser Guedes (16) e Willian Xuxa e apresentação de Capoeira (17).
Já a Feira de Artesanato ficará localizada próximo ao Ginásio e ao Centro de Convivência do Parque (onde estará o estande da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo). No local estarão dispostos artesanatos e cachaças locais. Na Feira também haverá apresentações musicais: Roberto Carlos Coutinho (13), Jorjão Machado (14), Avyadores do Brasil (15), Paulo Junior e apresentação de Jongo (16) e Valdemiro e apresentação de Fado (17).
Casa de Taipa - Foto: Genilson Pessanha/SecomCasa de Taipa - Foto: Genilson Pessanha/SecomA Casa de Taipa é uma atração à parte. O local é todo decorado de forma rústica a fim de acolher os visitantes, sobretudo os produtores rurais. A Casa trará o melhor da culinária do norte com iguarias muito apreciadas em outras edições da Exposição Agropecuária, bem como apresentações musicais especiais. Entre os shows estão: Banda Pop Rio (14), Banda MR6 (15), Vibe Max (16) e Roberto Carlos Coutinho (17). Todas as apresentações vão acontecer no período da noite.
E o estande da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo será um espaço destinado a mostra das principais ações e projetos do setor, entre os quais o Complexo Logístico e Industrial Farol/Barra do Furado, as Zonas Especiais de Negócios, o Posto do Sistema Nacional de Empregos (Sine) e o Micro Crédito.
Toda a programação da Expo 2012 está disponível no site da Prefeitura www.quissama.rj.gov.br.
fonte  site da prefeitura de Quissama

Leilão e concursos leiteiros são destaques na 21ª Expo de Quissamã


 leilaogadogirolandofotogenilsonpessanha
Já está confirmado o grande leilão da Raça Gir Leiteiro, no dia 16 (sábado), às 17h, na 21ª Exposição Agropecuária, Turística e Industrial de Quissamã, no Tattersal do Parque de Exposições Renato Carneiro da Silva. A atividade pretende movimentar os negócios e trazer novidades para a produção de leite, além de melhorar o plantel do gado de corte no município. O leilão será transmitido ao vivo para o Canal Rural.
Durante quatro dias da Feira acontecerão também três concursos leiteiros, envolvendo animais de grande porte de todo o país e do próprio município. Estão inscritas 40 animais da raça Gir, 35 da raça Girolando e ainda 35 vacas de Quissamã. Os animais passarão por duas ordenhas diárias, de quinta (14) a sábado (16). O somatório dos quilos obtidos em cada ordenha permitirá a definição das vencedoras para, no domingo (17), às 10h acontecer a entrega da premiação de cada categoria, através de troféus e 12 mil reais em dinheiro.
Todo o leite obtido das ordenhas da competição vai para um tanque de resfriamento e, posteriormente, é encaminhado para a Cooperativa Regional Agropecuária de Macuco, instalada na Zona Especial de Negócios (Zen 1) de Quissamã, em Conde de Araruama.
O diretor da 'Raça Eventos', empresa responsável pela organização da parte agropecuária da Exposição, Marcelo Sarzedas, destaca que o leilão contará com os melhores animais de vários lugares do Brasil e que, por esta razão, também atrairá pecuaristas de todas as regiões interessados em investir neste setor. “Nossa expectativa é a melhor possível em relação a este leilão, que vai envolver uma raça de elite como o Gir leiteiro e que promete ser um sucesso nesta edição da Exposição de Quissamã”, ressaltou.
SITE DA PREFEITURADE QUISSAMA

21ª Exposição Agropecuária DE QUISSAMÃ RJ




23º Aniversário de Quissamã21ª Exposição de Quissamã

Sedep inicia curso de excelência no atendimento em Farol

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Petróleo (Sedep) deu início nesta segunda-feira (11), no estande da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, na praia do Farol de São Tomé, ao Curso de Excelência no Atendimento ao Turista, que está sendo oferecido pela Sedep, em parceria com a Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), Vigilância Sanitária Municipal e Procon-Campos.

Na oportunidade, a historiadora Sylvia Paes ministrou palestra sobre a excelência no atendimento ao turista, para os 35 profissionais de variados segmentos inscritos no curso, dentre eles, profissionais de postos de combustíveis, mini-mercados, artesãos e hotéis, entre outros. Também falou ao público a educadora de Saúde da Vigilância Sanitária Municipal, Ana Paula Siqueira, que deu noções de boas práticas de manipulação de alimentos.

A assessora operacional do Departamento de Turismo da Sedep, Ana Neri Alvarenga, explicou o objetivo do curso de excelência no atendimento é qualificar as pessoas para que dêem um atendimento de qualidade para os turistas. “Há uma demanda de turistas que virá para Campos com o desenvolvimento da região. E esses turistas precisam ser atendidos com qualidade para que tenham satisfação e encantamento. Por isso, neste curso vamos destacar as habilidades essenciais do pessoal de hotéis, pousadas, padarias, mercados, lanchonetes, entre outros”, afirmou Ana Neri.

