O
Ministério do Turismo tenta combater a imagem negativa causada pela
divulgação na internet dos chamados “roteiros sexuais”no Brasil, e realiza desde o ano passado, a proteção contra fraude e uso indevido de símbolos e programas de turismo na web.
De um total
de mais de duas mil notificações aos sites que utilizam de modo
equivocado palavras relacionadas às marcas “Ministério do Turismo”,
“Turismo Sustentável e Infância” e “Viaja Mais Melhor Idade”, 82% foram
relacionadas a conteúdos com conotação sensual ou sexual.
O estudo
inicial previa identificar o uso indevido das marcas do MTur por sites
de promoção do turismo. As pesquisas foram então ampliadas com mais
palavras-chaves e termos em vários idiomas. A partir da constatação de
resultados com apelos sensuais e sexuais, o Ministério do Turismo se
aliou a outros órgãos, como a Secretaria de Direitos Humanos, Ministério
da Justiça e a Polícia Federal, para estabelecer um intercâmbio de
informações que permita agilidade para coibir essas práticas. À PF, por
exemplo, foram encaminhados todos os indícios de crimes detectados,
especialmente contra crianças e adolescentes.
Durante o
ano de 2011, a pesquisa identificou 38.865 utilizações de imagens
relacionadas ao Ministério do Turismo. Desse total, 2.169 ocorrências
apontaram o uso equivocado de marcas e resultaram em abertura de
procedimento administrativo. Em apenas um ano de monitoramento, 1.100
sites com conteúdos irregulares foram ajustados ou retirados do ar –
representando 51% de sucesso na ação. Especificamente sobre turismo com
conotação sensual ou sexual, o levantamento identificou mais de 1.770
sites com associações impróprias às marcas do Ministério do Turismo, ou
seja, 82% do total de ocorrências.
Segundo o
ministro do Turismo, Gastão Vieira, o ministério vai intensificar o
trabalho com as demais instituições públicas para fortalecer o combate
às práticas criminosas. “A exploração sexual no turismo é crime, e
os responsáveis devem ser punidos. O Ministério do Turismo está atento a
essas fraudes na internet para definir estratégias com todo o governo
federal e coibir ações que tentem dar uma conotação negativa ao nosso
país", disse o ministro.
Turismo de verdade
Apesar da
associação negativa com este tipo de turismo criminoso, a internet ainda
é uma das principais ferramentas para o fomento do bom turismo. Nove em
cada 10 brasileiros utilizam a rede como primeira fonte de informação
sobre viagens, segundo dados do ministério. É também pela internet que
81% dos brasileiros emitem passagens aéreas e 72% reservam vagas em
hotéis.
O ministro
Gastão Vieira reforça que o trabalho do ministério em promover as
belezas naturais, os atrativos culturais e a hospitalidade do povo
brasileiro tem atraído um número cada vez maior de turistas estrangeiros
ao país. Em 2011, foram 5,4 milhões de visitantes de outros países. “Temos
capacidade de receber bem os turistas e recepcionar grandes eventos. A
política brasileira é a de proteção e respeito aos direitos humanos e é
assim que os outros países devem nos ver”, afirma.
As ações de
combate à exploração sexual infantil têm sido constantes no Ministério
do Turismo. De um investimento de R$ 200 mil em 2005, o Programa Turismo
Sustentável e Infância passou a contar com o orçamento de R$ 6,5
milhões em 2011 – foram R$ 32 milhões investidos pelo MTur durante esses
seis anos. Nesse período, 65 convênios foram aprovados e 163 seminários
de sensibilização junto à cadeia produtiva do turismo foram realizados.
Além disso, as ações de enfrentamento à exploração de crianças e
adolescentes mobilizaram mais de 110 mil pessoas em todo o país.
fonte : Diario do Turismo
fonte : Diario do Turismo
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