O maior evento de moda da América Latina atrai público selecionado e movimenta milhões na cidade que nunca pára
Começa nesta segunda-feira (11) a edição Primavera/Verão 2013 da São Paulo Fashion Week (SPFW),
maior evento do setor na América Latina que movimenta milhões em
negócios. De acordo com dados do Observatório do Turismo, núcleo de
estudos da SPTuris (empresa municipal de turismo e eventos) que realizou
um levantamento na última edição, em janeiro deste ano, 8,8% do público
era composto por turistas.
A maior demanda de estrangeiros vem
de países como Argentina, Chile, Inglaterra e Portugal. Já entre os
brasileiros, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Rio de Janeiro,
Goiás, além de cidades do interior de São Paulo, como Americana,
Jundiaí, Campinas, Sorocaba e Ribeirão Preto, foram os maiores emissores
de turistas.
Segundo os dados, desses visitantes
70,4% eram mulheres, 88,4% pertenciam à faixa etária entre 18 e 39 anos,
43% apresentavam grau de escolaridade superior completo e 42,8% tinham
renda familiar acima de R$ 6221. Os turistas gastaram, em média, R$ 2185
em toda a viagem e o tempo de permanência médio foi de 4,9 dias.
O presidente da SPTuris, Marcelo Rehder, revela a importância da semana de moda para São Paulo. “Eventos
como este são essenciais para a cidade, tanto pela sua relevância como
agente de inovação e modernização do setor, quanto pela divulgação da
produção criativa paulista que vai além do mundo da moda”, afirma.
Avaliando Sampa
Durante a pesquisa realizada na SPFW
Outono/Inverno 2012, o Observatório do Turismo perguntou ao público qual
a avaliação que dariam para São Paulo. Os entrevistados classificaram a
cidade com notas de um a sete, sendo que um representava “muito abaixo
das expectativas” e sete “muito acima”. Conquistaram nota sete da
maioria dos entrevistados os itens Compras (75,2%), Gastronomia (68%),
Hospedagem (62,7%), Cultura e Entretenimento (55,6%) e Táxi (36,1%). As
avaliações menos positivas foram para Sensação de Segurança e Limpeza,
para as quais a maioria deu nota 4, sendo respectivamente, 32,8% e
24,8%.
*Edição de Priscila Pariz
fonte diario do turismo
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