- A prefeita Rosinha Garotinho está programando vários eventos para o Farol, como o Festival de Forró neste final de semana e outros eventos que vão movimentar a única praia campista nas quatro estações. Por isso, o secretário Marcelo Neves, empolgado com essa grande demanda, quer formar profissionais mais gabaritados para atender os turistas. Também vamos oferecer cursos para o público de Campos – informou a assessoria da Sedep.

O curso de excelência no atendimento ao turista continua até sexta-feira, no estande da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, na praia do Farol de São Tomé, das 14h às 16 horas. Na quarta-feira, a secretária executiva do Procon-Campos, Rosângela Tavares, falará sobre os direitos e deveres dos consumidores.

fonte : site da prefeiturade campos

Museu vai mostrar importância econômica de Campos e região


O Museu Histórico de Campos, que estará aberto à visitação a partir do dia 29, será um espaço de informação para a sociedade e vai mostrar toda importância de Campos e região para o desenvolvimento econômico do país, principalmente, entre o final do século XVIII e início do século XX. O Museu vai funcionar no Solar Visconde de Araruama, recentemente, restaurado pela Prefeitura de Campos. Segundo o museólogo, Carlos Freitas, que está acompanhando o processo de implantação do Museu de Campos, o espaço será um local de conhecimento.

Freitas explica que o primeiro pavimento fará uma abordagem cronológica do Solar, retratando todos os momentos pelas quais o prédio histórico passou. “Além disso, teremos duas salas com exposições temporárias, como a que terá material da antiga Rede Ferroviária, e a exposição de gravuras do Museu Histórico Nacional sobre comércio de rua, um café e, ainda, um auditório para uso da comunidade”, disse.

O segundo pavimento abriga o Salão Nobre, de frente para a Praça São Salvador; a sala que retrata o início da colonização que terá também material sobre os índios goytacazes, recolhido no sítio arqueológico do Caju e tombado pelo Patrimônio Histórico, como restos de enterramento (ossos) e dois segmentos de urnas funerárias. “A outra sala será dedicada ao início da exploração econômica, retratada no Século XVIII e, depois, uma área maior dedicada ao Século XIX e à grande evolução econômica da região”.

- Teremos uma sala com a Biblioteca Municipal, inclusive com o mobiliário da época, e uma sala dedicada a Nilo Peçanha, com material doado pela família do ex-presidente campista. Além do acervo de Nilo Peçanha, os visitantes também poderão conhecer algumas peças do mobiliário do ilustre campista – informa o museólogo.

Carlos Freitas lembra que o Museu de Campos vem recebendo doações e empréstimos de diferentes instituições. “Recebemos a doação de moedas dos séculos XVIII, XIX e XX, do campista Élcio de Souza Chrisóstomo, que morou no Rio de Janeiro, onde chegou a ser procurador. São moedas, com todos os padrões monetários que passaram pelo país no Século XX. Uma valiosa doação para o Museu”, diz Freitas, lembrando que a Santa Casa de Misericórdia, uma das instituições mais antigas do país, também, emprestou parte do acervo.

A presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Patrícia Cordeiro, informou que a prefeitura vem tentando resgatar o acervo histórico de Campos. “Através de doações e empréstimos, estamos resgatando nossa história, mas muito deste acervo histórico foi se perdendo ao longo do tempo. Nós temos informações de peças importantes para o acervo de Campos que estão nas mãos de particulares ou em outros museus e estamos tentando localizá-las”, finaliza Patrícia, lembrando que o primeiro grande desafio foi a restauração do Solar.

fonte site da prefeitura de campos

A Rio+20, o turismo e o meio ambiente


 

