O Turismo baiano está em ascensão. É o que está relatado em todas as áreas do Salão Baiano de Turismo, no Centro de Convenções de Salvado (BA). Segundo balanço divulgado, em 2009 havia cerca de 4,5 mil turistas no Estado e após dois anos, em 2011, cerca de 5 mil pessoas foram à Bahia pelo destino turístico em si.
Os desembarques nos principais aeroportos do Estado – Salvador, Porto Seguro e Ilhéus –também tiveram ascensão: Em 2009 cerca de 3,5 aviões desembarcaram no Estado, tanto de voos internacionais como nacionais; já em 2011 este número subiu para 4,5 desembarques.
Novos roteiros e segmentos prendem os turistas por mais tempo na Bahia. Foram apresentados no 1º Salão Baiano de Turismo as seguintes atrações: São João da Bahia, Espichada Verão, Enoturismo no Vale de São Francisco, GP Bahia de Stock Car; além dos turismos étnico-afro, náutico, religioso, LGBT e rural.
São João da Bahia – É um novo roteiro que tem como objetivo combater a sazonalidade que o Estado apresenta no mês de junho. Ele cresceu no interior e nas principais cidades da Bahia;
Espichada Verão – A Espichada é a alta estação pós-carnaval, ou um carnaval estendido, que visa ampliar essa época que há a atração de muitos turistas. O carnaval da Bahia é considerado o maior do mundo, por ser o que atrai mais pessoas – cerca de 2.7 milhões de pessoas – segundo o Guiness Book;
Enoturismo no Vale de São Francisco – Este segmento faz parte do objetivo de interiorizar o turismo no Estado e está dando resultado, já que a Vinícola Ouro Verde recebeu mais de 75 mil visitantes em 2 anos;
GP Bahia de Stock Car – O Grande Prêmio de Stock Car movimenta na economia local cerca de R$ 20 milhões e gera, por mídia espontânea, outros R$ 19 milhões à Bahia. Nestes valores estão inclusos o gasto dos visitantes em relação a hospedagem, alimentação e entretenimento;
Os desembarques nos principais aeroportos do Estado – Salvador, Porto Seguro e Ilhéus –também tiveram ascensão: Em 2009 cerca de 3,5 aviões desembarcaram no Estado, tanto de voos internacionais como nacionais; já em 2011 este número subiu para 4,5 desembarques.
Novos roteiros e segmentos prendem os turistas por mais tempo na Bahia. Foram apresentados no 1º Salão Baiano de Turismo as seguintes atrações: São João da Bahia, Espichada Verão, Enoturismo no Vale de São Francisco, GP Bahia de Stock Car; além dos turismos étnico-afro, náutico, religioso, LGBT e rural.
São João da Bahia – É um novo roteiro que tem como objetivo combater a sazonalidade que o Estado apresenta no mês de junho. Ele cresceu no interior e nas principais cidades da Bahia;
Espichada Verão – A Espichada é a alta estação pós-carnaval, ou um carnaval estendido, que visa ampliar essa época que há a atração de muitos turistas. O carnaval da Bahia é considerado o maior do mundo, por ser o que atrai mais pessoas – cerca de 2.7 milhões de pessoas – segundo o Guiness Book;
Enoturismo no Vale de São Francisco – Este segmento faz parte do objetivo de interiorizar o turismo no Estado e está dando resultado, já que a Vinícola Ouro Verde recebeu mais de 75 mil visitantes em 2 anos;
GP Bahia de Stock Car – O Grande Prêmio de Stock Car movimenta na economia local cerca de R$ 20 milhões e gera, por mídia espontânea, outros R$ 19 milhões à Bahia. Nestes valores estão inclusos o gasto dos visitantes em relação a hospedagem, alimentação e entretenimento;
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O santuário de Irmã Dulce, é responsável por atrair cerca de 90 mil pessoas por ano em Salvador (BA) |
Turismo Étnico-Afro – Oficializado na promoção do Destino Bahia, em 2008, um dos principais resultados foi o aumento no número de desembarques oriundos dos EUA, que cresceu de 2,7 mil para 22 mil por ano;
Turismo Náutico – Este segmento é uma das grandes apostas do Estado. Ainda neste ano a Bahia terá suas primeiras bases de charters náuticos com veleiros e barcos a motor;
Turismo Náutico – Este segmento é uma das grandes apostas do Estado. Ainda neste ano a Bahia terá suas primeiras bases de charters náuticos com veleiros e barcos a motor;
Turismo Religioso – Pela primeira vez o segmento é tratado de forma profissional na Bahia. Conhecida e visitada por muitas pessoas pelas suas tradicionais igrejas, o Santuário de Irmã Dulce, por exemplo, recebe cerca de 90 mil visitas ao ano;
Turismo LGBT – Projeta-se para 2012 a ampliação dos eventos, com a Semana da Diversidade, que visa aumentar a permanência dos participantes e, consequentemente, os gastos em hospedagem, alimentação e entretenimento;
Turismo Rural – Estruturado profissionalmente nos últimos quatro anos, o Turismo Rural é um dos principais destaques propostos pelo objetivo de interiorizar o turismo na Bahia. "Confesso que não sabia que tínhamos 40 destinos rurais. Com certeza serei mais um dos turistas a ir a um deles", disse o governador da Bahia, Jaques Wagner.
Turismo LGBT – Projeta-se para 2012 a ampliação dos eventos, com a Semana da Diversidade, que visa aumentar a permanência dos participantes e, consequentemente, os gastos em hospedagem, alimentação e entretenimento;
Turismo Rural – Estruturado profissionalmente nos últimos quatro anos, o Turismo Rural é um dos principais destaques propostos pelo objetivo de interiorizar o turismo na Bahia. "Confesso que não sabia que tínhamos 40 destinos rurais. Com certeza serei mais um dos turistas a ir a um deles", disse o governador da Bahia, Jaques Wagner.
fonte : diario do turismo
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