

A Cremalheira inaugurada em 1854 por Barão de Mauá, com a presença do Imperador D. Pedro II, foi um prolongamento, enfrentando a Serra, da primeira Ferrovia do Brasil que ligava o píer de Guia de Pacobaíba (baía de Guanabara) com Vila Inhomirim (Raiz da Serra).
A técnica da cremalheira, importada da Europa, foi instalada para subir a Serra da Estrela, semelhante a que conhecemos na subida do Corcovado. No final do século XIX, os passageiros pegavam uma barca do Centro do Rio até o píer no fundo da baía de Guanabara. Lá pegavam um trem até Raiz da Serra onde trocavam para o Plano Inclinado que transportava os usuários até o Alto da Serra em Petrópolis. Durante vários anos, do Alto da Serra ainda era possível pegar um trem até Minas Gerais, passando por Cascatinha, Nogueira, Pedro do Rio, Alberto Torres, Areal e Três Rios. O trecho entre Raiz da Serra em Magé e o Alto da Serra em Petrópolis ganhou a denominação de Estrada de Ferro Príncipe do Grão Pará.
O termo para a reativação do trem foi assinado no dia 23 de março pelo Prefeito de Petrópolis, Paulo Mustrangi, Prefeito de Magé, Nestor Vidal, Secretário de Transportes do Estado do Rio de Janeiro, Julio Lopes e o Subsecretário de Obras do Estado, Vicente Loureiro. A ideia é no futuro próximo contarmos com a modernização do trecho já existente entre Raiz da Serra e o Centro do Rio - Estação Central do Brasil - de 49Km. A viagem entre Petrópolis e o Centro do Rio poderá ser realizada em cerca de uma hora, muito menos do que levamos hoje de carro ou ônibus com o trânsito da Linha Vermelha, Avenida Brasil, Perimetral e BR 040. Com muito mais segurança e conforto.
O Instituto de Patrimônio e Artístico Nacional (IPHAN) e a Prefeitura Municipal de Magé assinaram termo de parceria para iniciar as obras de recuperação das primeiras Estação de Trem em Guia de Pacobaíba (APA Suruí - Magé) e Ferrovia do Brasil.
Serão 14 quilômetros de trilhos entre Mauá e Vila Inhomirim na APA Petrópolis. O superintendente do IPHAN, Carlos Fernando de Souza, afirmou que os recursos já forma liberados. A idéia é recuperar também o píer de Guia de Pacobaíba - uma das primeiras grandes obras de engenharia do Brasil construída pelos ingleses com investimento do Barão de Mauá. Fato que pode significar, finalmente, a volta das barcas ligando Mauá à Praça 15 no Rio. O prefeito de Magé, Nestor Vidal, disse estar animado com a recuperação de monumentos tão importantes para a história do Brasil e localizados em Magé.
O primeiro grande desafio agora é a retirada das cerca de 80 famílias que ocupam a área dos monumentos históricos. A riqueza histórica de Magé e da Serra da Estrela (Magé e Petrópolis) necessita urgentemente de maiores investimentos. Trata-se de uma região do Mosaico ainda com poucos cuidados e que além de valor histórico possui florestas bem preservadas, mas que se encontram permanentemente ameaçadas pelas ocupações irregulares e o desmatamento. A Serra da Estrela representa importante corredor ecológico fazendo a conexão verde entre o PARNASO e a REBIO Tinguá e foi considerada área prioritária pelo Planejamento Estratégico do Mosaico.
fonte Brasil turismo
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