A cidade do Rio de Janeiro mais uma vez sedia uma importante conferência da ONU. Trata-se de um momento em que se discutirá os rumos da sustentabilidade mundial e de nossa sobrevivência. O Brasil deverá se empenhar para que possamos mostrar que evoluímos bastante desde a Eco 92, que também aconteceu no Riocentro e utilizou o Aterro do Flamengo para uma série de eventos. Embora as condições atuais sejam bem diferentes, mormente em função da crise do Euro e do crescimento do terrorismo, faz-se necessário que o mundo se mobilize para um documento final, realmente importante. Vamos sentir muito a falta chanceler  alemã e de Obama, embora estejam confirmados mais chefes de estado do que em 1992.
As condições do Rio são bem diferentes: governos municipal e estadual totalmente alinhados com o governo federal, o que permite muitos investimentos em infraestrutura, que aos poucos vai ganhando as ruas da cidade maravilhosa e a transformando, num verdadeiro canteiro de obras, o que nem sempre é agradável para a população e o trânsito. No entanto, é preciso, com urgência atentar para as condições do entorno do Riocentro, sobretudo a Abelardo Bueno, que precisa de uma “faxina”, a começar pelo matagal, que cresce em frente ao Autódromo e as poças de água e lama que circundam os condomínios Rio 2, Bora Bora  e Vilas da Barra, em função das obras da Transoeste/BRT.
Vivemos um momento importante, de imagem positiva nos mercados externos e com uma moeda mais valorizada, o que nos ajuda a fazer com que cada visitante do evento se torne um embaixador do Rio. Para tal, a segurança em áreas turísticas deve ser aprimorada, assim como os postos de informações turísticas e a manutenção sempre de nossa maior conquista, a omnipresente “alegria e  receptividade”, do carioca, apesar de tudo. Brevemente, a cidade será invadida pelo projeto “Carioca, anfitrião nota dez”que vai mobilizar a sociedade, para fazer de cada morador um centro de informações da cidade.
Algumas dificuldades vão se apresentar: a atual situação mundial é fruto de um desenvolvimento inadequado e políticas ambientais voltadas para atender realidades pontuais, sem levar em consideração o conceito global. Há dificuldade numa conceituação e diagnóstico do clima e muitas lendas, sem respaldo científico. Precisamos respirar aliviados sem pensar no nosso umbigo. Gritos de alerta  são dados diariamente e já causaram destruições, como recentemente no Japão, que agora parece se ver obrigado a retomar o crescimento nuclear, apesar da revolta dos moradores dos entornos.
A cidade, apesar da poluição em algumas áreas e do trânsito caótico na zona oeste busca soluções, como a ampliação do metro ou ainda a inauguração preliminar do BRT. Ainda temos Oasis de verde, como a Floresta da Tijuca, Parque ecológico da Prainha, Aterro do Flamengo, Parque da Serra do Mendanha, que devem  ser constantemente fiscalizados e dotados de uma infraestrutura de sinalização, banheiros e guias para uma descoberta consciente. Há esforços de ONGs e governamentais para uma cidade mais verde, embora ainda deva trilhar uma caminhada grande.
Estou muito otimista com os resultados positivos que o RIO poderá receber, se conseguir providências de manutenção da limpeza, policiamento ostensivo e visão de futuro. Os preços dos hotéis posteriormente reduzidos causaram danos ao evento, embora se saiba que os preços finais foram dados pela agência responsável, conforme documento detalhado da Abih-RJ.
Sem repetir jargões, vamos fazer nossa “lição de casa”, deixar que o Rio respire fundo, com vontade e que mostre ao mundo mais uma vez, sua eficiência e eficácia na realização de grandes eventos.
Bayard Do Coutto Boiteux coordena o curso de Turismo da UNIVERCIDADE e preside o Site Consultoria em Turismo. (www.bayardboiteux.com.br)
fonte diario de turismo

