27/12/2013
O Ministério do Turismo vai lançar, na próxima semana, a
campanha “Turismo Acessível – Um Brasil onde todos podem viajar”. A ação
é realizada em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) e o Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade).
O objetivo é sensibilizar o setor turístico para adaptar e qualificar
seus produtos e serviços para o atendimento às pessoas com deficiência e
mobilidade reduzida. As peças da campanha serão veiculadas em jornais,
revistas, rádios, internet e redes sociais.
O MTur também está criando um aplicativo para tablets e celular, onde os turistas que têm algum tipo de deficiência física vão poder avaliar a acessibilidade dos empreendimentos hoteleiros e atrativos turísticos. A ferramenta iniciará com cerca de 41 mil estabelecimentos do Cadastur, sistema do ministério que registra os prestadores de serviço de turismo do Brasil. O MTur vai premiar as empresas mais bem avaliadas e emitir um alerta aos equipamentos que receberem avaliações negativas.
A campanha inclui, ainda, a criação de um site voltado para o setor turístico, que vai disponibilizar cartilhas, normas e orientações para adaptação a esse público. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem aproximadamente 45 milhões de pessoas com deficiência.
Estudos - A campanha se baseia em um estudo do perfil do turista com deficiência, realizado em parceria da SDH com o MTur e a Unesco. A partir dos relatos colhidos em diversos grupos focais, foi possível avaliar a situação atual da acessibilidade da atividade turística e planejar políticas públicas de promoção do turismo inclusivo – um mercado de enorme potencial, pouco explorado. O estudo completo foi publicado pelo MTur e está disponível abaixo, assim como uma apresentação resumida.
Estudo do Perfil de Turistas – Pessoas com Deficiência.
Estudo de Perfil de Turistas.
Assessoria de Comunicação Social com Ministério do Turismo
O MTur também está criando um aplicativo para tablets e celular, onde os turistas que têm algum tipo de deficiência física vão poder avaliar a acessibilidade dos empreendimentos hoteleiros e atrativos turísticos. A ferramenta iniciará com cerca de 41 mil estabelecimentos do Cadastur, sistema do ministério que registra os prestadores de serviço de turismo do Brasil. O MTur vai premiar as empresas mais bem avaliadas e emitir um alerta aos equipamentos que receberem avaliações negativas.
A campanha inclui, ainda, a criação de um site voltado para o setor turístico, que vai disponibilizar cartilhas, normas e orientações para adaptação a esse público. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem aproximadamente 45 milhões de pessoas com deficiência.
Estudos - A campanha se baseia em um estudo do perfil do turista com deficiência, realizado em parceria da SDH com o MTur e a Unesco. A partir dos relatos colhidos em diversos grupos focais, foi possível avaliar a situação atual da acessibilidade da atividade turística e planejar políticas públicas de promoção do turismo inclusivo – um mercado de enorme potencial, pouco explorado. O estudo completo foi publicado pelo MTur e está disponível abaixo, assim como uma apresentação resumida.
Estudo do Perfil de Turistas – Pessoas com Deficiência.
Estudo de Perfil de Turistas.
Assessoria de Comunicação Social com Ministério do Turismo
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