Estudo recente do WTTC (Conselho Mundial de Viagem e Turismo) demonstra o
crescimento da participação da indústria de viagens e turismo no PIB
(Produto Interno Bruto) do Brasil e estima que deve chegar a 9,5% até
2022. A análise inclui os impactos econômicos diretos e indiretos e
indica que, até o fim da próxima década, aproximadamente 9% da população
brasileira deve estar empregada em atividades características do
Turismo.
O secretário executivo do Ministério do Turismo, Valdir Simão, afirma que políticas de governo e iniciativa privada contribuem por um crescimento vigoroso do PIB turístico nesta década. Para ele, as pesquisas sobre o futuro do turismo no Brasil permitem concluir que o País “trabalhe para atingir a meta de se tornar a terceira maior economia turística mundial, até 2022”.
Franquias - A inauguração de 192 novas franquias de negócios de turismo, em 2011, mostra que os serviços do setor estão em alta no Brasil, e que a convergência entre setor público e privado é produtiva. De acordo com a ABF (Associação Brasileira de Franchising), o faturamento das 864 unidades franqueadas de hotéis e agências de viagem cresceu 85,8%, cinco vezes mais que a média dos demais segmentos.
“O empresário está atento ao crescimento da demanda. Quando os investimentos aumentam, significa que há sinais claros de que a demanda está em evolução”, explica o diretor de Estudos e Pesquisas do Ministério do Turismo, José Francisco Salles Lopes. Embora o cenário internacional tenha sido de retração econômica em 2011, o turismo brasileiro bateu todos os recordes em indicadores como desembarques domésticos, internacionais e em receita cambial.
O secretário executivo do Ministério do Turismo, Valdir Simão, afirma que políticas de governo e iniciativa privada contribuem por um crescimento vigoroso do PIB turístico nesta década. Para ele, as pesquisas sobre o futuro do turismo no Brasil permitem concluir que o País “trabalhe para atingir a meta de se tornar a terceira maior economia turística mundial, até 2022”.
Franquias - A inauguração de 192 novas franquias de negócios de turismo, em 2011, mostra que os serviços do setor estão em alta no Brasil, e que a convergência entre setor público e privado é produtiva. De acordo com a ABF (Associação Brasileira de Franchising), o faturamento das 864 unidades franqueadas de hotéis e agências de viagem cresceu 85,8%, cinco vezes mais que a média dos demais segmentos.
“O empresário está atento ao crescimento da demanda. Quando os investimentos aumentam, significa que há sinais claros de que a demanda está em evolução”, explica o diretor de Estudos e Pesquisas do Ministério do Turismo, José Francisco Salles Lopes. Embora o cenário internacional tenha sido de retração econômica em 2011, o turismo brasileiro bateu todos os recordes em indicadores como desembarques domésticos, internacionais e em receita cambial.
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