Itália: vinte países em um



Há uma semana para a abertura oficial da nova sede da ENIT (Agenzia Nazionale del Turismo) em São Paulo, Salvatore Constanzo, diretor da ENIT para a América Latina, fala com exclusividade à repórter Priscila Pariz do DIÁRIO. Nesta entrevista ele aborda a importância do Brasil para o mercado do turismo italiano e o foco dado ao nosso mercado, sobre uma política de turismo mais agressiva, além da ideia de transformar a nova sede em um ponto de encontro para o trade e para o consumidor final, começando pelo workshop “Itália para todos” que será realizado no próximo dia 19, e reunirá 35 operadores comerciais italianos. É a primeira vez que um número tão grande de operadores vem ao Brasil para um evento dessa espécie.
Além disso, o diretor dá dicas para aqueles que desejam conhecer a Itália, mas querem sair do óbvio. “Essa é a maravilha da Itália, em 10 dias você pode visitar 20 países diferentes”, diz Salvatore Constanzo.
 “...o fluxo de turistas brasileiros no ano passado na Itália foi de 700 mil pessoas. Eu prevejo que neste ano haja um incremento de 20 por cento em relação a 2011, e crescerá muito mais para o próximo ano.”
Diário: O novo escritório será aberto oficialmente no próximo dia 18, mas vocês estão operando desde quando no novo endereço?
Salvatore Constanzo: A ENIT está operando no Brasil a dez anos através de uma convenção que foi feita com a Câmara do Comércio Brasileira a fim de fazer um monitoramento do mercado nacional. A ENIT deseja investir muito na América latina, começando por abrir um escritório em São Paulo para dirigir toda a América latina, temos também um escritório em Buenos Aires, que tem quase 40 anos, mas o mercado mais importante para a ENIT e para a Itália em geral é o Brasil. Estamos investindo muito abrindo esse escritório, pois a convenção com a Câmara do Comércio terminou, e para este ano se pensou em fazer uma política muito agressiva na América Latina, e em particular no Brasil, que começou no ano passado com a ação chamada” Itália comes to you”, fazendo em 27 dias 13 cidades diferentes, como São Paulo, Porto Alegre, Rio de Janeiro, quando ocorreu uma exposição de 10 artistas brasileiros que foram à Itália para conhecer o país e ter um estímulo para produzir uma obra que se chama A Itália, artistas importantes como Ziraldo fizeram 10 obras que serão mostradas na inauguração do dia 18.
Diário: Por quê focar no Brasil?
Salvatore Constanzo: Porque é importante o mercado brasileiro? Porque está crescendo o fluxo de turistas brasileiros na Itália, que é um país muito próximo do Brasil no modo de viver em geral, e depois também porque está aqui uma forte presença de gente com origens italianas. Além disso, a classe C que vem crescendo economicamente, vê a Itália como um lugar onde ir, onde visitar, e neste momento de crise que a Europa vem passando no geral, pode ser economicamente conveniente, porque o custo de vida na Itália é estável é constante, e no Brasil o custo de vida vem crescendo muito, a diferença entre o custo daqui e o custo de vida na Europa, e sobretudo na Itália, faz com que a viagem torne-se conveniente. Hoje fazer uma viagem de esqui em Bariloche, por exemplo, sai mais caro que fazer uma viagem à parte norte da Itália onde estão concentrados os Alpes e as estações de esqui. O workshop do dia 19 contará também com a presença de Cortina, uma cidade muito importante para o esqui, mais cara para a Itália, mas conveniente para os brasileiros, não só na parte econômica, mas chegando a Cortina você pode visitar outras cidades, toda a parte norte da Itália. Já Bariloche é Bariloche, está concentrada no esqui, não há outras atrações próximas para se visitar, diferentemente de Cortina que é muito interessante, pois você pode mudar rapidamente de uma estação a outra. A Itália em si oferece uma variedade muito grande de lugares para se visitar, é como eu digo sempre: “visitar a Itália é visitar 20 países diferentes”.  A Itália tem 20 regiões cada uma com características diferentes das outras, e isso é muito importante, pois há diferença de gastronomia, cultura, arte, cada uma com uma característica própria. E também é importante dizer que o idioma pode ser diferente dependendo da região, aqui no Brasil o idioma é único, mas lá fala-se muitos dialetos que são diferentes em cada região, e isso pode ser complicado pra entender quando fala-se em dialeto.
Nova sede da ENIT no Jardim América: charmosa e aconchegante 
Diário: Quais as novidades que a ENIT preparou para a inauguração do novo escritório?
Salvatore Constanzo: A inauguração desse escritório é muito importante, porque pretendemos que ele seja um ponto de encontro de agentes e operadores brasileiros com operadores comerciais da Itália, será um ponto de comercialização e um local para se conhecer a Itália em todos os seus aspectos. No dia 18 estarão presentes autoridades italianas, 60 operadores de turismo de 20 cidades diferentes do Brasil, além de 35 operadores comerciais italianos. Nosso objetivo é conseguir 60 operadores com os da Itália e cerca de 300 agências de São Paulo e de regiões próximas. O diferencial desse workshop está no encontro entre os operadores que acontecerá em um momento diferente do encontro com as agências; o que eu acho que é muito importante, pois as agências são clientes das operadoras de turismo, e fazê-las encontrar num mesmo momento não é bom, porque  os operadores podem não ver como algo sério, por isso iremos realizar de manhã o encontro direto entre os operadores brasileiros e italianos até a uma da tarde. E a tarde o encontro das agências com os mais de 30 operadores da Itália.
Essa é a primeira vez que tantos operadores participam de um evento fora do continente europeu, pois para eles é muito caro vir até aqui, não é a mesma coisa que ir a feiras na Europa. Os workshops na Europa costumam ter em media 35 operadoras da Itália participando, em geral no Brasil a participação italiana está em 15, 20 operadores. Para esse workshop chegam 35 operadores para realizar negócios no Brasil, espero que haja uma grande participação de operadoras brasileiras no evento que queiram encontrar nossos operadores.
Diário: Qual a expectativa em número de agentes? Pois serão 60 operadoras de turismo brasileiras no evento.
Salvatore Constanzo: São 60 operadores de turismo brasileiros e esperamos receber 300 agências no período da tarde. Além dos encontros, o workshop terá também quatro seminários para promover os segmentos de turismo da Itália, começando pelo turismo acessível que é um programa que a Itália está investindo muito, como também está investindo o Brasil. O nome Itália para todos é para isso, por que é para todos, é um segmento onde a Itália quer investir muito, e tem a colaboração do Brasil. Houve um seminário junto com a administração de São Paulo que foi um sucesso, o secretário do turismo e a secretaria de acessibilidade de São Paulo juntamente com o ministério do turismo da Itália.
Diário: O senhor comentou sobre o crescimento do número de brasileiros na Itália, que sempre foi um dos principais destinos dos brasileiros em viagens internacionais. O senhor acredita que essa demanda continuará crescendo nos próximos anos?
Salvatore Constanzo: Crescerá muito mais, porque o fluxo de turistas brasileiros no ano passado na Itália foi de 700 mil pessoas. Eu prevejo que neste ano haja um incremento de 20 por cento em relação a 2011, e crescerá muito mais para o próximo ano.
Diário: O turismo cultural é o carro chefe da Itália devido a grande variedade de atrações como monumentos históricos, sítios arqueológicos e arte. Cidades como Veneza, Firenze e Roma são a primeira opção para quem visita a Itália pela primeira vez, quais as dicas que o senhor dá para aqueles que visitam o país pela segunda ou terceira vez?
Salvatore Constanzo: Sair do senso comum e se aventurar por outros destinos.  Toda a Itália apresenta uma cultura diferente. Ir á Sicília, por exemplo, é ver todas as invasões históricas que ocorreram por lá, pelos romanos, gregos, espanhóis. Lá se encontra uma população diferente o que é muito interessante. Qual pode ser uma proposta diferente, visitar uma Itália de cidades pequenas, mas muito atrativas, saindo do eixo Milão, Veneza, Firenze e Roma, eles devem preferir conhecer outros lugares, sobretudo a parte sul da Itália, destinos como Campagna, Costa Amalfitana, Sardenha e a própria Sicilia estão crescendo muito no turismo, e possuem uma grande variedade de lugares para os brasileiros que apreciam arte conhecerem.
Diário: Além do turismo cultural e religioso quais outros segmentos se destacam no turismo italiano?
Salvatore Constanzo: Um segmento que vem crescendo muito na Itália é o turismo de eventos, principalmente casamentos. O turista vai para a Itália para casar, pois há uma oferta de casas antigas que tem uma ambientação muito bonita para realizar as cerimônias, e hoje ir à Itália para fazer um casamento é mais barato do que fazer um casamento de alto nível aqui, sempre comparando um nível mais elevado. A Itália é um destino muito procurado não só pelo brasileiro, mas também pelos americanos para esse tipo de cerimônia.
Outro segmento que vem crescendo muito é o shopping, o turismo de compras, porque na Itália você pode comprar roupas de qualidade ou de grandes grifes com um imposto menor que no Brasil, e o turista brasileiro é muito adepto das compras e a Itália é perfeita para isso.
"Uma proposta diferente, visitar uma Itália de cidades pequenas, mas muito atrativas, saindo do eixo Milão, Veneza, Firenze e Roma, eles devem preferir conhecer outros lugares, sobretudo a parte sul da Itália, destinos como Campagna, Costa Amalfitana, Sardenha e a própria Sicilia estão crescendo muito no turismo"
A gastronomia também é um segmento sempre em crescimento, e o brasileiro é um povo que ama a boa comida, uma porque aqui estão muitos restaurantes que oferece nossa gastronomia. O brasileiro quer ir à Itália para provar que a comida é a mesma servida aqui, mas não é, pois na Itália a matéria prima usada lá é diferente da matéria prima encontrada aqui no Brasil para fazer o mesmo prato. É importante ir à Itália também para provar a gastronomia.
Diário: A Itália também tem muita tradição nos esportes como o futebol, por exemplo, com alguns dos melhores times do mundo, como é o caso da cidade de Milão com a Internazionale e o Milan. Como a Itália aproveita esse recurso para o turismo? Há programas específicos que visam promover esse segmento?
Salvatore Constanzo: Estamos fazendo agora na Itália o encontro com o jogador de futebol, pensando também na origem desse jogador. Lá é muito forte a presença do jogador brasileiro e também do argentino, é importante fazer uma pesquisa para ver como o jogador brasileiro vê a Itália hoje e fazer uma promoção onde o turista brasileiro pode visitar um estádio, assistir uma partida de futebol, pode ser interessante colocar no roteiro de viagem essa opção para o turista que quer assistir a um jogo na Itália, um programa específico para os fans do futebol.
No dia 19 pode ser interessante o seminário sobre as fábricas automotivas. Para um brasileiro que ama automóveis visitar uma dessas fabricas na Itália como a Ferrari, a Masserati, mostrar a esse turista como são feitos esses carros, é uma proposta  de turismo diferente dirigido a um público mais específico, que sai do comum.
Diário: Como uma das maiores produtoras de vinho, a Itália possui roteiros específicos para apreciadores da bebida?
Salvatore Constanzo: O que está muito interessante hoje na Itália é o chamado “caminho do vinho” que está em diferentes regiões do país, sobretudo no sul, onde se pode visitar os lugares onde se produz o vinho. Partindo da Sicília o turista pode ir subindo e fazendo a comparação das produções. Essa proposta une o vinho e a gastronomia, assim o turista pode conhecer a diversidade de sabores. Essa é a maravilha da Itália, em 10 dias você pode visitar 20 países diferentes.
fontre diario de turismo

Hospedagem domiciliar no Rio ganha website






A Riotur desenvolveu um website que reúne as opções de hospedagem domiciliar na cidade do Rio de Janeiro. Trata-se do www.hospedario.com.br, que surgiu a partir do fluxo de turistas esperados para os grandes eventos que a capital fluminense irá receber, desde o Congresso Rio+20, a Jornada Mundial da Juventude, no ano que vem, e os dois principais eventos esportivos do mundo em 2014 e 2016, a Copa do Mundo e as Olimpíadas.

No site, o internauta pode disponibilizar sua casa para receber os visitantes ou buscar as opções de hospedagem domiciliar já cadastradas no sistema. O responsável pela casa que se enquadre nas condições mínimas deverá escolher a empresa de hospedagem domiciliar à qual deseja se vincular: Cama e Café ou B&B Brasil. As redes cuidarão de toda parte de documentação e avaliação do imóvel e a Riotur vai validar a aprovação.fonte : diario de turismo

Fashion week agita o turismo em São Paulo

O maior evento de moda da América Latina atrai público selecionado e movimenta milhões na cidade que nunca pára




Começa nesta segunda-feira (11) a edição Primavera/Verão 2013 da São Paulo Fashion Week (SPFW), maior evento do setor na América Latina que movimenta milhões em negócios. De acordo com dados do Observatório do Turismo, núcleo de estudos da SPTuris (empresa municipal de turismo e eventos) que realizou um levantamento na última edição, em janeiro deste ano, 8,8% do público era composto por turistas.
A maior demanda de estrangeiros vem de países como Argentina, Chile, Inglaterra e Portugal. Já entre os brasileiros, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Goiás, além de cidades do interior de São Paulo, como Americana, Jundiaí, Campinas, Sorocaba e Ribeirão Preto, foram os maiores emissores de turistas.
Segundo os dados, desses visitantes 70,4% eram mulheres, 88,4% pertenciam à faixa etária entre 18 e 39 anos, 43% apresentavam grau de escolaridade superior completo e 42,8% tinham renda familiar acima de R$ 6221. Os turistas gastaram, em média, R$ 2185 em toda a viagem e o tempo de permanência médio foi de 4,9 dias.
O presidente da SPTuris, Marcelo Rehder, revela a importância da semana de moda para São Paulo. “Eventos como este são essenciais para a cidade, tanto pela sua relevância como agente de inovação e modernização do setor, quanto pela divulgação da produção criativa paulista que vai além do mundo da moda”, afirma.
Avaliando Sampa
Durante a pesquisa realizada na SPFW Outono/Inverno 2012, o Observatório do Turismo perguntou ao público qual a avaliação que dariam para São Paulo. Os entrevistados classificaram a cidade com notas de um a sete, sendo que um representava “muito abaixo das expectativas” e sete “muito acima”. Conquistaram nota sete da maioria dos entrevistados os itens Compras (75,2%), Gastronomia (68%), Hospedagem (62,7%), Cultura e Entretenimento (55,6%) e Táxi (36,1%). As avaliações menos positivas foram para Sensação de Segurança e Limpeza, para as quais a maioria deu nota 4, sendo respectivamente, 32,8% e 24,8%.
*Edição de Priscila Pariz
fonte diario do turismo
 

Bel Mesquita deixa a Secretária Nacional de Políticas de Turismo


Foi publicado na última quarta-feira (6) no Diário Oficial da União o desligamento de Bel Mesquita da Secretaria Nacional de Políticas de Turismo. O pedido de exoneração foi feito pela própria Bel afim de se dedicar à pré-candidatura a vice prefeitura na eleição municipal da cidade de Parauapebas, no Pará, onde já foi prefeita.
O chefe de gabinete, Paulo Roberto André, assume como secretário interino enquanto não for definido quem ocupará o cargo. “A dedicação de Bel Mesquita é uma marca registrada que fica no ministério. Ela se mostrou uma parceira fiel e dedicada ao longo dos últimos meses. Fica a gratidão, o carinho e o respeito de todos os servidores”, afirmou o ministro Gastão Vieira.
fonte diario de turismo 

Argentina lança roteiro turístico sobre Che Guevara


O Ministério do Turismo da Argentina lançou no final de maio um novo roteiro turístico sobre o revolucionário Che Guevara. "Pelos Caminhos de Che" é a rota que segue os lugares importantes que Ernesto Che Guevara passou na Argentina.

Fazem parte do percurso turístico as regiões argentinas de Rosário, Santa Fé, Córdoba, Missões e Neuquén, entre outras, além de passar pelo Museo Hogar Misionero del Che, na cidade de Caraguatay e pelo museu Casa Ernesto Che Guevara, em Alta Gracia.

fonte diario de turismo

Grupo Pestana oferece pacotes especiais para as Férias de Julho


O Pestana Hotels & Resorts preparou pacotes especiais para quem deseja relaxar e descansar nas férias de Julho. Com hotéis espalhados pelas principais capitais do país, a rede hoteleira portuguesa oferece estadia nos lugares mais belos do Brasil. Uma das opções é o Pestana Natal Beach Resort, á beira-mar,  um dos mais modernos e exclusivos resorts em Natal, cidade com o ar mais puro das Américas.
O Grupo Pestana preparou uma oferta especial, com 15% de desconto até o próximo dia 15 de junho nas unidades no Brasil. Todos os hotéis oferecem hospedagem em apartamento superior duplo, café da manhã, um jantar no restaurante do hotel (bebidas não inclusas) e internet wireless gratuita no quarto.
 
Para os hotéis no Brasil as reservas podem ser feitas no site www.pestana.com, ou pela Central de Reservas, no telefone 4062-0609 (capitais e áreas metropolitanas), 0800-7378262 (demais regiões) ou reservas.br@pestana.com. Os pacotes para as férias podem ser escolhidos nos hotéis de Natal, Rio de Janeiro, Angra do Reis, São Paulo, Curitiba, Bahia ou São Luis. A lista completa das promoções está no site do Pestana Hotels & Resorts – www.pestana.com
 
MS
fonte diario do turismo

Turismo é foco de encontro em Barra Bonita



A União dos Vereadores do Estado de São Paulo (UVESP), em parceira com a Secretaria de Turismo do Estado, Agência de Fomento do Estado e apoio da Câmara Municipal e Prefeitura Municipal de Barra Bonita promovem nos dias 28 e 29 de Junho, o 1º Encontro Estadual de Agentes Públicos dos Municípios de Interesse Turístico. "A ideia do secretário Marcio França e do governador Geraldo Alckmin, vem nesse momento importante das nossas oportunidades turísticas", argumenta o presidente da UVESP, Sebastião Misiara.
O objetivo do evento é trabalhar o fortalecimento dos municípios de interesse turístico, através de uma primeira discussão com as autoridades e empreendedores destes municípios. "Através deste primeiro encontro queremos mostrar o caminho para que estes destinos venham a se tornar municípios turísticos, e ajudem no crescimento do turismo doméstico e exterior", comenta Misiara.
A UVESP conta com um corpo de palestrantes das Secretarias de Turismo de Bauru, Socorro, Barra Bonita, Jaú, Agência de Fomento Paulista, APRECESP e outros dirigentes das áreas que tem como objetivo mostrar como que os municípios podem ser de interesse turístico. As atenções estão voltadas, também, para a palestra do professor Mário Beni, reconhecido como umas das maiores autoridades no assunto. De acordo com estudos do Ministério do Turismo, 400 municípios paulistas tem potencial para serem municípios turísticos.
*Edição de Priscila Pariz
fonte diario do turismo

Hotelaria carioca não tem prejuízos pela Rio+20


De todo modo, a repercussão, inicialmente negativa, ajudou a motivar e a mobilizar todos os envolvidos – governo, operadora e hotelaria – que, sob pressão, celebraram um acordo de cooperação voltado a ampliar o sucesso de público no evento e a resguardar a imagem do destino. Segundo Frizzi, que aceitou reduzir as margens de remuneração da Terramar para níveis inferiores aos praticados pelo mercado e concordou em devolver 3.500 room nights bloqueadas para atender as embaixadas, “não há como ninguém falar em prejuízo para a hotelaria carioca neste chuvoso mês de junho de 2012”.

De acordo com o executivo, a Terramar está garantindo 100% de ocupação para o destino no período de 19 a 23 de junho. “Também estimamos ocupação mínima de 90% no período de 12 a 19 de junho”. Ou seja: são percentuais muito acima da média histórica da ocupação registrada pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – ABIH/RJ para o mês de junho, considerado período de baixa temporada no destino. “Além disso, mesmo após as negociações realizadas em atenção aos apelos do governo, o valor da diária média durante a Rio+20 também supera o historicamente praticado no mês de junho”, complementa o dirigente da operadora turística.

A postura por nós adotada, desde o início, se dá, principalmente, pelo fato da empresa ter sido nomeada em licitação pelo Itamaraty, o que acabou garantindo uma força-tarefa de todas as partes envolvidas”, afirma Frizzi. No balanço final dos acontecimentos, a união de esforços contribuiu para tornar evidente que o correto é explorar o turismo, renovando a importância estratégica dos serviços prestados por uma operadora oficial para a realização de megaeventos.

Como é de praxe nos grandes eventos, contratar uma operadora turística oficial para realizar o planejamento logístico e prestar atendimento personalizado; de acordo com o perfil dos participantes e segundo as necessidades e expectativas do cliente, garante controle e agilidade diante de imprevistos. “Negociar tarifas hoteleiras e garantir o bloqueio das diárias, de maneira compatível com o briefing do Governo Brasileiro, em apenas quatro meses [janeiro a abril de 2012], foi um desafio redobrado; uma vez que o valor das tarifas varia segundo a irrevogável lei da oferta e da procura”, avalia Frizzi.

fonte diario do turismo

6ª Conferência Internacional sobre Turismo Responsável acontece em São Paulo


 






















O Brasil foi escolhido para sediar a 6ª Conferência Internacional sobre Turismo Responsável (RTD6) , importante evento que acontecerá entre os dias 18 e 20 de junho, na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), na Universidade de São Paulo (USP). O fato de o Brasil sediar os megaeventos esportivos confirmados para 2014 e 2016, torna o país mais do que a 'bola da vez', eleva-o à principal arena de discussões sobre atração e retenção do turismo sustentável e atividade economicamente transformadora.
A RTD6 contará com especialistas de várias partes do mundo que explicarão os resultados alcançados nos últimos vinte anos neste segmento; ensinarão a medir o impacto do turismo como atividade econômica para erradicar a pobreza; falarão sobre o papel dos bancos de desenvolvimento, das Ongs e do setor privado; quem são os beneficiários dos projetos de turismo sustentável; assim como o apontarão papel dos hotéis all-inclusive e companhias de turismo marítimo para o desenvolvimento econômico nos destinos, entre outros.
Os organizadores esperam construir uma reflexão mais mensurável sobre as razões do sucesso ou fracasso do uso do turismo como instrumento de combate à pobreza e para a manutenção da qualidade de recursos naturais e culturais dos destinos, bem como avaliar o que os megaeventos esportivos podem atrair e deixar como legado. 
"As conferências anuais estimulam a troca de experiências e auxiliam pessoas de diferentes lugares do mundo a aprender com este intercâmbio. As edições anuais desta Conferência abordam questões relevantes às regiões em que acontece, o que comprova o potencial turístico do Brasil", afirma Mariana Aldrigui, professora-doutora da USP e integrante do comitê organizador.
 
 
Mariana Aldrigui, integrante do comitê organizador
 
A programação geral do evento pode ser consultada no site www.gtci.com.br/rtd6 e as inscrições devem ser feitas online e custam R$ 275. 
MS
fonte diario do turismo

Setur-PE lança novo guia Rota 232

A Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur-PE)em parceria com a Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult) lançará na próxima quinta-feira (14) em evento que será realizado no restaurante Manauê, no bairro de Casa Forte, seu novo guia Rota 232: gastronomia, artesanato e outras dicas culturais. O A publicação engloba os estabelecimentos que estão localizados ao longo dos 553 km de extensão desta rodovia que é considerada a “espinha dorsal” do Estado.
Segundo o secretário de turismo do estado, Alberto Feitosa, o objetivo deste nosso guia não é ser um roteiro definitivo para o turista que percorre a 232. “O guia servirá como apoio para que as pessoas saibam onde fazer uma boa refeição ou que lugares seriam interessantes de visitar naquela região. Para isso, não poderíamos deixar de citar sítios históricos e pontos turísticos, bem como locais de venda de artesanato”, explica o secretário.
Além de restaurantes, bares, centros de artesanato, lojas e pontos turísticos, o guia também traz algumas opções de hospedagem para todos os gostos. Os equipamentos turísticos contemplados no guia são quatro na Zona da Mata, 65 no Agreste e 26 no Sertão. Os municípios estão divididos entre as regiões, na Zona da Mata são eles: Moreno, Glória do Goitá, Vitória de Santo Antão e Pombos; no Agreste, Gravatá, Bezerros, Sairé, Caruaru, São Caetano, Belo Jardim, Sanharó e Pesqueira; e no Sertão, Arcoverde, Custódia, Serra Talhada, Salgueiro e Parnamirim.  
Para distribuição dos guias impressos a Setur-PE promoverá ações durante o período junino, com atores caracterizados de personagens da cultura popular nordestina, como Mateus e Catirina. A publicação também poderá ser conferida no site www.projetorota232.com.br e por meio do aplicativo gratuito para Iphone e smartphones com sistema Androide.
*Edição de Priscila Pariz
fonte : diario deturismo






Agentes de Ribeirão Preto preferem a feira da Avirrp



A cada quatro agências de viagens de Ribeirão Preto, a metade elege a feira da Associação das Agências de Viagem de Ribeirão Preto e Região - Avirrp Regional, como a melhor para fazer negócios e networking.  Segundo seus representantes, ela é mais produtiva que a Abav Nacional. De acordo com enquete elaborada pelo DIÁRIO com doze agências da região, a preferência pela feira do interior paulista prevaleceu. A próxima edição da feira da Avirrp ocorre dias 17 e 18 de agosto no Centro de Eventos Taiwan.

De acordo com o sócio-proprietário da Ilha de Santorini, Edilson de Oliveira, “para fechar negócio, a Avirrp é melhor sem dúvida nenhuma”, disse. “A diferença entre a Avirrp Regional e a Abav Nacional é que geralmente na Abav os gerentes de contas e toda a equipe de vendas não são os mesmos que a gente trata no dia a dia, então é o pessoal do Rio de Janeiro, da capital de São Paulo que vão para os estandes e a gente não fica muito à vontade. Aqui em Ribeirão, não, já é o pessoal que lida com a gente, e nós já estamos mais acostumados”, acrescentou.

Já a agente de viagens da Boulevard, Renata Marambello, aponta que a diferença entre as feiras não é tão distinta. “Não há muita diferença entre as feiras da Abav e da Avirrp, já que os fornecedores que vão lá, vêm aqui também”, afirmou ao DIÁRIO.

Há quem utilize as feiras para criar relacionamento e não para fechar negócios, como é o caso da Renata Calil, proprietária da agência de viagens Renata Calil: “Eu utilizo ambas as feiras para networking, não propriamente para fechar negócio. Eu acredito que o mais interessante da feira é você ter o contato, conhecer os diretores, gerentes, produtos e estar estreitando relacionamento e depois sim, na hora que for oportuno, você ter o contato para fazer uma boa negociação”, disse.

A diretora-proprietária da Bela Viagens, Izabel Vitório, elege a Avirrp como melhor. “Eu acho que lá temos uma facilidade maior de contato com alguns operadores, todas as pessoas que estão expondo, até porque as pessoas chegam antes, fazem visitas nas agências, isso é uma coisa que ajuda bastante”. Vitório também fez menção à feira da Abav: “A Abav está a cada dia maior, sendo uma feira mais ilustrativa para você ver a grandiosidade do turismo, a beleza da feira e tudo, não necessariamente para negócios”, afirmou.

Entretanto, duas agências procuradas pelo DT fizeram um contraponto. Renata Marambello disse: “Acho que ela (a feira) está fazendo o que pode, mas ainda falta alguma coisa”, enquanto Edilson de Oliveira afirmou: “Ela tem deixado a desejar nos quesitos capacitação, projeção institucional, departamento jurídico, acho que está faltando alguma coisa”.


Luís Adorno - Repórter do DT